
Raissa Martel Melo é integrante da equipe do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas e Patrimoniais do Amapá (Cepap/Unifap). Intercâmbio objetiva qualificar a acadêmica na área da arqueologia.
A acadêmica do sétimo semestre do curso de História da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Raissa Martel Melo, realiza, até o dia 17 de maio, intercâmbio acadêmico-científico no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP). Raissa é integrante da equipe do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas e Patrimoniais do Amapá (Cepap/Unifap).
O intercâmbio deriva da cooperação entre o Cepap/Unifap e o MAE/USP na pesquisa que está estudando o DNA de populações antigas, para fins de aprofundamento do conhecimento da diversidade nativa americana. A cooperação iniciou em janeiro de 2025, quando a equipe do MAE/USP esteve no Cepap para escavar urnas funerárias que estão no acervo da reserva técnica do centro. Nessa primeira etapa, foram coletadas amostras de DNA de ossos humanos contidos dentro das urnas escavadas.
Raissa participou ativamente de todo o processo de escavação das urnas e coleta das amostras de DNA. A indicação dela para o intercâmbio deriva do excelente desempenho na primeira etapa da cooperação, segundo a diretora do Cepap, Profa. Dra. Ana Cristina Silva. A aluna será supervisionada pelo Prof. Dr. André Strauss (USP), especialista em bioarqueologia, e pela Prof. Dra. Tabita Hunemeier (USP), geneticista e especialista em genética de população.
Para Raíssa, a experiência do intercâmbio tem sido um momento de grande aprendizado. “Está sendo uma experiência incrível conhecer os projetos que a equipe da USP está desenvolvendo aqui no MAE. Isso tem aberto um leque de possibilidades na minha mente sobre como conduzir pesquisas em arqueologia na Amazônia e como trazer isso para o nosso estado”, observa.
A diretora do Cepap/Unifap pontua que, por meio dessa primeira experiência, o Cepap almeja construir mais oportunidades para que outros acadêmicos vinculados ao Centro também possam realizar intercâmbio no MAE/USP.
“O objetivo maior é oportunizar a qualificação de estudantes amapaenses na área da arqueologia, bem como projetar esses estudantes para a pós-graduação nesse campo de conhecimento”, afirma a Profa. Dra. Ana Cristina Silva.
* Texto em colaboração Assesp/Unifap e Profa. Dra. Ana Cristina Silva (Cepap/Unifap)
*Fotos: MAE/USP e Profa. Dra. Ana Cristina Rocha Silva (Cepap/Unifap)