Código: |
PJ007-2018 |
Título: |
Programa de Gestão e Comunicação Integradas – PGCI |
Ano: |
2018 |
Período: |
01/02/2018 a 31/01/2019 |
Tipo: |
PROJETO |
Situação: |
APROVADO COM RECURSOS |
Município de Realização: |
|
Espaço de Realização: |
|
Abrangência: |
Local |
Público Alvo: |
Docentes, discentes e técnicos administrativos |
Unidade Proponente: |
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – CCADM / UNIFAP |
Unidade Orçamentária: |
– |
Outras Unidades Envolvidas: |
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Área Principal: |
COMUNICAÇÃO |
Área do CNPq: |
Ciências Sociais Aplicadas |
Fonte de Financiamento: |
FINANCIAMENTO INTERNO (PIBEX 2018) |
Renovação: |
NÃO |
Nº Bolsas Solicitadas: |
2 |
Nº Bolsas Concedidas: |
2 |
Nº Discentes Envolvidos: |
6 |
Faz parte de Programa de Extensão: |
NÃO |
Grupo Permanente de Arte e Cultura: |
NÃO |
Público Estimado: |
508 pessoas |
Público Real Atendido: |
Não informado |
Tipo de Cadastro: |
SUBMISSÃO DE NOVA PROPOSTA |
Contato
|
Coordenação: |
ERICK FRANCK NOGUEIRA DA PAIXAO |
E-mail: |
ERICKFRANCK@UNIFAP.BR |
Telefone: |
|
Detalhes da Ação
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Justificativa:
O projeto prevê a implantação do Programa de Gestão e Comunicação Integradas – PGCI, com objetivo principal de proporcionar aos alunos dos cursos de Administração e Jornalismo da UNIFAP a oportunidade de vivenciar situações práticas do mercado de trabalho que envolvam as atividades conjuntas dessas duas áreas, como observado no mercado profissional contemporâneo. Além de colaborar com a formação profissional dos alunos desses dois cursos, o Programa de Gestão e Comunicação Integradas – PGCI irá adotar, prioritariamente, a própria UNIFAP como instituição cliente dos serviços desenvolvidos pelo Programa. Dessa forma, o Programa ainda visa contribuir para o desenvolvimento estratégico das áreas ligadas à Comunicação e Gestão institucionais, colaborando para o fortalecimento de sua imagem junto aos públicos interno e externo. Como objetivos específicos, tem-se: – Estimular o estudante a experimentar e desenvolver, com senso crítico, as mais diversas soluções para problemas reais da gestão e comunicação institucionais. – Fortalecer o diálogo e a autoria para que o estudante participe ativamente de todas as etapas do processo de comunicação nas diversas áreas de conhecimento, para uma visão ampliada do saber. – Desenvolver a capacidade de gestão, criatividade na elaboração de ideias, textos, imagem e a vivência a partir de novas abordagens e referências. – Orientar o estudante na pesquisa e na execução das tarefas em cooperação mútua, evitando o exercício fragmentado e distanciado. – Pesquisar linguagens e soluções mercadológicas referenciadas na ética e na responsabilidade. – Oferecer ao estudante um espaço para exercício da prática profissional, por meio do acompanhamento e execução de projetos reais em trabalhos provenientes da demanda interna da UNIFAP, orientando-os à prática da ética profissional e ao profissionalismo, com agilidade e integração, características cada vez mais apreciadas no mercado atual. Os projetos desenvolvidos dentro do Programa de Gestão e Comunicação Integradas – PGCI ainda servirão como espaço para a prática de estágio dos acadêmicos de Administração e de Jornalismo, buscando relacionar extensão com a formação dos profissionais na experiência da prática da gestão e da comunicação institucionais. Como ação vinculado ao Programa de Gestão e Comunicação Integradas – PGCI, pode-se incluir: – Programa de rádio “Hora do Empreendedor”: programa semanal, com 01 hora de duração, transmitido semanalmente pela Rádio Universitária 96.9 FM. O programa busca levar conhecimentos de administração de forma leve e acessível ao público geral de Macapá, com objetivo de auxiliar os empreendedores locais a superarem os desafios diários de suas empresas. O programa é conduzido por professores de Administração e Jornalismo da UNIFAP e conta com o trabalho de alunos dos referidos cursos nas etapas de pesquisa e produção. |
Resumo:
