CDH em Vídeos

Assista a vídeos sobre a atuação da Clínica de Direitos Humanos da UNIFAP (CDH/UNIFAP).

TV Senado: Projeto que institui Política Nacional de Prevenção da Exposição ao Mercúrio em análise no Senado

O mercúrio é um metal pesado presente na natureza. A sua manipulação pode torná-lo tóxico e perigoso para a saúde. Pilhas, lâmpadas, amálgamas odontológicos e alguns agrotóxicos podem conter a substância. O mercúrio usado na mineração do ouro e lançado em rios contamina plantas e peixes, alimentos que podem contaminar pessoas. Povos indígenas e ribeirinhos são as populações mais vulneráveis. Está em análise no Senado o projeto (PL 1.011/2023) para criar a Política Nacional de Prevenção da Exposição ao Mercúrio.

#mercúrio #mineração #ouro #meioambiente #saúdepública Publicado na internet em 12/10/2023.

Clique e assista:

Participação no Canal do Observatório de Justiça e Conservação
Transmitido ao vivo em 28 de ago. de 2023

No Programa Justiça e Conservação de hoje vamos falar sobre o projeto Barco Sorriso, que está há 10 anos realizando atendimento ondontológico voluntário como comunidades litorâneas. A seguir, entenda porque precisamos urgentemente de uma Política Nacional de Prevenção da Exposição ao Mercúrio no Brasil.

Clique e assista:

Ministério Público do Estado do Amapá – Audiência Pública em parceria com a CDH/UNIFAP

O Ministério Público do Estado do Amapá, em parceria com a Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal do Amapá promoveu no dia 6 de setembro de 2022, às 9h, no anfiteatro da Universidade, uma Audiência Pública para debater os efeitos do uso de mercúrio na Amazônia e a necessidade de regulamentação nacional sobre o tema, em cumprimento à Convenção de Minamata sobre Mercúrio.

A iniciativa fez parte de um Projeto da Rede Amazônica de Clínicas Direitos Humanos, cujas instituições participantes são Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade do Oeste do Pará (UFOPA) e Universidade Federal do Amapá (Unifap).

A Audiência Pública expôs dados e informações de pesquisadoras (es), sobre os efeitos do uso de mercúrio na região amazônica e suas consequências para saúde humana, bem como contou com a apresentação de uma minuta legislativa de autoria da equipe da Rede Amazônica de Clínicas Direitos Humanos.

Clique e assista:

Rolar para cima