EMENTAS E MATRIZ CURRICULAR

1º SEMESTRE
TEORIA DA ARTE

Reflexão crítica sobre o fazer artístico, problematizando-se sua inscrição na contemporaneidade a arte com fenômeno social cultural e produção de sentido. A materialidade do discurso artístico. Analisar as principais questões que marcaram o debate artístico nacional e internacional. Analisar a passagem do moderno ao contemporâneo, em especial no campo das artes plásticas, assim como sobre as modificações ocorridas em relação à noção de obra de arte e aos critérios de julgamento artístico.


SOCIEDADE, CULTURA E ARTE

Os principais conceitos de “cultura”: cultura material, cultura imaterial, cultura como hábito versos cultura como código. A formação da sociedade brasileira a partir do hibridismo de suas matrizes étnicas: indígena, européia, asiática e africana. O estudo da formação do pensamento artístico a partir das contribuições dessas matrizes na formação do povo brasileiro.


HISTÓRIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS

Este curso pretende discutir num primeiro momento questões conceituais e filosóficas da educação no Brasil. Em seguida abordam tópicos históricos do Ensino de Arte no país com concentração especial para as mentalidades e métodos de ensino de arte dos anos setenta, oitenta e período contemporâneo.


EXPRESSÕES EM LINGUAGENS VISUAIS I –

Bidimensionalidade A experimentação das linguagens visuais no plano bidimensional. A experimentação de materiais, suportes, bases e atitudes para o desenvolvimento de propostas artísticas planares.


HISTÓRIA DA ARTE I

A disciplina terá como tema as manifestações artísticas do Renascimento, estabelecendo suas ligações e rupturas com a visualidade da Idade Média e examinando suas relações com a cultura clássica da Antiguidade.


ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS I

Os estudantes deverão cumprir 30 horas, ao longo do semestre, em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas, validadas pelo professor da disciplina.

2º SEMESTRE


EXPRESSÕES EM LINGUAGENS VISUAIS II –

Tridimensionalidade A experimentação artística no espaço tridimensional e em configurações espaciais. Desenvolvimento de propostas para a experimentação artística no espaço físico, conceitual, virtual e de outras configurações.


ESTÉTICA

Origem da Estética na era do Esclarecimento. Como um discurso sobre o corpo faz o corpo desaparecer: Baumgarten e Kant e o par de conceitos inteligível/sensível. Como o corpo retorna com Freud e Nietzsche. O fim do domínio da filosofia e as teorias da arte enquanto um campo específico do campo da arte (Deleuze, Candido, Maffesoli, Benjamin).


SOCIOLOGIA DA ARTE

Os objetivos e limites da sociologia da arte. O problema sociológico e o conceito de ideologia na história da arte. O método sociológico. Os parâmetros entre arte e sociedade. A constituição e transformações nas convenções sociológicas da arte.


HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA I

A disciplina terá como tema as manifestações artísticas da missão artística francesa estabelecendo suas ligações e rupturas com a visualidade jesuítica, colonial e barroca. Examina também a produção étnica indígena, africana e suas influências e contribuição na construção de uma visualidade nacional.
PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO VISUAL A comunicação não verbal. Características de Percepção Visual. O processo de criação e decodificação da imagem. Os sentidos como instrumentos da percepção: elementos da comunicação visual.


DIDÁTICA DO ENSINO

Analogias entre Educação, Didática e Ensino. Questões atuais da Educação. Projeto pedagógico da escola e o trabalho docente. Abordagens de ensino e pedagógica brasileira. O cotidiano escolar e a sala de aula: a convivência entre professores, alunos e outros sujeitos do processo educacional. Plano de ensino: tipos de trabalho pedagógico e planejamento de ensino. Objetivos e conteúdos no ensino. Estratégias de ensinoaprendizagem. Avaliação do aprendizado: critérios e instrumentos.


DISCIPLINAS OPTATIVAS
ARTE E SIMBOLOGIA ARTÍSTICA DOS POVOS INDÍGENAS DO AMAPÁ

Introdução ao estudo da cultura dos povos indígenas no Amapá: Waiãnpi, Palikur, Galibi do Oiapoque, Galibi Marworno e Karipuna. A valorização da língua materna e suas relações com as diferentes especificidades de conhecimentos. A função da arte e simbologia artística dos artefatos rituais, mágicos e lúdicos. Contexto da memória história e identidade étnica. Aprendizagens de princípios estéticos e simbólicos, classificados em cada povo indígena.


RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ARTE

Confecção de materiais didáticos para futuros profissionais do ensino de artes visuais em nível básico.


EXPERIMENTOS DO DESENHO-NÃO-DESENHO

Grafismos. Linha. Estrutura de linha e mancha como ferramenta de investigação plástica. Superfície. Variações de escala. Dimensões. Suportes não convencionais. Desenho e objeto. Desenho e escritura. Desenho e tempo/espaço.


INTRODUÇÃO AS TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS

Domínio da técnica fotográfica valorizando a educação estética como uma apreensão verdadeiramente criadora da realidade. Aquisição de uma cultura visual obtendo assim uma atitude crítica diante do conteúdo. da forma e dos sentidos da imagem fotográfica.

APRECIAÇÃO E CRITICA DE OBRA DE ARTE

Análise da produção artística visando a formação de uma consciência estético-crítica; utilização dos princípios da estruturação da linguagem e dos conceitos de apreciação, da crítica e estética elementares.


3º SEMESTRE


FUNDAMENTO E PRÁTICA DO ENSINO DE ARTE I

Os fundamentos do ensino de arte através dos princípios filosóficos, estéticos e artísticos, construídos historicamente no processo social; compreensão os novos ideais no ensino da arte, as ideias que se complementam e divergem; perceber a função da arte e do ensino de arte na sociedade.


EXPRESSÕES EM LINGUAGENS VISUAIS III –

Reprodutividade A experimentação artística de linguagens baseadas na reprodutividade e massificação. A experimentação artística no corpo físico, social e conceitual como matéria e suporte para as linguagens visuais.


HISTÓRIA DA ARTE II

A disciplina terá como tema as manifestações artísticas do modernismo em arte, analisando as bases dos movimentos do Século XX, estabelecendo suas ligações e rupturas com o maneirismo, o barroco e o neoclássico.

LÍNGUA PORTUGUESA E COMUNICAÇÃO

A linguagem na comunicação humana; processos e modalidades da comunicação: cultura e suas relações de poder na sociedade. Interpretação, reprodução e produção de textos. Revisão gramatical. Redação de trabalhos científicos.

HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA II

A disciplina terá como tema as manifestações artísticas da semana de arte moderna e suas ligações e rupturas antropofágicas com a visualidade dos movimentos e produções visuais/estéticas eurocêntricas e nacionais.


ARTE E NOVAS TECNOLOGIAS I

Investigação das estratégias conceituais e possibilidades criativas para trabalhar com novas tecnologias em Artes Visuais. O exame de impacto visual, social e psicológico do advento tecnológico na cultura contemporânea.

ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS II

Os estudantes deverão cumprir 30 horas, ao longo do semestre, em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas, validadas pelo professor da disciplina.


4º SEMESTRE


EXPRESSÕES EM LINGUAGENS VISUAIS

IV – Performance O curso pretende atrair o debate crítico e o interesse acadêmico pela performance – eventos – ações. Busca ressaltar algumas questões ligadas a esta forma de expressão artística, tais como a importância simbólica, o aspecto ritualístico, o impacto emocional, o alcance antropológico e o envolvimento interdisciplinar das operações e realizações artísticas performáticas. Visa comentar as relações desta proposta de expressão criativa com suas predecessoras, abordando o caráter híbrido, a sua condição cênico-teatral e sua origem na dinamização das artes plásticas.


PESQUISA EM ARTE I –

Metodologia da Pesquisa Científica A articulação dos diversos aspectos e condicionamentos que envolvem historicamente os processos de formação e investigação no campo artístico. O paralelo entre arte e ciência. A metodologia da pesquisa científica em arte.