A gestão de micro e pequenas empresas, é um tema que vem encantando o mundo há muito tempo, devido ao fato de o mundo organizacional necessitar de gestores empresariais capazes de gerir suas empresas de forma a mantê-las no mercado, ainda para a condução bem sucedida das organizações, e estruturas física, humana e financeira, este empreendedor não pode mais se basear apenas em sua aptidão baseada no conhecimento empírico, este necessita de informações empreendedoras e gerenciais pontuais que possam ser conduzidas por meio discussões, orientações e fomento do conhecimento. Ser gestor representa a maneira mais eficaz de renovar e revitalizar as organizações e impulsioná-las rumo ao sucesso e à competitividade. O empreendedorismo, não é resultado apenas de traços de personalidade, estilos de conduta de indivíduos e grupos. O fenômeno empreendedorismo compreende pessoas que lutam por uma causa e mobilizam outras através de uma paixão, ou um componente afetivo forte que demonstram ao reunir esforços para fazer de sua causa uma realidade. Segundo Dornelas (2008, p. 22), o Empreendedorismo é a inclusão de pessoas e métodos que, juntos, transformam ideias em negócios. E a completa prática destas oportunidades induz à concepção de negócios de sucesso. Já para Baggio (2015), o Empreendedorismo é decifrado como uma arte que se utiliza da criatividade e motivação para inventar algo novo. Para ele, essa arte desperta nas pessoas suas reais potencialidades, tanto intuitiva quanto racional. O cenário socioeconômico em que nos encontramos não respeita fronteiras geográficas ou individuais, apenas requer que se possuam múltiplas habilidades de natureza comportamental e técnica e, ainda, espera-se que cada colaborador na sua esfera de atuação saiba lidar com a subjetividade da natureza humana. Adquirir competências empreendedoras é, pois, um desafio de desenvolvimento pessoal e de carreira, e um fator de sucesso para os profissionais e para as organizações. Na sociedade do conhecimento e da competição global, o empregado despertado em sua consciência de produção pessoal e social tem a capacidade de utilizar mais freqüentemente, o potencial de talento e de vontade que existe no sentimento de responsabilidade e cooperação. E é isso que quase sempre faz a diferença. Este projeto de extensão propõe, com base no Regimento Geral da Universidade Federal do Amapá, observado no Capítulo I, Art. 3º, III, – prestar serviços a entidades públicas e privadas e à comunidade em geral -, bem como o Art. 163, par. único e 198, oferecer aos ouvintes da Rádio Universitária 96,9 FM orientações, informações e apresentações de práticas empreendedoras no Estado do Amapá, bem como traçar um cenário onde há estimulo de novos negócios na região amazônica, analisando para tanto, o ambiente local e global do empreendedorismo. Dessa maneira, o presente projeto busca possibilitar o fomento do conhecimento para os empresários do estado e interessados quanto as questões do empreendedorismo, das principais ferramentas de gestão, e assuntos ligados a administração. |
Metodologia:
O programa “A hora do empreendedor” terá 60 (sessenta) minutos de duração, divididos em 3 (três) blocos de 15 (quinze) minutos com intervalos de 5 (cinco) minutos cada. O programa será desenvolvido através de um conteúdo que será composto por orientações de consultores das diversas áreas, reportagens, depoimentos, notícias, informações e outros meios que possam subsidiar a construção do conhecimento sobre o empreendedorismo. As pautas serão confeccionadas pelos Coordenadores do Programa e discentes do Curso de Administração da UNIFAP. A participação dos discentes poderá gerar um certificado para somar em suas atividades complementares, no termos da Resolução 024/CONSU/UNIFAP, de 22 de outubro de 2008. Os ouvintes do programa “A hora do empreendedor” poderão interagir com o programa sugerindo assuntos (pautas) a serem abordadas nas edições seguintes através das redes sociais, e-mail, telefone ou pessoalmente. HORÁRIO E PERÍODO DE EXECUÇÃO DO PROGRAMA Este programa será realizado, preferencialmente, no horário de 10:00 horas às 11:00 horas, todas as quartas-feiras, ou de acordo com a disponibilidade de horário da Rádio Universitária 96,9 FM. Considerando que o programa será produzido e executado por docentes e discentes da UNIFAP, o período de execução obedecerá ao Calendário Acadêmico da UNIFAP aprovado pelo Conselho Competente. Durante os recessos acadêmicos serão reprisados programas veiculados durante o semestre, garantindo a sua continuidade. ESTRUTURA MUSICAL Música popular brasileira, amapaense, instrumental e pop/rock nacional e internacional. EQUIPE DE PRODUÇÃO Técnicos de áudio da UNIFAP, professores e acadêmicos dos cursos de Administração, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Direito, Jornalismo, Letras, Arquitetura e Urbanismo, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, História, Geografia, Ciência Ambientais, Ciências Biológicas e demais cursos que possam contribuir com o desenvolvimento do assunto da semana do programa. AVALIAÇÃO Ao final de cada semestre será feita uma reunião entre coordenadores e executores do programa com o objetivo de avaliar as ações realizadas destacando as principais potencialidades e fragilidades, com a finalidade de propor alternativas para melhorar o programa, gerando um relatório a ser apresentado aos Órgãos competentes da UNIFAP, tais como a Coordenação do Curso de Administração e Pró-Reitoria de Extensão. |
Referências:
Baggio, A. F. & Baggio, D. K. Empreendedorismo: Conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p. 25-38, jan. 2015. Dornelas, J. C. A. (2008). Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. Regimento Geral da Fundação Universidade Federal do Amapá Resolução nº 09 – CONSU/UNIFAP, de 29 de abril de 2002. |
Membros da Equipe
Nome |
Categoria |
Função |
Departamento |
Início |
Fim |
ERICK FRANCK NOGUEIRA DA PAIXAO |
DOCENTE |
COORDENADOR(A) |
CCADM |
01/02/2018 |
31/01/2019 |
ELINE OLIMPIA DE SOUZA QUEIROZ |
DISCENTE |
ALUNO(A) BOLSISTA |
|
01/02/2018 |
31/01/2019 |
LEONARDO OLIVEIRA DOS SANTOS |
DISCENTE |
ALUNO(A) BOLSISTA |
|
01/02/2018 |
31/01/2019 |
LUCAS DE BRITO LORDEIRO |
DISCENTE |
ALUNO(A) VOLUNTARIO(A) |
|
01/02/2018 |
31/01/2019 |
ALEXIA GALVAO ASSUNCAO |
DISCENTE |
ALUNO(A) VOLUNTARIO(A) |
|
01/02/2018 |
31/01/2019 |
CRISTHIAN ADAN RODRIGUES BRITO |
DISCENTE |
ALUNO(A) VOLUNTARIO(A) |
|
01/02/2018 |
31/01/2019 |
FRANCISCA FLAVIA UCHOA CARDOSO |
DISCENTE |
ALUNO(A) VOLUNTARIO(A) |
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01/02/2018 |
31/01/2019 |
MARIANA MORAIS MICCIONE |
DOCENTE |
COORDENADOR(A) ADJUNTO(A) |
CCADM |
01/02/2018 |
31/01/2019 |
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Discentes com Planos de Trabalho
Nome |
Vínculo |
Situação |
Início |
Fim |
Discentes não informados |
Ações Vinculadas ao PROJETO
Não há ações vinculadas |
Ações das quais o PROJETO faz parte
Esta ação não faz parte de outros projetos ou programas de extensão |
Objetivos / Resultados Esperados
Objetivos Gerais |
Quantitativos |
Qualitativos |
– Estimular o estudante a experimentar e desenvolver, com senso crítico, as mais diversas soluções para problemas reais da gestão e comunicação institucionais.
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Cronograma
Descrição das ativadades desenvolvidas |
Período |
Planejamento do projeto |
01/02/2018 a 31/01/2019 |
Execução de pauta do programa |
01/02/2018 a 31/01/2019 |
Recrutar e selecionar alunos aptos a participar do projeto |
01/02/2018 a 31/01/2019 |
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Orçamento Detalhado
Descrição |
Valor Unitário |
Quant. |
Valor Total |
MATERIAL DE CONSUMO |
Gravadores |
R$ 500,00 |
1.0 |
R$ 500,00 |
SUB-TOTAL (MATERIAL DE CONSUMO) |
1.0 |
R$ 500,00 |
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Consolidação do Orcamento Solicitado
Descrição |
PROEAC (Interno) |
Outros (Externo) |
Total Rubrica |
MATERIAL DE CONSUMO |
R$ 500,00 |
R$ 0,00 |
R$ 500,00 |
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Arquivos
Descrição Arquivo |
Plano de Trabalho |
Plano de Atividades |
|
Orçamento Aprovado
Descrição |
PROEAC (Interno) |
MATERIAL DE CONSUMO |
R$ 0,00 |
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Lista de departamentos envolvidos na autorização da proposta
Autorização |
Data Análise |
Autorizado |
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – CCADM |
10/01/2018 17:57:12 |
SIM |
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