Projetos

1. Programa de Iniciação à Docência – PIBID

Sub-projeto Biologia: prevê a participação efetiva de acadêmicos do Curso de Biologia em atividades voltadas para a formação didática e pedagógica e para a melhoria da qualidade do ensino médio das escolas públicas participantes do projeto. Essas ações consistirão de oficina, estudos dirigidos, práticas de ensino de Biologia, seminários, difusão e apoio à realização de feiras de Ciências nas escolas públicas de ensino médio da cidade de Macapá.

O acompanhamento das atividades pelo coordenador de área e pelos supervisores das escolas participantes ocorrerá na forma de encontros, reuniões e visitas nas escolas que servirão para avaliar a execução das atividades didáticas e pedagógicas previstas, e promover a socialização das experiências vivenciadas pelos acadêmicos bolsistas durante a execução do projeto.

A avaliação dos acadêmicos-bolsistas consistirá de freqüência e notas de provas das oficinas realizadas e dos relatórios de atividades desenvolvidas pelos acadêmicos, descrevendo as etapas das atividades, o material utilizado, os procedimentos realizados, os resultados obtidos e a bibliografia consultada.

2. Programa de extensão de Ciências biológicas – PExBio

O PExBio será desenvolvido através de diversas AÇÕES almejando alcançar todos os envolvidos com uma proposta de Educação Ambiental para a sustentabilidade visando a melhoria da qualificação profissional. Através da definição de um cronograma anual são desenvolvidas ações/atividades, com ênfase em datas significativas relacionadas com a Biologia.

Tipos de Ações:
a)Cursos: Instrução de Sobrevi.vência na Selva, Expedição Acadêmica
b)Eventos e Exposições: Semana do Calouro de Biologia, Ciclo de Palestras em Comemoração Ao dia do Biólogo,
c)Treinamentos Específicos: Oficinas técnicas de Biologia (Botânica, Zoologia, ictiologia, Entomologia, etc)

Alguns projetos já vêm sendo executados pelo Curso de Ciências Biológicas desde a sua criação em 2000, como o Curso de Instrução de Sobrevivência na Selva, Semana de Iniciação Científica de Ciências Biológicas, e o Ciclo de Palestras em comemoração ao Dia do Biólogo. Outros serão incorporados a medida de sua realização