HISTÓRIA ARTE CONTEMPORÂNEA

A disciplina terá como tema as manifestações artísticas da pós-modernidade estabelecendo suas ligações e rupturas com os movimentos modernistas.

ESTRUTUTRA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Educação e sistema. A educação no contexto da Teoria Sistêmica. As condições sócio históricas na elaboração da legislação educacional brasileira: os aspectos fundamentais na definição da estrutura e do funcionamento do sistema de ensino do Brasil. O ensino Fundamental e Médio à luz da nova LDB – Lei 9394/96: análise, compreensão e crítica à legislação atual de ensino. A Reforma do Ensino Médio Profissionalizante: os novos caminhos da profissionalização no Brasil. O papel dos educadores na construção do Plano Nacional de Educação: ranços e avanços.


HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

A disciplina terá como tema as manifestações artísticas pós-modernas e suas ligações e rupturas com as bases do pensamento moderno em arte no Brasil.


ARTE E NOVAS TECNOLOGIAS II

Investigação das estratégias conceituais e possibilidades criativas para trabalhar com tecnologias digitais contemporâneas. O exame do impacto visual, social e psicológico da revolução digital em nossa cultura contemporânea.


ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS III

Os estudantes deverão cumprir 30 horas, ao longo do semestre, em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas, validadas pelo professor da disciplina.


5º SEMESTRE


FUNDAMENTO E PRÁTICA DO ENSINO DE ARTE II

O estudo da visualidade neste século e sua utilização no ensino da arte, a partir da apropriação da experiência sensível-cognitiva do produtor e do fruidor através de procedimentos pedagógicos que propiciem o pensar, analisar, fazer, refletir e julgar, capazes de atender aos objetivos significativos da experiência humana, ou seja, a educação do olhar.


EXPRESSÕES EM LINGUAGENS VISUAIS V –

Hibridismo O curso almeja observar, discutir e elaborar propostas de trabalhos relacionados à arte atual, ou a arte contemporânea, nos seus diversos campos. Busca ressaltar o distanciamento da arte contemporânea do conceito de arte pura, e a conseqüente diluição dos limites que provoca um permanente “indeterminismo”.


PESQUISA EM ARTE II –

Anteprojeto O conhecimento sobre os indicadores que compõem a estrutura investigativa do desenho do projeto. As linhas investigativas: linhas de pesquisas dos docentes do curso de artes da UNIFAP. O estudo das peculiaridades próprias das artes visuais contemporâneas e sua
indispensável vinculação com a investigação. O vínculo interdisciplinar entre os diferentes tipos de investigação caráter sociológico, estético, histórico, semiótico, psicológico.


ENSINO DE ARTE EM MUSEUS E ESPAÇOS CULTURAIS

Ensino de Arte no sistema museal: memória, patrimônio, poder e mercado. Paradigmas museológicos e as possibilidades de Ensino de Arte. Desenvolvimento de projetos de Ensino de Arte em Museus e Espaços Culturais.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Conceituação e evolução histórica da psicologia. Objetos e métodos de investigação da psicologia. Teorias psicológicas e sua contribuição à educação. O processo de aprendizagem e o indivíduo. Fatores psicológicos que interferem na aprendizagem. Aspectos sócio-culturais e o processo psicológico de aprendizagem. Teorias sobre o desenvolvimento do indivíduo. Desenvolvimento bio-psico-social do indivíduo.


ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS IV

Os estudantes deverão cumprir 30 horas, ao longo do semestre, em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas, validadas pelo professor da disciplina.


6º SEMESTRE


FUNDAMENTO E PRÁTICA DO ENSINO DE ARTE III

No primeiro momento ocorre o estudo do papel da arte e da arte educação na sociedade a partir dos fundamentos do ensino de arte; planejamento de oficinas capazes de desenvolver a percepção estética, a sensibilidade e o repertório artístico, garantindo o conhecimento do instrumental pedagógico no ensino da arte; no segundo momento ocorre a execução dos projetos de ensino de arte em instituições culturais tais como: museus, galerias de arte, centros culturais, fundações de arte e/ou escolas.


