O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo a valorização do magistério, auxiliando no aperfeiçoamento da formação de professores em nível superior e para melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. 

A Universidade Federal do Amapá obteve a 19ª. classificação geral entre as instituições de Ensino Superior inscritas em todo o Brasil. O projeto do curso de Ciências Biológicas é coordenado pelas professoras Ledayane M. C. Barbosa e Andréa S. de Araújo e está sendo desenvolvido em duas escolas de Macapá, a  Escola Estadual José do Patrocínio, localizada em Fazendinha e a Escola Estadual Profa. Nancy Nina da Costa, localizada na zona sul da capital.

Entre as etapas do projeto estão inseridas: a seleção do professor supervisor e dos acadêmicos bolsistas, planejamento das atividades, realização de oficinas, palestras e a execução das atividades na escola.

Os 24 acadêmicos bolsistas/CAPES selecionados desenvolverão diversas atividades pedagógicas, sob supervisão de 3 professores das escolas participantes, como construção de coleções didáticas, programa de rádio educativo, hortas e a revitalização de laboratório de ciências.