O Curso

Apresentação

Coordenação

Prof. Dr. Rosivaldo Gomes

Departamento de Letras e Artes da UNIFAP

Contato: celaelunifap@gmail.com

O Curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (CELAEL) é uma ação de ensino, pesquisa e extensão ofertado, via processo seletivo, para professores e alunos egressos de Cursos de Letras (Português, Português-Inglês, Português-Francês, Português-Libras, Português-Francês, Português-Espanhol). O curo é oferecido pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) na modalidade presencial e tem por finalidade o aprimoramento acadêmico, científico e profissional de profissionais da área de Letras e volta-se para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e intervenção nessa área. O Curso é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa NePLa (UNIFAP/CNPQ) está ligado ao Departamento de Letras e Artes da UNIFAP. O aluno que conclui o curso com êxito recebe o certificado de Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. 

Objetivos

O curso objetiva formar, para o aprimoramento de atividades profissionais e acadêmicas, recursos humanos para o ensino e para a pesquisa na área de Linguística Aplicada,  tendo como foco questões relacionadas ao ensino, à aprendizagem e a aspectos linguístico-culturais. O curso organiza-se em duas linhas de pesquisa:
1. Linha de pesquisa 1: Línguas, discurso, cultura, identidades e formação de professores.
2. Linha de pesquisa 2: Ensino de língua e formação de professores.

Organização didática

Para a integralização o aluno deverá cursar 420h, equivalente a 14 disciplinas, incluindo-se nessa carga horária àquela destinada à elaboração do Trabalho Final de Curso. Ainda para integralização o aluno deverá realizar, sob a orientação de seu orientar, ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA (publicação de artigos em revistas em coautoria com um professor do Curso – preferencialmente o orientador). As aulas serão realizadas de forma presencial de acordo com a oferta de disciplinas. Considerando-se a configuração do sistema de gestão acadêmica adotado pela UNIFAP – SIGAA – atividades, tarefas ou fóruns de discussões poderão ser usados como recursos para o desenvolvimento metodológico da disciplina, todavia isso não se configurará com carga horária em formato Ead. 

A entrada das turmas ocorrerá de forma anual, ou seja, finalizado toda a demanda de uma turma, incluindo-se as defesas e entrega das versões finais dos TCC, uma nova oferta será lançada via edital. As aulas serão ministradas durante a semana (de segunda a sábado), podendo serem ofertadas disciplinas no horário matutino, das 8h às 12h ou no vespertino, das 14h às18hs ou diurno, das 19h às 22h.

Endereço

Contato

Redes sociais

Universidade Federal do Amapá
Departamento de Letras e Artes
Curso de Especialização Celael 
Rod. Juscelino Kubitschek, km 02 – Jardim Marco Zero
Macapá/AP – CEP: 68903-419
 
E-mail da coordenação 
celaelunifap@gmail.com 
 
E-mail da coordenação 
celaelunifap@gmail.com