DCP concorre as vagas disponíveis no edital do Programa de Gestão ofertado para as Divisões da COEG
Para acessá-lo basta clicar no link:
http://www2.unifap.br/coeg/files/2023/01/Edital-N.-01_2023_PG_Selecao-Coeg.pdf
Para acessá-lo basta clicar no link:
http://www2.unifap.br/coeg/files/2023/01/Edital-N.-01_2023_PG_Selecao-Coeg.pdf
A equipe da DCP participou da elaboração de ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO ENSINO REMOTO, efetivado durante o Período Letivo Suplementar ofertado pela UNIFAP.
Neste sentido, diante da reativação do Ano Letivo de 2020, em caráter excepcional, e do Calendário 2020.1, 2020.2 e 2021.1, assim como da possibilidade futura de ofertar também o ENSINO HÍBRIDO, a equipe debruçou-se novamente na atualização destas Orientações, e as reorganizou com objetivo de auxiliar no processo de implementação e desenvolvimento do ensino remoto e do ensino híbrido na UNIFAP.
A ideia foi propor ferramentas digitais que estejam disponíveis, e sugerir metodologias que sejam possíveis neste período, buscando com isso, apresentar alternativas para a efetivação do processo de ensino e de aprendizagem.
Para acessar as Orientações basta clicar no link abaixo:
ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO REMOTO_VERSÃO 1.0_FINAL
APÊNDICE I_PLANO DE ENSINO EMERGENCIAL_ADAPTADO PARA ATIVIDADES REMOTAS
A DCP realizou sua primeira reunião ampliada com objetivo de definir as principais ações e estratégias para 2021, que incluem: O assessoramento pedagógico do ensino remoto ofertado pela UNIFAP; O acompanhamento das atualizações de PPC que estão em andamento; O…
O curso intitulado Introdução à Elaboração e Atualização de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação tem a duração de 20h, pretende expor conceitos, documentos e normativas externas e internas inerentes aos Projetos Pedagógicos de Curso – PPC, tendo por finalidade instrumentalizar docentes, técnicos e acadêmicos sobre a criação e atualização destes no âmbito da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.
Durante as aulas os participantes também terão a oportunidade de conhecer e estudar os elementos que constituem o “Manual Orientador para Elaboração e Atualização de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da UNIFAP (3ª Versão Revisada)”, este documento teve sua primeira versão lançada no ano de 2015, e desde então vem sendo aprimorado, pois objetiva colaborar na organização, estruturação e construção de Projetos Pedagógicos no âmbito da UNIFAP.
Para acessá-lo basta se inscrever na plataforma de cursos livres da UNIFAP:
https://cursoslivres.unifap.br/courses
A RESOLUÇÃO Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019
Define novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e
institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).
Esta Resolução deve ser implementada em todas as modalidades dos cursos e programas destinados à formação docente.
Esta Resolução entrou em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário, em especial a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015.
Define novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, e traz orientações no CAPÍTULO VIII – DA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE GRADUAÇÃO.
No Art. 30 observamos os itens obrigatórios que devem estar presentes nos PPCs de Cursos Superiores de Tecnologia:
Aos estudantes matriculados em cursos de Educação Profissional Tecnológica de Graduação oferecidos anteriormente ao exercício em que esta Resolução produzirá efeitos, fica assegurado o direito de conclusão de seus cursos organizados com base na Resolução CNE/CP nº 3, de 18 de dezembro de 2002.
Assim, fica revogada a Resolução CNE/CP nº 3, de 18 de dezembro de 2002 e a presente Resolução entra em vigor, para a implantação de novas turmas, a partir de sua publicação.
Na terça-feira, 21 de novembro, teve início as visitas da Divisão de Currículos e Programas – DCP aos Núcleos Docentes Estruturantes – NDES do Campus Marco Zero. Os primeiros NDES visitados foram os de Ciências Sociais e Sociologia. Já pelo horário da tarde, a DCP visitou os NDES dos cursos de Artes e Teatro.
As visitas fazem parte do Cronograma de visitas da Divisão de Currículos e Programas, que tem por objetivo principal apresentar a 3º versão do Manual Orientador para Elaboração e Atualização de Projeto Pedagógico de Curso, expondo os fundamentos legais, bem como uma síntese do roteiro do PCC e esclarecimento das principais dúvidas sobre a temática.
Abaixo é possível realizar o download no material utilizado nas apresentações:
O novo instrumento de avaliação, de abril de 2016, possui um indicador que avalia a forma que as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – estão sendo implementadas no processo ensino aprendizagem. Pensando nisso, nós da DCP disponibilizamos, em nossa página, O Guia do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, do o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Integrado, da Secretária de Educação a Distância do Ministério da Educação.
É possível realizar o download acessando a aba “leituras importantes” ou clicando na imagem abaixo:
Tendo em vista o princípio da sustentabilidade e da economicidade, bem como a implementação do SIPAC, o qual possibilita que os processos tramitem de maneira ágil, segura e digital, a Divisão de Currículos e Programas informa que os Projetos Pedagógicos dos Cursos que estiverem sendo encaminhados para primeira análise ou reanálise poderão tramitar, preferencialmente, em meio digital, conforme procedimentos descritos abaixo:
PARA ABERTURA DO PROCESSO:
A Coordenação de curso deverá criar um memorando eletrônico, contendo em anexo o Projeto Pedagógico do Curso, esse memorando deverá ser impresso e encaminhado ao protocolo para abertura de Processo, juntamente com CD contendo o PPC. Cabe ressaltar, que o memorando deverá mencionar que o PPC está sendo encaminhado via CD.
Ressaltamos, que a versão física dos PPC poderá ser enviada para COEG, após o Parecer Favorável desta DCP.
Contamos com sua compreensão e colaboração!
A Divisão de Currículo e Programas disponibiliza a 3ª Versão do Manual Orientador para Elaboração e Atualização de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação. Esta versão trás informações pertinentes a alteração de Carga horária para as Licenciaturas, as diretrizes que nortearão os Cursos de Formação Pedagógica e de Segunda Licenciatura, orientações aos cursos ofertados na modalidade à distância e comentários relacionados aos novos indicadores do Instrumento de Avaliação – MEC 2016, especialmente direcionados aos cursos da área de saúde.
Abaixo é possível realizar o Download da 3ª versão revisada do Manual em Word e PDF: