cartaz

 

PROGRAMAÇÃO1 (1)

 

 

2º SEMINÁRIO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA:
expansão em tempos de incertezas

APRESENTAÇÃO:

O 2º Seminário “Política de Educação Superior Brasileira”, com o tema central “Expansão em tempos de incertezas”, apresenta-se como evento de relevância social e acadêmica no âmbito da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), uma vez que o Amapá carece de pesquisas e eventos acadêmicos que analisem a realidade local e promovam a articulação com pesquisadores de outros estados e regiões. Essa necessidade se reafirma como condição indispensável para o fortalecimento das ações de pesquisa e extensão dos Curso de Pedagogias, bem como para manutenção do recém-criado Mestrado em Educação na UNIFAP, com relação direta com a linha em Política Educacional.
O evento em questão decorre de pesquisas desenvolvidas localmente e em articulação com outros pesquisadores nacionais (destaque para a Rede Universitas/Br). Assim, articula-se indiretamente ao conjunto de pesquisas desenvolvidas por essa Rede (com financiamento do CNPq, CAPES e outros órgãos de fomentos estaduais). De forma direta, o Seminário se vincula ao projeto de pesquisa, coordenado pelo Prof. Dr. André Rodrigues Guimarães, “Expansão e Financimento da Educação Superior Pública nos Estados do Amapá e Pará (2006-2016)” em parceria com os professores da UEAP: Me. Valéria Silva de Moraes Novais e Me. André Lins de Melo, registrado no DPq/UNIFAP (N. 811/2017), o qual conta com financiamento do CNPq. Também tem relação direta com pesquisa sobre a temática em questão, finalizada em julho de 2017, também registrada no DPq/UNIFAP (N. 528/2014).
Essa atividade será fundamental para consolidação de pesquisa na área, bem como na necessária articulação com pesquisadores experientes na temática, de várias universidades brasileiras. Isso possibilitará a troca e socialização de conhecimentos produzidos localmente e nacionalmente.
O Seminário também proporcionará maior conhecimento sobre a educação superior amapaense. Destaca-se que nos últimos anos o Amapá experimentou, como decorrência de movimento nacional, acentuada expansão do acesso ao ensino superior. No setor privado esse crescimento deu-se, sobretudo, na capital. Nas IES públicas, particularmente em função do crescimento da rede federal, via UNIFAP, esse movimento também se registrou nos municípios do interior do estado (Santana, Mazagão e Oiapoque). Nesse processo expansionista público registra-se também o atendimento à determinados segmentos historicamente excluídos (indígenas e trabalhadores do campo).
Destaque também nesse movimento a criação da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP). Portanto, a realização do Seminário se constitui em momento oportuno para discutir o processo de expansão (público e privado) da educação superior no Amapá de forma articulada as pesquisas desenvolvidas no Brasil.

OBJETIVOS GERAIS:

– Divulgar resultados de pesquisas sobre a expansão da educação superior, com foco no financiamento, acesso e permanência, avaliação e internacionalização;
– Estimular a realização de estudos e pesquisas, sobre a política de educação superior, nas universidades públicas do Amapá;
– Articular pesquisas em rede sobre a temática da educação superior;
– Consolidar projetos de pesquisa e produção entre os docentes da UNIFAP, UEAP, UFPA e UEPA, sobre a temática da educação superior;
– Fortalecer os estudos e pesquisas sobre educação superior no âmbito do Curso de Pedagogia da UEAP, Curso de Pedagogia e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da UNIFAP;
– Proporcionar aos estudantes da graduação e pós-graduação, particularmente do Curso de Pedagogia e do PPGED/UNIFAP, a participação e debates científicos sobre a temática da educação superior, estimulando intercâmbios e outros estudos futuros;
– Debater a atual política de educação superior brasileira e seus impactos na realidade amazônica e amapaense.

