Sobre o Coletivo Audiovisual Carapanã

Este projeto visa a formação de um coletivo de produção audiovisual na Universidade Federal do Amapá. Percebendo a carência que a cidade de Macapá tem em experimentar outras cinematografias, que não as comercias oferecidas nas salas de cinema espalhadas pela cidade, e mais, a extrema importância em trazer o público não acadêmico, a população em geral, para vivenciar esse espaço público de construção social, a Universidade. Esse coletivo visa não somente o entretenimento com a exibição de material audiovisual, junto ao Univercinema, mas também articular um debate sobre a linguagem cinematográfica e todos os encaminhamentos que dela possam decorrer, formando um público que se interessa por cinema e sua produção, fortalecendo assim o cinema local. De Livre inserção o coletivo visa a produção de filmes independente de baixíssimo orçamento em suas diversas modalidades: ficção, experimental e documentário. Os participante do coletivo/cooperativa se juntam em torno do objetivo de fazer filmes com pouco dinheiro, em pouco tempo, com muita criatividade e invenção. O sistema de cooperativa é um exemplo prático de como é possível produzir cultura e conhecimento usando criativamente a força de trabalho colaborativo de seus participantes, a exemplo está o “Filmes a Granel”. A sua lógica é simples, funciona como um consórcio onde cada realizador é sorteado e tem o seu projeto realizado em um período estimado, onde toda a produção se dará de forma colaborativa entre o realizadores, tanto na captura de recursos quanto na execução, formando diretores, produtores, fotógrafos, editores e demais técnicos utilizados. Trazer a comunidade da cidade para o espaço público universitário, possibilitando essa troca e quebrando com paradigmas que a UNIFAP pertence somente aos professores, alunos e funcionários.

OBJETIVOS DO COLETIVO

Geral: Criar um coletivo que possa desenvolver ações no âmbito do audiovisual.

Especificos:

* Formar um grupo que possa se especializar em linguagem cinematográfica;

* Realizar debates, oficinas e cursos sobre as várias etapas de produção;

* Criar um espaço onde se possa no realizar cursos e oficinas, formando um público apto a produzir audiovisual na cidade.

METODOLOGIA

O primeiro passo é formar um grupo de pessoas, não somente de alunos da UNIFAP, que estejam dispostos a participar do Coletivo Carapanã, onde serão realizadas oficinas e mini-cursos de Roteiro, Direção e Edição, sempre concomitantemente com a exibição de material audiovisual (filmes de longa, média e curta duração) para estudo de linguagem e técnicas de realização, posteriormente a intenção é expandir o projeto trazendo profissionais da área de Direção de Fotografia, Direção de Áudio, Produção Executiva, Preparador de Elenco, Finalização, ou seja, os mais diversos profissionais que atuam dentro de uma produção audiovisual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *