Unifap recebe equipamentos de videoconferência

A Universidade Federal do Amapá (Unifap), por meio de Emenda Parlamentar oriunda do Senador João Alberto Capiberibe (PSB/AP), adquiriu equipamentos de Videoconferência para os Campi Marco Zero e Binacional. Esta tecnologia permite transmissão de imagem e som entre os interlocutores, via internet, o que facilitará a comunicação entre os campi da universidade com outras instituições.

Com os 04 kits de videoconferência adquiridos a Unifap poderá ter uma melhor interação com outras universidades e principalmente com o Campus Binacional, haja vista que irá facilitar a participação do Campus nas reuniões da universidade, sem a necessidade de deslocamento, pois há uma grande dificuldade na vinda dos servidores e discentes para Macapá, tanto pelo percurso quanto pelas despesas que a universidade tem com ambos, o que se torna um custo muito alto para a instituição. Outro fator positivo será a participação de docentes da Unifap em defesa de TCC em outros estados, sem precisar se deslocar de Macapá.

Dos 04 kits adquiridos, 02 já estão em funcionamento, no Departamento de Pesquisa e Departamento de Pós-Graduação. Outros 02 estão em processo de instalação e em breve estarão disponíveis para uso no auditório do Conselho Superior e no Campus Binacional. O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) elaborou o termo de referência que auxiliou na aquisição dos equipamentos e participou do treinamento dos administradores do serviço.

O pró-reitor de Planejamento, Allan Jasper explica que a sala de videoconferência é um projeto fundamental para o desenvolvimento da pós-graduação no estado. “O Senador João Capiberibe, chancelou e destinou a Emenda especificamente para fazer as salas de videoconferência para desenvolver a pós- graduação no estado do Amapá, visto que temos uma carência de doutores e de programas. A ideia era que pudéssemos fazer inclusive aulas em formato à distância, o que iria diminuir os custos desses cursos de Pós- Graduação, os quais muitos deles temos que arcar com todas as despesas da vinda de profissionais de outros estados”, afirmou Allan.

Segundo Luiz Fernando, responsável pelas transmissões do Departamento de Pesquisa, com a sala de vídeo conferência haverá uma interação maior entre o Campus Oiapoque e outras instituições. “Vai facilitar muito as reuniões entre o Campus Oiapoque e outras instituições, além da participação dos docentes da Unifap em defesas de TCC em outras cidades sem a necessidade de deslocamento, fazendo com que a instituição tenha gastos com passagens e diárias. A sala de Videoconferência nos trouxe grandes benefícios, principalmente para os professores”, afirmou Luiz.

Já para Eric Almeida, assistente administrativo do Departamento de Pós-Graduação (DPG), essa nova ferramenta será primordial tanto para o departamento de Pós-Graduação quanto para o doutorado da instituição. “Esse novo aparelho vai nos permitir uma maior qualidade para a realização de reuniões, bancas de dissertações, bancas de teses ou para qualquer outro setor da UNIFAP que solicite usar o aparelho de vídeo conferência”, diz Eric Almeida.

“Aqui nós temos muitos programas em rede como o Bio Norte, os Dinter, Mestrado profissional em Matemática, Mestrado profissional em História que muitas vezes precisávamos chamar profissionais de outras instituições para participarem de uma banca, então tínhamos que arcar com todas as despesas e os custos era muito alto, a partir de agora basta que a outra instituição também possua o aparelho para que tenhamos essa conexão com mais facilidade”, ressalta Eric.

Texto: Leandra Rodrigues
Bolsista do curso de jornalismo do NTI

marcos.sozinho