RESULTADOS ESPERADOS:

O Seminário propiciará importantes articulações entre docentes e pesquisadores sobre a temática da educação superior, particularmente da UNIFAP, UFPA, UEAP e UEPA. O eixo central do debate é a expansão desse nível, mas envolverá discussões e pesquisas sobre a avaliação, trabalho docente, internacionalização e financiamento. Isso possibilitará aos professores do Curso de Pedagogia e do Curso de Mestrado em Educação da UNIFAP, particularmente na Linha de Políticas Educacionais, o envolvimento em pesquisas de outros docentes, regionais e nacionais, bem como o estabelecimento de parcerias futuras.
Destaque para a articulação a ser realizada/aprofundada com os professores, inclusive sendo 3 bolsistas produtividade do CNPq, do PPGED/UFPA, Programa da área da educação consolidado na região. Também merece ser ressaltado a participação da Profa. Dra. Deise Mancebo (UERJ), do Prof. Dr. Valdermar Sguissardi (UFSCAR – aposentado) e do Prof. Dr. José Vieira de Sousa (UnB), que apresetam vasta pesquisa e produção na área, sendo reconhecidos nacional e internacionalmente.
Essa atividade possibilitará o fortalecimento dos laços entre os grupos de pesquisa, a divulgação da produção realizada em programas de pós-graduação e a consolidação das pesquisas em educação superior no PPGED/UNIFAP.

 

Inscrições sem apresentação veja orientações no link: http://www2.unifap.br/ppged/?p=219

 

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO A SER APRESENTADO EM FORMATO DE PÔSTER

1. Somente serão aceitos trabalhos que tenham como objeto de estudo a educação superior;

2. Cada autor(a) poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos, podendo ser autor(a) principal em apenas 1 (um) trabalho;

3. Cada trabalho deverá ter no máximo um(a) autor(a) e três coautores(as);

4. O Resumo Expandido deverá abordar pesquisa científica, concluída ou em andamento e ainda:

a) ter extensão de 6.000 a 10.000 caracteres (com espaço), contabilizando inclusive notas de rodapé, referências bibliográficas, gráficos, ilustrações, mapas e tabelas;

b) ser produzido em arquivo Word for Windows obedecendo às seguintes recomendações: Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, todas as margens de 2,5 cm, paginação no canto inferior direito, papel A4;

c) apresentar o título do trabalho (maiúsculo e negrito), com subtítulo, se houver (minúsculo e negrito). Poderá ser incluída nota de rodapé ao título informando a instituição financiadora (quando for o caso);

d) indicar o(s) nome(s) do(s) autor(es), alinhados à direita, com nota de rodapé informando: a titulação máxima, instituição de vínculo e e-mail;

e) contemplar: a apresentação da temática, os objetivos, a metodologia, os resultados e discussão, as conclusões e as referências (de acordo com as normas da ABNT, inclusive para as citações utilizadas no texto);

5. A submissão de Resumo Expandido deve ser feita no período de 25/10 a 05/11, para o e-mail: 2seminariodepolitica@gmail.com;

6. Os Resumos Expandidos aprovados pelo Comitê Científico serão publicados nos Anais do Seminário (CD-ROM) e deverão ser apresentados no 2º Seminário “Política de Educação Superior Brasileira”, em formato de pôster, conforme programação do evento;

7. Normas específicas para pôsteres:

a) Estrutura e dimensões do pôster: Largura: mínima 50 cm e máxima 90 cm. Altura: mínima 80 cm e máxima 120 cm. É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.

b) Conteúdo do pôster: título e subtítulo, se houver; seus autores e suas instituições; desenvolvimento do trabalho (objetivo, metodologia, resultados e discussão), as conclusões e referências bibliográficas;

c) Os autores são responsáveis pela entrega de seus pôsteres no local e dia da sessão de apresentação de pôsteres, conforme programação do evento;

d) Para apresentação do pôster é necessária a presença de, no mínimo, um dos autores.

8. Será assegurada aos autores dos trabalhos aprovados a inscrição automática no evento. Recomenda-se que os autores de proposta façam previamente sua inscrição no 2º Seminário “Política de Educação Superior Brasileira”, para garantir sua participação em caso de reprovação do Resumo Expandido pelo Comitê Científico;

VER RELAÇÃO DE  TRABALHOS APROVADOS

 

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