Titulo: A ESCOLA DO SÉCULO XXI E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
Autor: Elda Gomes Araújo
Resumo: A disseminação do uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (doravante NTIC’s) em diferentes campos da atividade humana, aliada a sua integração às facilidades da telecomunicação, evidenciou possibilidades de construir novos modos de viver e de pensar. Disseminação esta tão importante quanto à modificação provocada no contexto educacional sobre as concepções de ensino e aprendizagem, tempo e espaço. O ato de aprender e ensinar não se limita ao espaço físico de uma sala de aula ou a orientação exclusiva de um professor. Professor e aluno assumem novos papéis. Surgem novas modalidades de ensino: semipresencial e a distância. Na Sociedade do Conhecimento, da Informação e da Comunicação, a educação exige um olhar diferenciado em que o componente tecnológico não pode ser ignorado. Diante de uma sociedade cada vez mais tecnológica existe a necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias. O presente artigo constitui uma elaboração teórica a respeito do estudo desenvolvido por Angel-Pio Gonzáles Soto (2004), intitulado “Mas allá del curriculum: la educación ante el reto de las nuevas tecnologías de la información y la comunicación”. Ressaltamos, no entanto, que outros autores como Bianchetti (1996), Belloni (2003), Litwin (2001), Oliveira & Valladares (1999) e Wickert (2000) serão citados numa tentativa de explicitar as contribuições do potencial das NTIC’s aplicadas à educação.
Email: elda@unifap.br
Download: [dm]3[/dm]
—————————————————————————————————————————–
Titulo: AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM ONLINE PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Elda Gomes Araújo
Resumo: Este artigo responde a necessidade de refletir sobre aprendizagem online para a formação de professores. Vincula-se a linha de investigação das novas tecnologias aplicada à educação, a partir do modelo construtivista de aprendizagem e da modalidade de ensino a distância. Para avaliar a aprendizagem dos professores cursistas utilizamos a metodologia quantitativa, método quase-experimental (desenho pré e pós-teste). Em concreto, realizamos um estudo avaliativo da aprendizagem por meio do programa Mídias na Educação, aplicado aos professores-cursistas do Pólo Macapá, da Universidade Federal do Amapá (Brasil). Entre os resultados obtidos cabe destacar que os professores-cursistas descobriram que o uso das TIC’s facilita sua aprendizagem, aumentaram o uso das TIC’s em sua prática docente e que a modalidade de ensino a distância exige mais dedicação aos estudos se comparado ao ensino presencial.
Autor: Elda Gomes Araújo
Email: elda@unifap.br
Download: [dm]4[/dm]
—————————————————————————————————————————–
Titulo: AVALIÇÃO DE PROGRAMA ON-LINE PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Autor: Elda Gomes Araújo
Resumo:
Neste trabalho apresentamos os resultados da aplicação do programa de formação de professores Mídias na Educação, em quanto a suas dimensões pedagógicas, assim como de sua plataforma on-line. Este programa encontra-se incluído no conjunto de programas de SEED-MEC do Brasil. A avaliação foi realizada por professores-cursistas matriculados no Polo Amapá da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP, Brasil). Para avaliação aplicamos a metodologia quantitativa, método descritivo, através de um questionário ad hoc, assim como a metodologia qualitativa por meio de um questionário de perguntas abertas à que realizamos uma análise de conteúdo.
Email: elda@unifap.br
Download: [dm]5[/dm]
—————————————————————————————————————————–
Titulo: Autor: CONEXIÓN DEL CONOCIMIENTO PARA UNA CULTURA INTERACTIVA
Resumo:
En mi infancia, yo encontré la mejor información sobre los países exóticos en los libros didácticos, leyendo las noveles de aventura (Julio Verne, por ejemplo). Mis hijos muy pronto conocieron más que yo sobre ese tema mirando la televisión o viendo películas. Podemos aprender mucha historia del Imperio Romano a través de películas, sin esas películas fueran rigurosas con el tema histórico (…) Um buen programa educativo de televisión (por no hablar de un CD) puede explicar la genética mejor que un libro (Humberto Eco, De Internet a Gutemberg1).
Email: elda@unifap.br
Download: [dm]6[/dm]
—————————————————————————————————————————–
Titulo: La formación on-line y el derecho a la ciudadanía
Autor: Elda Gomes Araújo
Resumo:
Email: elda@unifap.br
Download:[dm]7[/dm]