O Projeto Compartilhando Saberes tem por propósito contribuir com a formação continuada de educadores através de diversas atividades que abordam temas ligados à educação e prática docente. Trata-se de uma proposta de Projeto de Extensão que visa contribuí com desenvolvimento e melhoria da educação, destacadamente, aquelas que proporcionem aperfeiçoamento profissional e formação continuada do professor de educação básica em escolas públicas do estado do Amapá.

Trata-se de uma proposta de Projeto de Extensão que visa contribuí com desenvolvimento e melhoria da educação, destacadamente, aquelas que proporcionem aperfeiçoamento profissional e formação continuada do professor de educação básica em escolas públicas do estado do Amapá. O objetivo é promover o debate, construção, divulgação de experiências e conhecimentos através de programações que busquem estimular a troca de ideias, articular informações e vivências entre os professores, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da área. Participam do projeto: professores, técnicos e acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), além de colaboradores externos e escolas da rede pública de ensino dos 16 (dezesseis) municípios que compõem o estado do Amapá, sendo uma escola núcleo por município. Entretanto, educadores de outras escolas poderão participar dos eventos que serão realizados durante a execução do projeto.
A metodologia está dividida em cinco etapas: I) Levantamento das escolas participantes; II) Mapeamento das temáticas indicadas pelas escolas participantes; III) Preparação e seleção das atividades de formação; IV) Execução das atividades nas escolas; V) Divulgação dos resultados. Considerando a amplitude geográfica, público atendido, palestrantes e programações, o evento configura-se como uma iniciativa de formação continuada de educadores no Estado do Amapá, por proporcionar a melhoria de acesso ao conhecimento e atualização de professores, em especial, os residentes em localidade de difícil acesso. A participação de estudante em projeto dessa natureza que promove a vinculação direta com a escola e seus atores, assegura um alto grau de envolvimento no intercâmbio com a comunidade e consolidada a partir de um conjunto de ações planejadas e inter-relacionadas que põem em movimento para abordar e resolver problemas sociais/educacionais determinados, contribuindo para o aperfeiçoamento do conhecimento profissional do estudante.