0

Fórum de Pró-reitores discute avaliação e estratégias de crescimento da Pesquisa e da Pós-Graduação no Norte Brasileiro

27.09.2017_FOPROP_-_Foto_Alexandre_de_Moraes_site_2-373x212

Com a temática, “A Pesquisa e a Pós-Graduação no Norte brasileiro: avaliação e estratégias de crescimento”, ocorreu o Encontro Regional do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação – Região Norte (FOPROP), no último dia 27 de setembro, no auditório da Reitoria da UFPA. O evento contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP, professora Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões e de pró-reitores de universidades públicas e privadas, além de representantes de instituições de pesquisa da região Norte, como IEC, MPEG e INPA. Com o objetivo de debater problemas em comum entre as instituições, o encontro consistiu em debates e palestras.

27.09.2017_FOPROP_-_Foto_Alexandre_de_Moraes_site_4-746x423

Programação – Pela manhã, o Fórum recepcionou os convidados e deu início a palestra “Histórico das políticas de fortalecimento da Pesquisa e Pós-graduação na Região Norte”, ministrada pelo professor Rômulo. Após um momento de discussão, o representante da Capes, Tarcísio Teixeira Alves Jr., da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB), apresentou a palestra “O financiamento da Pós-graduação e a sua distribuição por Regiões”.

Durante a tarde, o evento teve continuidade com a apresentação da palestra “Balanço e recomendações para diminuição das assimetrias regionais e cumprimento das metas do PNPG 2011/2020 – Comissão Capes, com o professor Carlos Francês. Para finalizar, os presentes discutiram propostas para fundamentar a elaboração da “Carta do FOPROP Norte 2017” a ser encaminhada para o Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP).

27.09.2017_FOPROP_-_Foto_Alexandre_de_Moraes_site_5-373x212

Objetivos – Os encontros regionais do Fórum antecedem o ENPROP. Por isso, tem a meta principal de debater os problemas que serão apresentados no Encontro Nacional. A coordenadora do FOPROP (Regional Norte), professora  Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões, explica: “o encontro é um importante momento para compartilharmos realidades vividas pelas instituições de ensino, bem como para propor estratégias de crescimento e conjunto”.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPA, professor Rômulo Angélica, tanto o Fórum como esses encontros têm um papel decisivo em termos da definição das políticas e das formas de pressionar os órgãos para liberação de recursos. Adicionalmente, tem um papel fundamental na diminuição das assimetrias do Sistema Nacional de Pós-graduação.

Texto adaptado de Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes