GUIA DE ALINHAMENTOS DAS DISCIPLINAS

O Regimento Geral da UNIFAP estabelece que sua organização curricular seja através de Créditos. Diante disso, formou-se uma Comissão de Implementação de Sistema de Crédito (Portaria nº 1058/2010) responsável em estudar e propor a melhor forma de implementar o Sistema de Crédito na UNIFAP.
Em seus estudos, a referida Comissão apontou a importância do Sistema de Crédito para flexibilidade da Matriz Curricular, conforme trecho abaixo do Relatório da Comissão:
O Sistema de Crédito é, de início, um instrumento de flexibilidade no desenho curricular, por ser centrado no estudante, baseando-se no tempo e esforço despendido pelo estudante na totalidade das tarefas inerentes ao seu processo de aprendizagem, e visa oferecer aos alunos a liberdade de escolha e de gerenciamento da sua vida acadêmica.
A Comissão concluiu que a implementação do Sistema de Crédito é um processo complexo, que demanda várias etapas: alteração no sistema de matrícula da UNIFAP, mudança no Calendário Acadêmico, revisão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, dentre outras, para sua efetivação. Sendo que, a primeira etapa deste processo é o Alinhamento das Disciplinas.
A partir disso, alguns cursos iniciaram seus processos de Alinhamento, no entanto nem todos concluíram seus trabalhos. Dessa forma, buscando resgatar tal processo a Pró-reitoria de Ensino de Graduação publicou , no dia 25 de agosto de 2016, a Portaria Normativa 001/2016 – PROGRAD/UNIFAP (ANEXO I), a qual normatiza os créditos curriculares e o alinhamento de disciplinas comuns por meio dos procedimentos de Revisão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação e suas respectivas Matrizes Curriculares.
Diante do exposto, foi formulado O GUIA PARA ALINHAMENTO DE DISCIPLINAS com o objetivo de auxiliar a comunidade acadêmica nesta primeira etapa de implementação do Sistema de Crédito. Lembramos que a inserção de disciplinas é procedimento dinâmico, portanto o alinhamento será algo constante dentro dos Departamentos/ Campi.
Por ser algo que impacta na vivência acadêmica, as discussões das demais Etapas de Implementação do Sistema de Crédito, deve contar com a colaboração de toda a comunidade acadêmica.

Faça o Dowlond do Guia de Alinhamento de Disciplinas através do Link:

GUIA ALINHAMENTO OFICIAL