Historico do Curso

Júlio César Sá de Oliveira Em 1997 os Professores Júlio César Sá de Oliveira (Biólogo) e Jean Charles da Cunha Peixoto (Biomédico) da Universidade Federal do Amapá fomentaram a

Jean Charles da Cunha Peixoto

criação do Curso de Ciências Biológicas na UNIFAP. Para isso, os dois jovens docentes oficializaram a solicitação de criação do Curso de Ciências Biológicas através de um expediente que foi encaminhado à Reitoria. Este documento resultou na deliberação de uma Comissão de Criação e Implantação do Curso, tendo como membros principais os dois docentes.

Ainda durante o ano 1997 os citados professores ministraram um curso a professores-leigos do ensino de Ciências de 1ª a 8ª serie do ensino fundamental da rede pública do estado Amapá. Este curso permitiu aquela categoria de professores a conscientização de suas precárias condições legais e intelectuais enquanto professores de ciências. Diante dessa conscientização, os professores-leigos encaminharam uma solicitação oficial aos dois docentes (Júlio e Jean) para que os mesmos envidassem esforços na criação e implantação do Curso de Ciências Biológicas na UNIFAP.

O documento da categoria dos Professores de Ciências estimulou os dois docentes a trabalhar com mais determinação no Projeto que criaria o desejado Curso. Durante todo aquele ano os dois professores buscaram informações que pudessem subsidiar a justificativa de uma proposta de criação de um curso de graduação universitária que qualificasse aquela categoria de professores de ciências, e conseguiram através de dados oficiais do estado o retrato fiel do quadro de professores de Ciências e Biologia. O diagnóstico mostrou que havia somente 8% de profissionais qualificados legalmente nas duas matérias trabalhando na rede pública, demonstrando haver uma demanda substancial para a profissãoBiólogo (Licenciado e Bacharel) no Estado do Amapá.

No projeto determinou-se que a vocação do Curso de Ciências Biológicas da UNIFAP seria voltada não só para a formação de profissionais na área de Educação, mas também para formação de técnicos pesquisadores. Desde então, verificava-se que a razão da existência inicial era prioritariamente responder, de forma positiva, às necessidades regionais. Essa razão que ainda prevalece, norteou e norteia a estruturação e reestruturação do curso.

Cientes da carência e da condição de serem responsáveis pela proposição junto à reitoria da criação de um curso que fosse capaz de mitigar as carências docentes referidas e de profissional qualificado na área da pesquisa biológica, os dois professores da UNIFAP, já no ano de 1998, apontaram o caminho certo para a administração de então para a criação e implantação do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá através de um projeto que foi aprovado pelo Conselho Superior da UNIFAP, tendo como Relator o Prof. Júlio César Sá de Oliveira.

Com base na filosofia expressa no Parecer nº. 107/69 do CFE, e desejando proporcionar ao estudante as melhores oportunidades de aproveitamento de todos os seus recursos, a Reitoria da UNIFAP criou o Curso de Ciências Biológicas com opção para Licenciatura ou Bacharelado oficializado através da Portaria da Reitoria Nº 015 de 03/11/1998. Entretanto, a sua implantação ocorreu somente em 2000 com o ingresso da primeira turma via processo seletivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*