Licenciatura em
Letras Inglês

Apresentação do Curso

Objetivo:

  • Objetivo Geral:  Formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. O profissional de Letras Inglês deve ter domínio do uso da língua que é objeto de seu estudo, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários. Assim, prevê-se, sobretudo, a formação de um profissional crítico, reflexivo e investigativo, que esteja preparado para exercer uma prática cotidiana de formação continuada, considerando o eixo temático do curso: a linguagem.
  • Objetivo específico: Para tanto, essa proposta relaciona as seguintes competências e habilidades esperadas de um profissional de Letras Inglês:

    I. Domínio do uso da Língua Inglesa, nas suas manifestações orais e escritas, em termos de recepção e produção de textos;

    II. Domínio teórico e crítico dos componentes fonológico, morfossintático, léxico e semântico da Língua Inglesa;

    III. Capacidade de reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

    IV. Domínio crítico de um repertório representativo de uma dada literatura; V. Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias;

    VI. Preparação profissional atualizada, incluindo a utilização dos recursos da informática, que permita o exercício criativo do processo de construção do conhecimento;

    VII. Percepção de diferentes contextos culturais;

    VIII. Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição didática dos conhecimentos para o contexto educacional..

Nível: Graduação. Duração: 4 anos

Coordenador

Silvagne Vasconcelos Duarte

Email: letrasingles.ead@unifap.br

Licenciatura em
Letras Inglês
Informações

As exigências colocadas pela atualidade impõem inexoravelmente o uso de metodologias que possibilitam a formação de um profissional crítico e ético, capaz de identificar e auxiliar a resolução das demandas do planeta. Desta forma a dinamização metodológica que parte da problematização da realidade com a finalidade de compreendê-la, de construir o conhecimento capaz de transformá-la, acentuar a descoberta, a participação em grupo a autonomia e a iniciativa, tornou-se imprescindível.
Nesse sentido, destaca-se que as (TICs) têm uma grande importância nos cursos a distância, invadindo todas as áreas do quotidiano, o departamento de educação a distância possui, lousa interativa, retroprojetor e outras ferramentas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem do curso. Alem de que todos tem um atendimento mais individualizado oferecendo aos discentes mecanismos para que estes possam se manifestar, principalmente, através dos recursos da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) através de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e atendimento de tutoria presencial e a distância.


O ambiente virtual de aprendizagem é um software que dá suporte às atividades educacionais desenvolvidas através das tecnologias de informação e comunicação. Permite a gestão do conteúdo da disciplina pelo professor, que pode organizá-los da forma mais adequada a atender aos objetivos da disciplina. Além de permitir ao aluno o acesso à disciplina a qualquer tempo e em qualquer lugar.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado pela UNIFAP é o Moodle, software aberto e livre, de larga utilização em mais de oitenta países por instituições de ensino de diversos níveis.


No AVA o aluno poderá fazer o download da apostila, de textos e slides das aulas, para autoestudo; assistir as videoaulas; consultar o calendário acadêmico e as datas dos encontros presenciais e das provas; ter acesso às suas notas; interagir com o tutor e demais alunos do curso; realizar atividades; participar de fóruns e chats; dentre outras funcionalidades. A prática de ensino, não consiste apenas na sala de aula e nem está restrita às atividades de trabalho pedagógico isolado, mas se expande para o trabalho junto à comunidade. Outro suporte metodológico relevante é a interdisciplinaridade como perspectiva superadora do conhecimento estanque e fragmentado, contemplado de alguns recursos:
– Estudo de caso;
– Visitas “In Loco”;
– Palestras;
– Inter-relação das Disciplinas na Concepção e Execução do Currículo;
– Sistema de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem flexível de modo a possibilitar, ao aluno, o desenvolvimento de habilidades de expressar-se de modo crítico e criativo frente aos diferentes contextos e problemas sociais.
– Sistema de Auto Avaliação dos cursos, que integram a avaliação institucional, devidamente acompanhado pela Comissão Permanente de Avaliação-CPA. A CPA acompanha os
desdobramentos do curso.

A metodologia que permeará as ações do curso prima por planos de ensino interdisciplinares e dialógicos, evidenciando, principalmente as relações estabelecidas nos diversos eixos que compõem a matriz curricular. Assim, os princípios metodológicos que nortearão o processo de ensino-aprendizagem da licenciatura em Ciências Sociais à distancia tomarão por base a análise de situações sociais e políticas como estratégia didática.

Os conteúdos abordados durante as aulas na modalidade a distância serão desenvolvidos e executados tanto na plataforma moodle como em aulas presenciais, por meio de estratégias fundamentadas em trabalhos colaborativos, auto-aprendizagem e na articulação da teoria com a prática de ensino.

Com intuito de evitar a evasão e as dificuldades que prejudiquem o bom aproveitamento dos alunos ao longo do curso, o processo de seleção incluirá a realização de um curso prévio que denominamos “Módulo de Acesso”. Esse curso favorecerá a aquisição de habilidades necessárias aos alunos de EaD, assim como a seleção prévia daqueles que possuam ou alcançarem as habilidades necessárias à realização de atividades e procedimentos fundamentais na educação a distância.

O processo de ensino e aprendizagem na plataforma moodle será planejado por professores formadores os quais irão propor, escrever e planejar os módulos disciplinares, e na sua execução tanto a distância como presencial receberão a ajuda dos tutores (presenciais e a distância). Durante o curso serão utilizados inúmeros recursos didáticos pedagógicos, tendo como aliado fundamental as ferramentas disponibilizadas pela plataforma moodle.

A ferramenta utilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem para proporcionar a interação entre o aluno e a tutoria on-line é o Fórum de Discussão, sendo que este por sua vez permite a comunicação promovendo a aprendizagem colaborativa e a interação entre alunos e tutores on-line.

A troca de conhecimento e informações entre a tutoria on-line e tutoria presencial é feita através da ferramenta de e-mail, telefone e um fórum específico no Ambiente Virtual para troca de experiências entre todos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem (tutores presenciais, coordenação de EAD e tutores on-line).