• SEMINÁRIO PLATÔ DAS GUIANAS EM FOCO: UM RECORTE DE ESTUDOS E PROJETOS SOBRE O AMAPÁ

  • Voltar
13 de março de 2025 by 

17 de março, 14:00 h, no auditório do CEPAP

 

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para o Seminário Platô das Guianas em Foco: Um Recorte de Estudos e Projetos Sobre o Amapá, que ocorrerá no dia 17 de março, às 14:00h, no auditório do CEPAP.

 

O evento reunirá especialistas e pesquisadores da UNIFAP e UFPA que integram e/ou colaboram com o Grupo de Pesquisa Biodiversidade, Gestão dos Recursos Naturais e Sociedade no Escudo das Guianas (CNPQ). Serão discutidos temas cruciais sobre a sustentabilidade, biodiversidade e história ambiental da região do Platô das Guianas e o Amapá.

 

Além de contar com palestras e comunicações, o seminário terá o lançamento do e-book BIODIVERSIDADE, GESTÃO/GOVERNANÇA E SOCIEDADE NO ESCUDO DAS GUIANAS, obra publicada pela Editora do NAEA/UFPA e organizada pelas Profa. Dra. Ligia T. Lopes Simonian (NAEA/UFPA) e Profa. Dra Ana Cristina Rocha Silva (UNIFAP). Os temas discutidos abordarão desde os desafios da governança e sustentabilidade em áreas protegidas, até questões históricas e conflitos envolvendo povos indígenas e populações tradicionais que habitam a fronteira franco-brasileira.

 

Abaixo segue a programação completa.

 

Para fazer a INSCRIÇÃO basta acessar o link: https://forms.gle/xWnBode5NnUvENza9

Haverá emissão de CERTIFICADO. 

 

14:00 h

Fala de abertura: Panorama das pesquisas sobre sustentabilidade e desenvolvimento no Platô das Guinas

 Profa. Dra. Ligia T. Lopes Simonian (NAEA/UFPA)

 

14:20 h

Comunicação 1: Governamentalidade em áreas protegidas: comparativo entre o desenvolvimento sustentável na Costa Rica e Amapá

Doutoranda Fernanda Gabrieli F. P. dos Santos (PPGDSTU/NAEA/UFPA)

 

14:40 h

Comunicação 2: Impactos ambientais no município de Amapá durante a instalação da Base Aeronaval do Amapá na década de 1940

Prof. Dr. Edinaldo Pinheiro Nunes Filho (UNIFAP)

15:00 h

Comunicação 3: Os povos indígenas do Baixo Oiapoque e a relação com o Platô das Guianas

 

Tadeu Lopes Machado (UNIFAP)

Ana Manoela Karipuna (PPGED/UNIFAP)

 

15:20 h

Comunicação 4: Biodiversidade e pesca artesanal na fronteira franco-brasieira: conflitos e desafios

Profa. Dra. Ana Cristina Rocha Silva (UNIFAP)

Profa. Dra. Ligia T.Lopes Simonian (NAEA/UFPA)

 

 

 

16:00 h

 

LANÇAMENTO DO E-BOOK

BIODIVERSIDADE, GESTÃO/GOVERNANÇA E SOCIEDADE NO ESCUDO DAS GUIANAS

Org.

Ligia T. Lopes Simonian

Ana Cristina Rocha Silva

Categorias:Sem categoria - Comentários Comentários desativados em SEMINÁRIO PLATÔ DAS GUIANAS EM FOCO: UM RECORTE DE ESTUDOS E PROJETOS SOBRE O AMAPÁ