PLANEJAMENTO PLS 2020.3

Prezados alunos,

Segue o planejamento das disciplinas que serão ofertadas no Período Letivo Suplementar (PLS).

As matrículas serão feitas pelos próprios alunos no SIGAA no período de 19 a 23/10/2020

As aulas iniciarão no dia 03/11/2020.

Planejamento do 3º semestre letivo 2020

HORÁRIOS DOS PROFESSORES - 3º semestre letivo 2020

Saiba mais sobre os componentes Curriculares ofertados

LA0620 - INTRODUCAO AS TECNICAS FOTOGRAFICAS

Ementa: Aspectos históricos da fotografia. Os mestres da fotografia moderna e suas contribuições. A fotografia como arte contemporânea. Fundamentos da fotografia criativa. As redes sociais como espaço de experiência e leitura da fotografia.

Carga horária: 60 HORAS

ENSINO DE ARTE EM MUSEUS E ESPAÇOS CULTURAIS

Ementa: Ensino de Arte no sistema museal: memória, patrimônio, poder e mercado. Paradigmas museológicos e as possibilidades de Ensino de Arte. Desenvolvimento de projetos de Ensino de Arte em Museus e Espaços Culturais.

Carga horária: 60 HORAS

 

HISTORIA DA ARTE BRASILEIRA II

Ementa: Estudo da arte Brasileira como elemento essencial para a compreensão do homem e da sociedade de seu tempo, abordando as diversas temáticas que envolvem a estética, o estilo, a produção e a análise através da materialização nas artes visuais no Brasil Colonial do Século XIX até o Modernismo Brasileiro.

Carga horária: 60 HORAS

FH0506 - PESQUISA EM ARTE II (ANTEPROJETO)

Ementa: O conhecimento sobre os indicadores que compõem a estrutura investigativa do desenho do projeto. As linhas investigativas: linhas de pesquisas dos docentes do curso de artes da UNIFAP. O estudo das peculiaridades próprias das artes visuais contemporâneas e sua indispensável vinculação com a investigação. O vínculo interdisciplinar entre os diferentes tipos de investigação caráter sociológico, estético, histórico, semiótico, psicológico. (anteprojeto)

Carga horária: 60 HORAS

SOCIOLOGIA DA ARTE

Ementa: Compreensão do papel da sociologia na história da arte; Compreensão do papel da sociologia no entendimento das vertentes da produção, da circulação e do consumo dos objetos artísticos; Discussão sobre a sociologia da arte nos diferentes períodos históricos; Compreensão de “campo artístico” e “hábitus” Discussão sobre as alterações no mundo contemporâneo a respeito  do lugar, do papel e dos modos de pensar e dizeres sobre a produção das artes através dos conceitos sociológicos que as suportam.

Carga horária: 60 HORAS

PESQUISA EM ARTE IV - TCC

Ementa: Análise da estrutura final de um projeto de pesquisa; seus métodos e aspectos sistemáticos científicos. Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso. Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais VI Os estudantes deverão cumprir 30 horas, ao longo do semestre, em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas, validadas pelo professor da disciplina.

Carga horária: 30 HORAS

FUNDAMENTOS E PRÁTICA DO ENSINO DE ARTE II

Ementa: Pré-requisito para a disciplina: Fundamento e Prática da Arte Educação III. O estudo da visualidade neste século e sua utilização no ensino da arte, a partir da apropriação da experiência sensível-cognitiva do produtor e do fruidor através de procedimentos pedagógicos que propiciem o pensar, analisar, fazer, refletir e julgar, capazes de atender aos objetivos significativos da experiência humana, ou seja, a educação do olhar.

Carga horária: 120 HORAS

SEMIÓTICA

Ementa: A disciplina parte do princípio de que a semiótica greimasiana também é uma teoria da comunicação e da cognição fundamentada filosoficamente. O estudo de seus conceitos tem por objetivo desenvolver estratégias para a aplicação da semiótica a processos empíricos de signos. O estudo dos signos; O estudo das linguagens; relações entre fenomenologia e semiótica. Análises empíricas de processos de signos e de cognição, visando à explicitação dos conceitos

Carga horária: 60 HORAS

COMUNICAÇÃO E PROCESSOS MUSEOLÓGICOS

Ementa: O Museu  de Arte e seu papel  sociocultural: preservação, decodificação e comunicação do Patrimônio Artístico. Museologia e Museu de Arte. Processo de salvaguarda e comunicação museológica: ambiente clássico, moderno e pós-moderno. Análise do planejamento e montagem de exposição de arte, temporária e de longa duração (permanente).

Carga horária: 60 HORAS