
O mês de agosto é marcado pelo Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado no dia 17. Em alusão à data, o CEPAP tem promovido eventos e ações com o objetivo de difundir, refletir e discutir questões atinentes ao patrimônio cultural do Amapá.
Dentre essas iniciativas e convergindo com a busca pela aproximação com a sociedade civil – meta da gestão atual – o CEPAP realizou ação de educação patrimonial na Escola Família Agroextrativista do Maracá, em Mazagão-AP. A ação ocorreu no dia 06 de agosto e contou com a parceria do Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá (MAE), que disponibilizou réplicas das urnas Maracá para a ação.
Situada no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) do Maracá, a Escola Família possui relevância significativa dentre as comunidades do sul do Amapá, atendendo estudantes de dentro e de fora do PAE Maracá. Contida em território de alto potencial arqueológico, a instituição possui alunos e alunas que vivem sobre ou no entorno de sítios.
Alguns dos estudantes precisam descer 12 ou mais cachoeiras para chegar à escola. Muitos nunca tinham participado de ações formais que abordem o patrimônio arqueológico local. Em vista disso, a parceria entre CEPAP e MAE oportunizou reduzir as desigualdades no acesso a ações de difusão e valorização do patrimônio cultural do Amapá. Além dos estudantes, participaram da ação os professores e demais funcionários da escola.
A direção do CEPAP agradece à direção da Escola Família Agroextrativista do Maracá e ao Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá pela parceria. Também agradece às comunidades do PAE Maracá pelo acolhimento da equipe!
Abaixo segue o registro dessa atividade.