Você está visualizando atualmente Curso de Licenciatura em Química

Curso de Licenciatura em Química

Sobre o curso de Licenciatura em Química:

• Descrição: O Licenciado em Química é o profissional que, além do domínio sobre a ciência da Química, também recebe formação para uma profunda compreensão dos processos químicos que permeiam o cotidiano e em como representá-los por meio da linguagem química. Tento especial atuação para inspirar e instruir outros sobre este papel e sobre a importância da Química.
  • Base curricular: Além das quatro grandes áreas da química (Físico-Química, Química Inorgânica, Química Analítica e Química orgânica), o curso também é permeado por disciplinas pedagógico-didáticas que permitem a instrumentação do ensino de Química, especialmente para o Ensino Médio, com práticas que frisam o comportamento ético e importância da Química no ambiente escolar, no desenvolvimento de novas tecnologias, no contexto cultural e social e ainda a importância da disciplina para o desenvolvimento local e nacional.
  • Área de atuação: Atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, de acordo com a legislação especifica, utilizando metodologia de ensino variado, contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescente; organizar e usar laboratórios de Química; escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino de Química; analisar e elaborar programas para esses níveis de ensino.
  • Perfil do profissional: O Licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdo dos diversos campos de Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador no ensino fundamental, médio e superior; ter facilidade de comunicação com públicos jovens, ser paciente, criativo, ter tendência a liderança e ser comprometido com o desenvolvimento da educação no estado do  Amapá e no país.

O curso de Licenciatura em Química situa no Campus Marco Zero e atende acadêmicos de Macapá, Santana e Mazagão. O curso tem o intuito de formar licenciados em Química para atuarem no ensino médio, valorando não apenas o ENSINO, mas também PESQUISA e EXTENSÃO.

Teve sua primeira turma no semestre de 2015.2, conta com 49 matriculados. A priori o curso é composto de 09 professores e 1 técnico de Laboratório (2 mestres e 8 doutores), nas diversas áreas da Química.  O curso é coordenado pelo Prof. Dr. Joel Diniz  (Portaria nº 311/2021), tendo como vice-coordenador Prof. Dr. Alex Bruno Rodrigues.

Aqui nesse site você encontrará diversas informações sobre o curso e o que interessa à Química no Amapá.

Atenciosamente,

Coordenação do Curso de Licenciatura em Química