EXPRESSÕES EM LINGUAGENS VISUAIS VI –

Design para Internet História, teoria e estética do design gráfico. Terminologia e conceitos fundamentais. Áreas de atuação em programação visual. Método clássico de desenvolvimento de projetos de design aplicado à programação visual. Programas de identidade visual. Ergonomia da informação. Semântica do design gráfico. Tipografia digital. Visibilidade, legibilidade e inteligibilidade. Ética do design gráfico.


PESQUISA EM ARTE III

Projeto O desenvolvimento de postura do pesquisador sobre a base e a formação do argumento na pesquisa científica – as análises e os argumentos na pesquisa científica. Revisão e sistematização dos conhecimentos, no campo artístico, analisado nas etapas anteriores e seus aspectos transdisciplinares. O desenvolvimento de um projeto final de iniciação científica.


COMUNICAÇÃO E PROCESSOS MUSEOLÓGICOS

Os museus de arte: histórico, desenvolvimento e proliferação. Os principais aspectos teóricos e técnicos de exposições museológicas de vocação artística. A exposição museológica como instrumento de decodificação e comunicação de informações artísticas – obras de arte. A criação e o desenvolvimento de exposição artística.

ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS V

Os estudantes deverão cumprir 30 horas, ao longo do semestre, em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas, validadas pelo professor da disciplina.


7º SEMESTRE


ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Primeiramente a realização de pesquisa in loco dos processos de ensino e aprendizagem ocorridos na escola; observação, a análise, a descrição e a reflexão; levantamento descritivo sobre a escola de ensino básico sede do estágio, suas tendências pedagógicas, seu plano político pedagógico, suas situações e relações interpessoais, seus conteúdos, administração; no segundo momento o estagiário analisa os dados coletados socializa-os e aponta proposições para a serem realizadas no Estágio Supervisionado II. A avaliação ocorre por meio de relatos de experiência e relatórios de pesquisa.


PESQUISA EM ARTE IV – TCC

Análise da estrutura final de um projeto de pesquisa; seus métodos e aspectos sistemáticos científicos. Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso. Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais VI Os estudantes deverão cumprir 30 horas, ao longo do semestre, em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas, validadas pelo professor da disciplina.

8º SEMESTRE


ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Preparar projeto pedagógico, plano de curso, planos de aula, metodologia de ensino e de avaliação; aplicação dos mesmos em sala de aula de escola de ensino básico, levando em consideração as proposições levantadas no Estágio Supervisionado I; retornar para a instituição formadora para socialização.

ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS VII

Os estudantes deverão cumprir 30 horas, ao longo do semestre, em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas, validadas pelo professor da disciplina.


OPTATIVAS:


DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE

Conceitos de vivência com a criatividade. Barreiras e processos criativos. Abordagem teórica da criatividade. Aprendizagem, criatividade e ensino. Técnicas de criatividade.

ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

Propiciar ao educando conhecimentos necessários ao trabalho de educação do olhar, ver (imagens) e ler (imagens) paralelamente ao estudo da escrita. Observando que nenhuma imagem é ingênua, observando que todas as imagens estão carregadas de sentido, de valores estéticos e culturais, contribuir para uma alfabetização estética e artística.


MATERIAIS EXPRESSIVOS

Conhecer estilos, técnicas, materiais. Desenvolver a criação individual e em grupo elaborando objetos artísticos e ou utilitários, com matéria prima da região (palha, cipó, madeira, sementes, etc), e, com a utilização da sucata urbana (os rejeitos da sociedade industrial).


SEMIÓTICA

A disciplina tratará de um panorama geral das semióticas, abordando aspectos como: condições necessárias para uma semiótica, o semi-simbolismo e as relações entre o plano de expressão e plano de conteúdo, a narratividade, a figuratividade, a enunciação e as estratégias de instalação do enunciador e enunciatário, intertextualidade e interdiscursividade. Proposição da semiótica como uma teoria geral da significação e como uma metodologia operatória para descrição dos discursos e práticas sociais, análises das obras de arte.