O I ELCIND

O I ELCIND surge da necessidade de discutir no interior da Universidade Brasileira práticas e fatos envolvidos no ato de ensinar línguas em contexto indígena.

A Educação Escolar Indígena (EEI) no Brasil assume para si, do ponto de vista legal, característica / natureza própria. O que se tem feito nessa direção? O ELCIND se propõe a discutir com distintos atores da EEI essa realidade. Nortearão o encontro perguntas do tipo: Como as escolas indígenas têm constituído suas práticas voltadas ao ensino de línguas? Qual o conjunto de possibilidades é destinado aos professores das mesmas escolas? Qual o nível de compreensão teórica dos professores acerca de temas importantes advindos da Linguística (Aplicada, ou não), tais como ensino bilíngue, abordagens de ensino, lugar do texto e do contexto nas práticas de ensino, atendimento aos anseios das próprias sociedades indígenas? Qual o impacto de tudo isso sobre a aprendizagem discente?

Numa outra perspectiva, interessa-nos ainda pensar a natureza da atuação das secretarias executivas de educação sobre a EEI, a formação continuada de professores indígenas e não indígenas; diretrizes para o ensino de línguas indígenas e para o ensino de português. Deste modo, o ELCIND assenta-se sobre a necessidade de discutir práticas e perspectivas de ensino de línguas em contexto indígena. Alguns objetivos emanam de tal necessidade, dentre os quais:

– Conhecer e discutir distintas realidades e atitudes sobre o ato de ensinar línguas indígenas.
– Conhecer e discutir distintas realidades e atitudes sobre o ato de ensinar língua portuguesa.
– Ampliar as possibilidades de políticas públicas de ensino e de formação de professores capazes de aproximar as escolas indígenas de sua natureza diferenciada.
– Lançar luz sobre a produção de materiais didáticos e até mesmo de gramáticas pedagógicas.
– Discutir o papel do professor de línguas em contexto indígena.