Prof. Dr. Emerson de Paula

Líder do Grupo de Pesquisa NECID – NÚCLEO DE ESTUDOS EM ESPAÇOS CULTURAIS, INCLUSIVOS E DELIBERATIVOS que tem como objetivo pesquisar as interfaces do Teatro enquanto metodologia, pesquisa e proposta de intervenção em diferentes espaços sociais como os espaços culturais, os espaços de promoção da inclusão em diversos níveis bem como os espaços que promovem o teatro e a cultura como elemento de empoderamento dos sujeitos envolvidos.

Sendo assim, este Grupo de Pesquisa tem como foco entender o diálogo do Teatro e de suas metodologias em 3 diferentes espaços:

• Cultural: Espaço cultural físico constituído como uma sala de espetáculos, apresentações e eventos ou espaços dinâmicos como as ong’s e os próprios grupos e coletivos teatrais;
  • Inclusivos: Entendendo Inclusão numa perspectiva ampla que vai desde o trabalho com pessoas com deficiência a inclusão por meio do teatro as variadas minorias. Neste tópico abordaremos espaços escolares e não escolares.
  • Deliberativos: Espaços formais de diferentes constituições que utilizam o teatro e a cultura como elementos de transformação social, espaços de governança pública e deliberativos no que tange a proposição/formulação de políticas públicas.

Este grupo está inserido na linha de pesquisa do Curso de Licenciatura em Teatro da UNIFAP, a saber, constante em seu PPC:
I. PEDAGOGIA DO TEATRO & TEATRO E EDUCAÇÃO.