Primeira defesa de dissertação realizada por videoconferência

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), realizou nesta data, 07.03.13, a primeira defesa de dissertação através de videoconferência, no Laboratório da Rede Universitária de Telemedicina (Rute).

 

O trabalho defendido intitulava-se “Rastreamento de microalbuminúria e hemoglobina glicada em pacientes diabéticos de uma Unidade Básica de Saúde do Município de Macapá-AP, 2012”, da mestranda Edli de Araújo Pinheiro Carvalho, sob orientação da Profa. Dra. Liudmila Miyar Otero.

 

A comissão examinadora foi composta pelos Professores Flavio Henrique Ferreira Barbosa (UNIFAP), Anneli Mercedes Celis de Cárdenas (UNIFAP), Maria Izabel Tentes Côrtes (UNIFAP) e Carla Regina de Souza Teixeira (USP), que se encontrava na Escola de Enfermagem em Ribeirão Preto-SP.

 

A defesa de dissertação com utilização dessa ferramenta tecnológica permite, dentre outros, a redução de custos com o deslocamento de docente e, consequentemente, a otimização de recursos financeiros do Programa.

 

Instituto Nacional do Câncer inaugura seu núcleo de Telessaúde

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugura, nesta quinta-feira (04/10), o 61º núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) no Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro. A cerimônia será realizada às 9h, no hotel Novo Mundo, no Flamengo. Para a inauguração, os membros Rute poderão participar ao vivo, acessando a sala de webconferência do INCA: http://webconf2.rnp.br/ruteinca.

 

O núcleo Rute do INCA estará localizado na sede da instituição, na Praça da Cruz Vermelha, centro do Rio. O espaço contará com uma sala de videoconferência com equipamentos para conexão em banda larga que permitem assistência remota a pacientes e atividades de educação a distância e pesquisa colaborativa.

 

Segundo o coordenador do projeto Rute no Instituto, Carlos Henrique Martins, a implementação da infraestrutura permitirá webconfêrencias entre o Inca e as vinte e sete Coordenações Estaduais de Atenção Oncológica para a execução de atividades técnico-científicas voltadas para o controle e prevenção do câncer. Com isso, a gestão de ações contra o tabagismo e para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero será fortalecida, com a oferta de suporte aos profissionais, seja em reuniões virtuais, discussão de casos ou em educação continuada.

 

O INCA também é coordenador do SIG de Patologia Cervical Uterina, participa do grupo Rede Nacional de Pesquisa Clinica, Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade e do SIG Saúde da Criança e do Adolescente. A partir de agora, com a inauguração do núcleo, a ideia é facilitar a comunicação e troca de experiência com os demais centros de referência no país e no mundo.

 

Segundo o coordenador da Rute da RNP, Luiz Ary Messina, o fomento a essas ações possibilita o desenvolvimento da educação e da pesquisa além de facilitar a atenção à saúde no país. “Com a interação de grupos de interesse, os especialistas discutem novas metodologias de tratamento e passam dados para colegas, profissionais de saúde e residentes. Dessa forma, estamos na linha de frente nessa atuação no mundo e, por isso, temos  recebido o reconhecimento mundial da Organização Pan-Americana de Saúde (OPS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirma.

Novos Núcleos da Rede Universitária de Telemedicina

A Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) vão inaugurar seus núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), nos próximos dias 2/10 e 4/10, respectivamente.

Para a inauguração do núcleo da FMT-AM, os membros Rute poderão participar por videoconferência, a partir das 10h (horário de Brasília), acessando a sala virtual 0880 da MCU, chamada a 384Kbps, gatekeeper padrão RNP. Para a inauguração do núcleo do INCA, os membros Rute poderão participar ao vivo, no dia 4, a partir das 9h, acessando a sala de webconferência do INCA: http://webconf2.rnp.br/ruteinca.

Inauração de mais um RUTE

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF-RJ) inaugurou nesta sexta, dia 28, seu Laboratório de Telessaúde da Rede Universitária de Telemedicina (Rute).

A cerimônia foi realizada no Anfiteatro do Centro de Estudos Olinto de Oliveira e contou com a presença do diretor do IFF, Carlos Maurício Maciel, a vice-diretora de Pesquisa do IFF, Kátia Sydronio, o vice-presidente de ambiente, educação e promoção da saúde da Fiocruz, Valcler Rangel, a coordenadora de informação e comunicação da vice-presidência da Fiocruz, Paula Xavier, a diretora do núcleo de Telemedicina do IFF, Angélica Silva e o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina.

Outros núcleos Rute presentes em Brasília, Manaus, Rio de Janeiro, Recife e Pelotas participaram da cerimônia por vídeo conferência assim como o Instituto Nacional Materno Perinatal, em Lima, Peru.

Em sua apresentação, Messina mostrou a evolução da Rute, principalmente em 2012, que deve encerrar o ano com mais de 65 núcleos em todo o Brasil. Atualmente são 59 núcleos em operação. “Nosso objetivo é homogeneizar o conhecimento e as práticas adotadas nas diferentes áreas da medicina para melhorar a qualidade no atendimento da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS)”. explicou.

Um dos exemplos citados foi a parceria dos núcleos Rute no Hospital das Clínicas da UFMG, UFJF, UFU, UFTM, Unimontes e UFSJ, com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, no atendimento que hoje já alcança 660 municípios – 70% dos pacientes não necessitam ser transferidos para os centros de referência e 10% do orçamento municipal em saúde é economizado.

O IFF é á a primeira instituição participante da Rute especializada na saúde da criança, adolescente e da mulher. Segundo Kátia Sydronio, “como membro efetivo, vamos consolidar nosso papel de referência na formação de recursos humanos para SUS. Isso irá refletir diretamente na qualidade do atendimento prestado e na facilidade de troca de experiência entre instituições”, disse.

58º núcleo do RUTE inaugurado

58º Núcleo Rute é inaugurado na Universidade Federal de Rondônia
Na última quinta-feira, dia 20, foi inaugurado o Núcleo de Telemedicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho, vinculado à Rute no Brasil. A cerimônia de inauguração foi realizada na Diretoria de Educação à Distância da universidade, prédio da UAB, onde funciona o novo núcleo, e contou com a presença da reitora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, da chefe do Departamento de Medicina, Dra. Ana Lúcia Escobar, coordenadores nacional e regional da RUTE, Luiz Ary Messina e prof. José Serbino, respectivamente, assim como o Coordenador do Telessaúde Rondônia, prof. Dhelio Pereira. O novo núcleo vai impactar diretamente cerca de 150 médicos e 300 alunos e ex-alunos.

 

Novos núcleos RUTE

Novos Núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) no Rio de Janeiro e Manaus


O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF-RJ), a Fundação de Medicina Tropical (FMT-AM) e o Instituto Nacional do Cancêr (INCA-RJ) vão inaugurar seus núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), nos próximos dia 28/09, 02/10 e 04/10, respectivamente. Os membros Rute poderão participar ao vivo da inauguração do núcleo da IFF por videoconferência, no dia 28, a partir das 10h (horário de Brasília). Para se conectar, é preciso acessar a sala virtual 0880 da MCU, chamada a 384Kbps, gatekeeper padrão RNP.

 

Vagas para Residência Médica

Nova proposta de ampliação de vagas para o Pró Residência é apresentada aos Núcleos Rute


Na última quarta-feira, dia 19, os Ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com a Coordenação Nacional de Residência Médica e a Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE), apresentaram, por vídeo conferência, aos membros Rute a nova proposta de ampliação de vagas para residência médica, o projeto Pró Residência.

O objetivo da reunião foi convidar a todos para aderir ao programa Pro Residência. O prazo para a adesão é até o dia 30 deste mês.  O edital já está aberto aos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde.  Entre as metas estão a ampliação de 1000 novas vagas de residência médica por ano até 2014 e de 800 vagas de residência multiprofissional por ano também até 2014 e a qualificação de 1000 preceptores.  As especialidades prioritárias, para todas as regiões, serão Medicina de Família e Comunidade, Neonatologia, Medicina Intensiva, Cirurgia do Trauma, Área de Atuação em Urgência, Cancerologia nas áreas Clínica, Cirúrgica e Pediátrica, Radioterapia, Radiologia e Anestesiologia.

 

Congresso

CBIS 2012 – XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) promoverá, de 19 a 23 de novembro, em Curitiba (PR), o “CBIS 2012 – XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde”. Entre os objetivos do evento está a disseminação e o desenvolvimento de pesquisas e projetos e o compartilhamento de relatos de experiências na área de Informática em Saúde.

 

Além de contar com a participação de renomados profissionais do Brasil e do mundo, a programação do CBIS 2012 traz palestras, conferências, workshops, apresentação de trabalhos científicos, pôsteres e exposição de empresas e soluções do setor. O público-alvo do evento são profissionais, estudantes, empresas e instituições de ensino interessados em debater ideias, fundamentos, aplicações e políticas relacionadas à informática em saúde. As inscrições para o “CBIS 2012 – XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde” estão abertas.

 

Mais informações: www.sbis.org.br/cbis2012

E-mail: cbis@sbis.org.br

Tel.:             (11) 3791-3343

 

Curso HC Unicamp

Curso sobre Segurança do Paciente – HC UNICAMP

O Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas (UNICAMP) realiza, de setembro a novembro, o curso sobre Segurança do Paciente. As aulas acontecem na Sala de Telemedicina, nas terças ou quartas-feiras, das 12h às 13h.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone             (19) 3521-8257      . Há limite de vagas para até 40 pessoas. O curso será ministrado pelos professores Dr. Antônio Capone Neto (HI Albert Einstein – SP) e Dr. Gustavo Fraga (UNICAMP). Também haverá transmissão por webconferência, estando disponível aos membros Rute interessados.

 

A programação é a seguinte:

Dia 11/09 – Cuidados centrados no paciente e um ‘currículo mínimo’ para segurança do paciente

Dia 19/09 – Princípios de liderança com foco na segurança do paciente e os sistemas de notificação e tratamento dos riscos à segurança do paciente

Dia 26/09 – Investigação de eventos adversos graves (parte 1)

Dia 10/10 – Investigação de eventos adversos graves (parte 2)

Dia 16/10 – Erros: conhecendo e manejando os fatores humanos relacionados aos eventos adversos

Dia 23/10 – Controle da qualidade e segurança no trauma

Dia 31/10 – Aspectos legais, econômicos e sociais dos eventos adversos

Dia 06/11 – Como medir desempenho dos serviços e utilização de dados para implantação de melhorias

Dia 13/11 – Protocolos e treinamentos melhoram os cuidados e a segurança do paciente?

Dia 21/11 – O impacto da visita multiprofissional e da passagem de plantões na segurança do paciente

Dia 27/11 – Avaliação final