MISSÃO:
Ser reconhecido como especialista em gestão de acervos documentais públicos ou privados, e, por guarda e conservação de documentos físicos (escritos), e orais (memórias), bem como de acervos pessoais.
OBJETIVOS:
- GERAL
Ser referência em atendimento a comunidade acadêmica da rede pública e privada, bem como aos cidadãos de um modo geral, a partir da gestão dos acervos documentais públicos ou privados, bem como fomentar, sobremaneira, o ensino, pesquisa e extensão, que a Unifap corrobora, enquanto princípio de indissociabilidade, e, em consonância com o art. 207 da CF/88.
- ESPECÍFICOS
Reunir, higienizar, digitalizar, classificar, preservar e divulgar, uma vez que todos carecem de registros oficiais e/ou de memórias para verificação de suas indagações investigativas, bem como produzir estudos e pesquisas, com os documentos arquivados, sobre a sociedade local em diferentes tempos históricos.
Promover cessões de entrevistas (salvar memórias sociais locais). Incumbência que vai além do desejo de um acervo oral arquivístico; avança em direção de uma ação de valorização da Memória e Identidade local.
No caso de salvamento de acervo público, prestar serviço em direção a uma ação extensiva à sociedade, no sentido de democratizar informações probatórias e científicas. Ação imprescindível ao cidadão e ao resgate e a manutenção da História local.