PPGED | UNIFAP - DISCIPLINAS E EMENTAS

Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação. Principais correntes do pensamento educacional brasileiro, expressas nas políticas e nas práticas educativas. Concepções educacionais contemporâneas que subsidiam a práxis pedagógica. Matrizes teóricas e tendências pedagógicas, hegemônicas e contra-hegemônicas, do pensamento educacional brasileiro.

Fundamentos epistemológicos da pesquisa em educação. Diferentes paradigmas da investigação educacional. Principais enfoques teórico-metodológicos da pesquisa em educação. Métodos e técnicas de levantamento e análise de dados. Projeto de pesquisa em educação. Ética na pesquisa social.

Estado e políticas sociais. Natureza e especificidades da política educacional. O papel do Estado e dos organismos internacionais na definição de políticas públicas educacionais. A Reforma Gerencial do Estado e suas implicações na educação. A relação entre público e o privado na educação brasileira. Gerencialismo, financiamento e avaliação da educação básica e superior.

Educação e identidades socioculturais como construções históricas. Estudos culturais na Educação. Educação, diversidade, exclusão e inclusão social. Sentidos sociais e políticos das práticas e dos processos educativos de grupos historicamente excluídos.

Definição e delimitação do tema, do corpus, do problema de pesquisa, dos questionamentos e dos objetivos, com vista à avaliação, à construção e ao desenvolvimento do projeto de dissertação.

Definição dos aspectos teórico-metodológicos da pesquisa. Discussão sobre as técnicas e os instrumentos de coleta de dados, com vista à avaliação, à construção e ao desenvolvimento do projeto de dissertação.

Estudo sobre as diferentes perspectivas de análise e de interpretação de dados e das informações empíricas da pesquisa em educação. Exame de qualificação.

A educação superior no contexto global. Organismos Internacionais e a educação superior. Reforma do Estado e educação superior no Brasil. Políticas atuais de expansão da educação superior brasileira: gestão, avaliação, financiamento, acesso e permanência.

Saberes e práticas educacionais dos povos indígenas na Amazônia. Educação jesuítica e Reformas educacionais pombalinas na Região. Imaginário em torno do “ser criança” e educação correcional do “menor” na Amazônia oitocentista. Políticas desenvolvimentistas e reformas educacionais no espaço amazônico. Lutas pela preservação do meio ambiente e educação ambiental. Pluralidade cultural na escola amazônica: educação indígena, educação rural e educação quilombola.

Educação e Relações Étnico-Raciais. A ciência das raças e as repercussões na construção do pensamento racial brasileiro. Movimentos instituintes em escolas públicas e a questão das relações étnico-raciais. Políticas Afirmativas e Educação. A Lei 10.639/03 e o processo de inclusão da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos.

Determinações sociais, históricas e epistemológicas do campo do currículo. As contrarreformas curriculares brasileiras e suas influências nas Políticas de Formação dos Professores. Currículo, Formação de Professores e Diversidade sociocultural nas Amazônias.

Estudo da relação entre Escola e Comunidade. Educação em contextos escolares e não escolares. Práticas comunitárias em diferentes territórios. Movimentos Sociais e Educação. Saberes e práticas educacionais dos Povos da Amazônia.

Aspectos teóricos e metodológicos do estado do conhecimento. A metodologia do estado do conhecimento. A escrita do estado do conhecimento. O estado do conhecimento na prática.

Definições de Cultura; Vertentes antropológicas do estudo da cultura; Enfoques sociológicos da teoria cultural; Teoria Cultural na América Latina; Teoria Cultural na Amazônia; Educação e Cultura; Culturas Populares e Educação Escolar na Amazônia.

Estudos interdisciplinares sobre produção histórica e social das diferenças de gênero e sexualidade. Gênero e diversidade sexual na Escola. Compreensão das negociações de poder e saber nos processos de normalização, ocultamento, resistências e transgressão das identidades. Proposições de estratégias educativas de enfrentamento ao machismo e à homofobia.

Estudo das teorias sobre o corpo e sua relação com a cultura. Manifestações culturais que repercutem na educação e suas múltiplas linguagens que marcam a formação humana. Cultura corporal como processo em diferentes manifestações socioeducacionais. O corpo na educação, na saúde e na produção cultural.

Diretrizes sócio-político-educacionais de Educação Ambiental (EA). Correntes e tendências voltadas a EA no Brasil e na Amazônia. A EA no ambiente formal e não formal da educação. A educação ambiental no currículo escolar. A formação de educadores ambientais amazônicos.

Diálogos entre educação e artes afro-brasileiras. Processos artísticos em suas dimensões educacionais e de mediação histórico-sociológica, estética e cultural. Participação africana e afro-brasileira na formação artística e cultural local. Conhecimentos tradicionais e quilombolas, como patrimônio cultural afro-brasileiro, constituintes das identidades étnico-raciais.