Público Alvo

Professores com graduação em Física de escolas públicas ou portadores de diploma de áreas afins que estejam interessados a estudar o ensino de física numa perspectiva interdisciplinar.

É importante notar que o ensino de física nas escolas continua tradicional e a formação dos professores na graduação ainda pouco explora a questão pedagógica, ou melhor, intensifica um trabalho de conscientização de que o ensino em sua perspectiva experimental, tecnológico pode melhorar as perspectivas de entendimento de um dado assunto pelo aluno.

A UNIFAP com a implementação deste curso reforça seu papel quando da consolidação qualitativa de ensino a qual versa o PDI 2015-2019, bem como ganha ao longo do curso recurso humano capaz de melhorar a produção científica e cultural desta universidade.

Por conseguinte, a sociedade, onde se inclui a comunidade amapaense lucra com profissionais mais qualificados para ensinar Física nas escolas, cidadãos mais críticos de seus papeis na sociedade. Estes elementos são fundamentais para o processo de ensino e de aprendizagem, nos termos em que sem eles entende-se que o ensino continuará fundamentalmente classista, elitista e de vanguarda, no que tange o ensino de física.

A UNIFAP através do curso de Física apresenta o Projeto Pedagógico do curso de Especialização em ensino de Física, que foi elaborado nos moldes do que preconiza a constituição federal de 1988 e as demais legislações pertinentes, assim como respeitando as normas e resoluções da Universidade Federal do Amapá, nas formulações dispostas no marco regulatório que nortearam a estrutura organizativa da matriz curricular, nos princípios teórico-metodológicos da prática educativa, bem como nos procedimentos avaliativos em consonância com a reflexão sobre a formação e o fazer do professor de física, considerando o seu compromisso sociopolítico e as mudanças que o ensino básico sofre a cada dia.

O licenciado em física precisa se consolidar como docente seja de nível fundamental ou médio e a UNIFAP através da oferta de cursos de outros cursos de especialização já vem demonstrando que pode ser um instrumento de qualificação profissional de vários campos do conhecimento. A Especialização no Ensino de Física se apresenta como uma alternativa de qualificação profissional aos docentes de física do ensino básico do estado do Amapá.

O curso apresenta uma formação baseada nos princípios basilares do ensino, os quais nos garante a constituição federal de 1988. O currículo deve ser visto como o instrumento de trabalho do professor e que essa visão só pode ser alcançada pelo aprofundado conhecimento sobre as técnicas de ensino, teorias da aprendizagem, metodologias avaliativas. O aperfeiçoamento em relação às atitudes pedagógicas do professor e a sua metodologia pode ser o instrumento que falta no processo de transformação social do cidadão. Neste curso, ao docente é oferecida uma vasta gama de aprendizado no que tange elementos necessários a esta transformação.

Ao que se sabe a carência de professores de física é muito grande e mais ainda de professores com qualificação profissional adequada. A demanda social de professores nessa área cresce a todo ano e da mesma forma o numero de profissionais sem o trato pedagógico adequado ao seu publico alvo, pois os processos formativos exigem cada vez mais informação do professor em relação aos seus alunos e que sem o devido conhecimento do currículo e do seu público alvo, o professor vai continuar tradicional. A UNIFAP, neste sentido oferta qualificação para dissolução destes problemas.

Portanto, este projeto é fruto de um esforço do professor Robert Saraiva Matos do curso de física da UNIFAP e do colegiado deste curso. É importante ressaltar que todas as diretrizes do curso foram amplamente discutidas junto ao colegiado do curso com a presença de professores experientes que lutaram a todo tempo expressar suas preocupações, suas ideias e suas técnicas em prol da formulação de um documento que exprimisse a ideia de um processo formativo voltado para aluno do ensino básico. Todos os documentos importantes que constituem este documento foram sumariamente discutidos e aprovados pelo colegiado do curso de Física da Universidade Federal do Amapá em diversas oportunidades.

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