Método Clínico

As clínicas jurídicas surgem no Brasil a partir do início do sé­culo XXI, com a perspectiva de inovação para a educação jurídica. Despontam no Brasil e em vários países do mundo buscando su­prir uma lacuna existente na educação jurídica tradicional de uma pedagogia experiencial e inovadora. Os cursos de Direito, em sua grande maioria, têm uma tradição de perpetuarem uma didática conservadora, priorizando aulas tradicionais, expositivas e cate­dráticas. Por isso, o movimento clínico surge com o objetivo de trazer e testar uma nova pedagogia para a educação jurídica” (Terezo et al., 2021).

É sempre importante destacar, que não existe um modelo único para as clínicas jurídicas em nenhum país do mundo. Isso não quer dizer que inexistam objetivos pedagógicos e sociais que costumam inspirar tanto a criação como o trabalho de uma clí­nica jurídica. Desde o surgimento de clínicas jurídicas no Brasil, é notório o aumento do debate entre professoras/es universitários sobre o papel que as clínicas jurídicas devem ocupar no ensino jurídico (Terezo et al., 2021).

Nesse contexto, existem eixos fundamentais na própria vivência orgânica do ser e do fazer em uma clínica jurídica e, sobretudo, em uma clínica de direitos humanos. Sejam eles:

Eixos fundamentais do método clínico:

  • Relacionar a teoria com a prática;
  • Habilidade do trabalho em equipe;
  • Construção de soluções extrajudiciais para casos complexos/estratégicos;
  • Empoderamento dos sujeitos;
  • Fomento da pesquisa empírica;
  • Perfil diferenciado dos discentes e docentes;
  • Formação Humanista Interdisciplinar;
  • Compromisso com a Justiça Social.

Para conhecer mais sobre o método clínico, recomendamos a seguinte leitura:

https://www.amazon.com.br/Manual-Para-Cl%C3%ADnicas-Jur%C3%ADdicas-Brasil/dp/655510807X

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