Licenciatura em
Letras Português

Apresentação do Curso

Objetivo:

  • Objetivo Geral: O Curso de Licenciatura em Letras Português na modalidade a distância visa formar o licenciado em Língua Portuguesa de acordo com o contexto e necessidades locais e com o objetivo de atuação teórico-prática sob a realidade regional. Tem, ainda, por objetivo formar profissionais para atuar no Ensino Médio na rede pública e privada, mantendo a tradição de ensino de qualidade na UNIFAP.
  • Objetivo específico: I. Formar profissionais que atuem com coerência nas áreas de Linguística, Literatura e Didática das línguas e das literaturas;
    II. apresentar as contribuições fundamentais sobre o ensino de língua e as concepções
    contemporâneas dos tipos de gramáticas;
    III. mediar a aprendizagem e a operacionalização dos conceitos fundamentais da Linguística, Literatura e Didática/Pedagogia;
    IV. permitir ao aluno a utilização adequada das variedades da Língua Materna em situações de comunicação;
    V. proporcionar uma reflexão sobre o ensino da Língua Materna no processo de comunicação;
    VI. discutir práticas pedagógicas no ensino/aprendizagem da Língua Materna (língua e literatura de língua portuguesa, literatura amapaense);
    VII. proporcionar uma reflexão associada da literatura Brasileira do contexto histórico e social em que esses discursos foram e são produzidos;
    VIII. mediar o processo de aquisição e produção de conhecimento e sua relação com as diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos;

Nível: Graduação. Duração: 4 anos

Coordenadora

Marcos Paulo Torres Pereira

Email: letrasportugues.ead@unifap.br

Licenciatura em
Letras Português
Informações

As exigências colocadas pela atualidade impõem inexoravelmente o uso de metodologias que possibilitam a formação de um profissional crítico e ético, capaz de identificar e auxiliar a resolução das demandas do planeta. Desta forma a dinamização metodológica que parte da problematização da realidade com a finalidade de compreendê-la, de construir o conhecimento capaz de transformá-la, acentuar a descoberta, a participação em grupo a autonomia e a iniciativa, tornou-se imprescindível.
Nesse sentido, destaca-se que as (TICs) têm uma grande importância nos cursos a distância, invadindo todas as áreas do quotidiano, o departamento de educação a distância possui, lousa interativa, retroprojetor e outras ferramentas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem do curso. Alem de que todos tem um atendimento mais individualizado oferecendo aos discentes mecanismos para que estes possam se manifestar, principalmente, através dos recursos da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) através de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e atendimento de tutoria presencial e a distância.


O ambiente virtual de aprendizagem é um software que dá suporte às atividades educacionais desenvolvidas através das tecnologias de informação e comunicação. Permite a gestão do conteúdo da disciplina pelo professor, que pode organizá-los da forma mais adequada a atender aos objetivos da disciplina. Além de permitir ao aluno o acesso à disciplina a qualquer tempo e em qualquer lugar.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado pela UNIFAP é o Moodle, software aberto e livre, de larga utilização em mais de oitenta países por instituições de ensino de diversos níveis.


No AVA o aluno poderá fazer o download da apostila, de textos e slides das aulas, para autoestudo; assistir as videoaulas; consultar o calendário acadêmico e as datas dos encontros presenciais e das provas; ter acesso às suas notas; interagir com o tutor e demais alunos do curso; realizar atividades; participar de fóruns e chats; dentre outras funcionalidades. A prática de ensino, não consiste apenas na sala de aula e nem está restrita às atividades de trabalho pedagógico isolado, mas se expande para o trabalho junto à comunidade. Outro suporte metodológico relevante é a interdisciplinaridade como perspectiva superadora do conhecimento estanque e fragmentado, contemplado de alguns recursos:
– Estudo de caso;
– Visitas “In Loco”;
– Palestras;
– Inter-relação das Disciplinas na Concepção e Execução do Currículo;
– Sistema de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem flexível de modo a possibilitar, ao aluno, o desenvolvimento de habilidades de expressar-se de modo crítico e criativo frente aos diferentes contextos e problemas sociais.
– Sistema de Auto Avaliação dos cursos, que integram a avaliação institucional, devidamente acompanhado pela Comissão Permanente de Avaliação-CPA. A CPA acompanha os
desdobramentos do curso.

A estrutura curricular do curso de Licenciatura em Sociologia à distância é coerente com os objetivos do curso e expressa, na organização das disciplinas, o perfil profissional do egresso. Contempla os três momentos de formação – específica, pedagógica e livre, garantido simultaneamente flexibilidade de percursos formativos e diferentes trajetórias de formação. Atende também a resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002 que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, definindo a obrigatoriedade mínima de 400 h para prática docente e estágio supervisionado e 200 horas de atividades complementares.