
A “semana de acolhimento aos estudantes” é um período onde organizamos eventos para facilitar a integração de novos alunos. Esses eventos integrativos têm como objetivo informar aos alunos sobre os serviços, regras e vida universitária, além de promover encontros e o estabelecimento de vínculos entre os alunos,o corpo docente e técnico da Universidade.
Uma semana de:
-
Informação:apresentação dos serviços de apoio ao estudante, recursos disponíveis (biblioteca, serviços de saúde, etc.), normas da universidade e procedimentos administrativos.
-
Socialização:organização de eventos (noites, atividades esportivas, workshops, etc.) que permitam aos alunos conhecer e integrar-se à comunidade universitária.
-
Orientação:apresentação dos diferentes cursos de formação e opções de carreira disponíveis.
-
Reunião com professores e equipe pedagógica:
oportunidade de conversar com os professores, descobrir suas expectativas e tirar dúvidas sobre o curso.
Na prática, a semana de boas-vindas pode assumir várias formas, como:
- Dias de portas abertas: recepcionando novos alunos e apresentando diferentes aspectos da universidade.
- Sessões de informação: apresentação dos serviços de apoio ao estudante, regras de funcionamento da instituição, etc.
- Workshops: workshops temáticos para descobrir ferramentas de aprendizagem, técnicas de comunicação, etc.
- Visitas guiadas ao campus: permitindo que os alunos se familiarizem com as instalações.
- Lazer e atividades sociais: organização de noites, jogos, esportes, etc.