Sobre o Curso
O curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica no estado do Amapá foi criado no ano de 2008 através da Resolução Nº. 06/2008 de 21/05/2008 do Conselho Universitário Superior (CONSU) da UNIFAP, com a sua primeira turma ingressando no vestibular de 2009, justificado e norteado pelos seguintes pontos principais:
I – Criar mão de Obra qualificada para atuar no Estado do Amapá considerando o aumento da necessidade de conhecimento técnico cientifico na área de Engenharia Elétrica, para suprir a demanda criada tanto por programas de desenvolvimento, crescimento e sociais do governo federal, quanto pela expansão imobiliária explicita em na notória verticalização da capital Macapá, que se transformaram em uma alternativa para as necessidades de moradia do povo Amapaense.
II – Foi vislumbrado à época da criação do curso que em pouco tempo as unidades geradoras de energia elétrica do estado estariam fazendo parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), com a construção da linha de transmissão que interliga Tucuruí a Macapá e Manaus, criando a necessidade de manutenção e operação das mesmas a qual é elaborada com a participação de engenheiros eletricistas. Sendo realizado a completa interligação do estado do Amapá em 2015, a partir deste ponto espera-se que sejam criadas novas oportunidades aos alunos concluintes do curso de Engenharia Elétrica.
III – Ressalta-se também que o potencial hidrelétrico da região é grandioso, com a usina em Ferreira Gomes (Rio Araguari), além da expansão da Hidrelétrica de Coaracy Nunes (Rio Araguari), bem como a construção da Usina Hidrelétrica de Cachoeira Caldeirão (Rio Araguari) e mais a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio (Rio Jari). Como se tratam de geradores ligados a máquinas primárias, ou seja, máquinas rotativas cuja função é entregar ao gerador a energia potencial do rio, é evidente a necessidade de engenheiros eletricistas para atuarem no projeto de supervisão e operação tais máquinas;
IV – As indústrias mineradoras da região necessitam de mão de obra qualificada para atuar no ramo de projetos de automação dos elementos mecânicos tais como correias transportadoras, guindastes, perfuradoras, malha ferroviária e outros, essenciais na extração de minérios;
V – No cenário nacional, é bastante clara a absorção de engenheiros eletricistas por grandes empresas públicas, autarquias, capital misto e capital privado, as quais crescem e apontam a economia brasileira como a 9ª maior do mundo em 2016;
VI – A UNIFAP segue sendo a única instituição de ensino publica a ofertar o curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica no estado, somado ao fato de o Engenheiro Eletricista ser bastante versátil e imprescindível em muitos segmentos industriais, com atuação em diversas áreas da indústria bem como no setor de serviços;
VII – Promover o interesse para o desenvolvimento científico na Universidade, incentivando docentes, discentes e os técnicos-administrativos em educação, a participar de projetos de pesquisa e extensão.
A criação do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica reforçou o interesse da UNIFAP em investir em cursos da área tecnológica e assim deu suporte e favoreceu a criação dos cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação, ambos em 2014. Ampliando as áreas de formação de recursos humanos nessa área.
O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica tem duração de 5 (cinco) anos distribuídos em 10 (dez) semestres letivos, buscando atender às exigências para os cursos de Engenharia que destacam o apelo à necessidade de se reduzir o tempo em sala de aula e o favorecimento dos trabalhos individuais e em grupo. O curso tem uma carga horária total de 4.275 horas de atividades divididas da seguinte forma: (i) 1.500 horas em disciplinas do núcleo de conteúdos básicos; (ii) 750 horas em disciplinas do núcleo de conteúdos profissionalizantes; (iii) 1.290 horas em disciplinas do núcleo de conteúdos específicos, sendo 1.050 horas distribuídas em disciplinas obrigatórias e 240 horas em disciplinas optativas; (iv) 120 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); (v) 405 horas de Estágio Curricular Supervisionado e (vi) 210 horas destinadas às Atividades Complementares.
Coordenadores do Curso de Engenharia Elétrica
O curso de Engenharia Elétrica iniciou em 2009 sob a coordenação do Prof. Dr. José Reinado C. Nery, físico e engenheiro eletricista responsável pela implantação do curso, contando com a cooperação do Prof. Dr. Alaan Ubaiara Brito e do Eng. Raimundo Cordeiro Espíndola que haviam iniciado a construção do PPC anos antes. Abaixo encontra-se a lista de coordenadores, desde então:
COORDENADOR / PERÍODO
VICE-COORDENADOR
1. Prof. Dr. José Reinaldo C. Nery (2009 – 2011)
Cargo Vago
2. Prof. Dr. Alaan Ubaiara Brito (2011 – 2013)
Prof. Dr. Rogério Gaspar de Almeira
3. Prof. Dr. José Henrique Dias Onaka (2013 – 2013)
Prof. Dr. Geraldo N. de A. Maranhão
4. Prof. Dr. Geraldo N. de A. Maranhão (2013 – 2014)
Prof. Dr. José Henrique Dias Onaka
Tec. Me. Márcio Clei Silva de Oliveira
5. Prof. Dr. André de Oliveira Ferreira (2014 – 2016)
Prof. Me. Andrey da Costa Lopes
Tec. Me. Márcio Clei Silva de Oliveira
6. Prof.ª Dra. Michele de Nazaré N. Santos (2016 – 2017)
Prof. Me. Raphael D. Comesanha e Silva
7. Prof. Me. Raphael D. Comesanha e Silva (2017 – 2018)
Prof.ª Ma. Kellen Diane de Carvalho Gomes
8. Prof.ª Dra. Fernanda Regina Smith N. Corrêa (2018 – 2020)
Prof.ª Ma. Kellen Diane de Carvalho Gomes
Prof. Dr. Felipe Monteiro
Prof. Dr. Geraldo N. de A. Maranhão
Prof. Dr. Helyelson Paredes Moura
Prof. Me. Raphael Diego Comesanha e Silva
9. Prof. Dr. Felipe Monteiro (2020 – 2022)
Prof.ª Dra. Fernanda Regina Smith Neves Corrêa
10. Prof.ª Ma. Kellen Diane de Carvalho Gomes (2022 – Atual)
Prof.ª Dra. Fernanda Regina Smith Neves Corrêa
Prof.ª Dra. Michele de Nazaré Novaes Santos
Acervo Fotográfico
Abaixo seguem algumas imagens que contam a história e trajetória do curso.