Mestrado Profissional em Estudos de Fronteira recebe inscrições a partir de 09 de outubro

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por meio do Departamento de Pós-Graduação (DPG) torna público, pelo presente Edital, as normas do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Estudos de Fronteira (PS-PPGEF).

O Programa tem como área de concentração Fronteira e Sociedade, dividida em duas linhas de pesquisas: Estado, Fronteira e Políticas Públicas e Cultura, Sociedade e Fronteira.

As inscrições deverão ser efetuadas a partir do dia 09 de outubro de 2017 até o dia 22 de outubro do mesmo ano, mediante o preenchimento online do formulário de inscrição no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec.

Para o processo seletivo de 2018 serão ofertadas 18 (dezoito) vagas, sendo 2 (duas) vagas reservadas para negros (pretos e pardos), 1 (uma) vaga para indígenas e 1 (uma) vaga para portadores de necessidades especiais.

A proficiência em língua estrangeira em inglês ou francês é pré-requisito para a matrícula do (a) candidato. O programa utilizará como padrão o Exame de língua estrangeira para a pós-graduação (ELEP).

Para mais informações:

EDITAL N.º 04/2017-DGP/UNIFAP – PPGEF

ANEXO – A

ANEXO – B

ANEXO – C

ANEXO – D

ANEXO – E

ANEXO – F

Publicado edital para seleção do mestrado em Biodiversidade Tropical

A Universidade Federal do Amapá torna público o edital de seleção ao curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO). O curso será executado por meio do convênio entre Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA-AP), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil).

O Programa tem como área de concentração a Biodiversidade, divida em três linhas de pesquisas: Caracterização da Biodiversidade, Gestão e Conservação da Biodiversidade e Uso Sustentável da Biodiversidade. São requisitos para a inscrição possuir nível superior de instituições reconhecidas e ter sido aprovado em prova de língua inglesa ou ser nativo de língua inglesa mediante apresentação de algum documento listado no edital.

Nesse edital são ofertadas 22 vagas que serão preenchidas conforme a disponibilidade dos orientadores. As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas via internet no endereço eletrônico www.unifap.depsec a partir das 09h30 do dia 09 de outubro de 2017 até às 17h30 do dia 20 de outubro de 2017.

Mais informações no site:

Mestrado em Ciências Ambientais abre inscrições a partir de 16 de outubro

A Universidade Federal do Amapá, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) torna público o EDITAL para exame de seleção do mestrado em Ciências Ambientais para ingresso em 2018. Serão ofertadas 20 vagas, sendo uma para cada docente do programa.

A novidade desse processo seletivo é a adesão às políticas inclusivas com vagas destinadas a negros, indígenas, deficientes e pessoas trans. As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas via internet no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec entre 16 e 24 de outubro de 2017. Para se inscrever no processo seletivo, o candidato precisa confirmar que possui atestado de proficiência em língua inglesa.

Os candidatos que não possuírem algum dos atestados previstos no edital deverão realizar o Exame de Língua Estrangeira para a Pós-Graduação (ELEP). As inscrições para o ELEP deverão ser realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec, de 14 a 21 de setembro de 2017. Informações gerais sobre o programa e/ou o processo de inscrição podem ser obtidas no site da UNIFAP.