O que é Bolsa Monitoria Remunerada e quais os procedimentos para participação?

A monitoria é um processo de seleção de discentes por meio de edital no início de cada semestre letivo, realizado pelos Departamentos Acadêmicos e proporciona uma bolsa no valor de R$ 400,00. O objetivo da monitoria é ampliar a formação acadêmica do aluno, possibilitando-lhe atuar de forma mais intensa e direta em uma determinada disciplina, sob orientação docente. Os critérios de participação são: estar matriculado e cursando regularmente o curso de graduação vinculado ao DFCH; aprovação em todas as disciplinas que são requisitos para as vagas de monitoria desejada, comprovadas através do histórico escolar.

 

Como é feito a certificação de monitor remunerado?

A certificação é feita após o encerramento do semestre e a consequente finalização da disciplina, o DFCH emite certificado para o acadêmico que deverá solicitar via e-mail.

 

O que é Bolsa Monitoria Não-Remunerada (voluntária) e quais os procedimentos para participação?

A monitoria é um processo de seleção de discentes por meio de edital no início de cada semestre letivo, realizado pelas coordenações de curso, sendo que não há pagamento de bolsa. Tem o objetivo de ampliar a formação acadêmica do aluno, possibilitando-lhe atuar de forma mais intensa e direta em uma determinada disciplina, sob orientação docente. Os critérios de participação são: estar matriculado e cursando regularmente o curso de graduação vinculado ao DFCH; aprovação em todas as disciplinas que são requisitos para as vagas de monitoria desejada, comprovadas através do histórico escolar.

 

O que é estágio obrigatório?

Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Esse tipo de estágio é de exclusiva responsabilidade da Coordenação do Curso.

 

O que é estágio não-obrigatório e quais os procedimentos e documentações para participação?

Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. Os documentos necessários para a formalização do estágio perante a instituição de ensino são: Termo de compromisso, assinado pela concedente, estagiário e, por última, a assinatura da instituição de ensino (Diretor do DFCH); Plano de estágio, assinado pelo supervisor de estágio da concedente, aluno e professor responsável pelo estágio no curso (na ausência desse, assinado pelo Coordenador do Curso); Atestado de matrícula atualizado. Vale ressaltar, que se o processo de estágio envolver agente de integração (exemplo: CIEE) são 4 vias de termo de compromisso, caso seja direto com a concedente, 3 vias de termo de compromisso.

Quais os procedimentos e prazos para entrega do PAID?

O PAID é o instrumento no qual constam as atividades acadêmicas e a carga horária cumprida pelo professor, relacionadas à tríade ensino/pesquisa/extensão, além de outras atividades de natureza administrativa, sindical e de representação. O preenchimento do PAID é obrigatório e deve ocorrer a cada período letivo, semestral ou intervalar, diretamente no Sistema Acadêmico, observando o regime de trabalho do professor, independentemente de seu vínculo, lotação e titulação, bem como todo o ordenamento legal emanado do CONSU, balizador da organização e do funcionamento das atividades-fim da UNIFAP. O prazo para entrega do PAID é de 7 dias após o início do semestre letivo.

 

O que é certidão de adimplência de PAID?

É o documento comprobatório emitido pelo DFCH que atesta que o docente está adimplente com a entrega de todos os PAIDs, documento este obrigatório para compor determinados processos administrativos da Universidade, como por exemplo, processo de afastamento para qualificação. O documento pode ser solicitado via e-mail institucional do DFCH.

 

O que é autuação de processo?

Autuar processo significa transformar um documento ou memorando em processo eletrônico dentro do SIPAC. Tal atividade é de exclusividade dos Departamentos Acadêmicos e Pró-Reitorias, segundo a Ordem de Serviço nº 03/2017 – Reitoria/UNIFAP, portanto se uma Coordenação de Curso desejar abrir um processo, a mesma deverá enviar o memorando ou documento contendo todos os anexos necessários para  DFCH, e informar o destino que o processo deverá seguir.

 

O que é o Conselho Departamental?

Segundo o Regimento Interno da UNIFAP, Conselho Departamental é o órgão deliberativo e consultivo de seu respectivo Departamento Acadêmico, composto pelo Diretor do Departamento, os Coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação vinculados, representação da categoria docente, representação da categoria técnico administrativo, representação da categoria discente e representante da comunidade externa (entidades de classe).

 

O que é afastamento para qualificação docente?

Segundo a Resolução 22/2010 – CONSU/UNIFAP, é o direito de pedido de afastamento do docente para a participação em programa de pós-graduação stricto sensu no Brasil e no exterior, segundo as normas estipuladas. O pedido deverá ser feito na Coordenação do curso, entregando toda a documentação necessária, posteriormente é enviado de forma digital em memorando eletrônico para o DFCH, que ao receber irá autuar em processo e encaminhar para as unidades responsáveis.

 

As férias dos docentes são homologadas no DFCH?

Somente as férias dos docentes com cargo de coordenador de curso são homologadas pelo Diretor do DFCH, as férias dos demais são homologadas pelo Coordenador do seu respectivo curso.

 

Qual a diferença entre Coordenação de Curso e Departamento Acadêmico?

A Coordenação do curso é quem gerencia as demandas diretas do curso de graduação ou pós-graduação, tendo o primeiro contato com os discentes e docentes vinculados, por exemplo, equivalência de disciplinas, abono de faltas, pedido de colação de grau, pedido de afastamento para qualificação, pedido de progressão funcional, etc. O Departamento Acadêmico agrega vários cursos do mesmo segmento, no caso do DFCH são: Administração, Ciências Sociais / Sociologia, Geografia Bacharelado e Licenciatura, História Bacharelado e Licenciatura, Direito, Tecnologia em Secretariado, Secretariado Executivo e Relações Internacionais, portanto trata de assuntos administrativos macros envolvendo interesse comum de todos os cursos.