Aviso
A Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Física (CEEF) comunica aos novos alunos do CEEF que as aulas começam na segunda feira 06/05/2019.
JACKELINE DEL ROSARIO COLLAVE GARCÍA
COORDENADORA DE CURSO
Aviso
A Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Física (CEEF) comunica aos novos alunos do CEEF que as aulas começam na segunda feira 06/05/2019.
JACKELINE DEL ROSARIO COLLAVE GARCÍA
COORDENADORA DE CURSO
A coordenação do curso de Especialização em Ensino de Física tem o prazer de convidar a comunidade acadêmica e quem mais se interessar para a defesa de monografia do aluno Plácido Vieira, conforme convite abaixo:
Atenciosamente,
Prof. Drª. Jackeline Del Rosário Collave García Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Física port. 0134/2019Aconteceu no dia 28 de setembro de 2018 a defesa dos projetos de qualificação de monografia dos alunos do curso de Especialização em Ensino de Física, curso coordenado pelo professor Robert Matos e que tem como principal objetivo ofertar uma educação continuada para professores de Física da rede de ensino do Amapá e para os egressos do curso de Física da UNIFAP.
Na oportunidade os estudantes, Leonan Rocha, Iago Felipe, Roberto Carvalho e Plácido Vieira apresentaram seus trabalhos, intitulados: Proposta do ensino de Mecânica Quântica para o Ensino Médio, O uso do Arduino nas práticas experimentais de física: uma aplicação no estudo de ondas sonoras, Práticas de programação como ferramentas metodológicas para o Ensino de Física, Experimentos de Física com materiais recicláveis de baixo custo para o ensino médio: uma proposta metodológica com sustentabilidade, respectivamente.
O coordenador do curso, professor Robert Saraiva afirma que todos os alunos foram aprovados e que se mostra positivo com esse curso a medida que oferece potencialmente uma formação que permitirá uma melhora dos conceitos de ensino que os professores possuíam antes de ingressar no curso. Por outro lado, os alunos do curso também podem desfrutar do conhecimento de um corpo docente experiente e que conhece os problemas associados ao ensino de física e que por isso debatem no âmbito do curso as medidas a serem tomadas para uma transformação do ensino de física.
Concluída esta etapa, os alunos agora precisarão defender a monografia ao final do curso que conferirá a eles o título de Especialista em Ensino de Física. Ainda é importante ressaltar que o curso de física da UNIFAP é pioneiro na oferta de pós-graduação, gratuita, em física no Amapá, o que deixa os professores e alunos do curso de física, certamente, muito orgulhosos.
Veja abaixo imagens das apresentações dos alunos:
A coordenação
A coordenação do curso de Especialização em Ensino de Física tem o prazer de convidar a comunidade acadêmica e quem mais se interessar para a qualificação de monografia do aluno Plácido Vieira, conforme convite abaixo:
Atenciosamente,
Prof. Robert Saraiva Matos
Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Física
port. 2042/2017
A coordenação do curso de Especialização em Ensino de Física tem o prazer de convidar a comunidade acadêmica e quem mais se interessar para a qualificação de monografia do aluno Plácido Vieira, conforme convite abaixo:
Atenciosamente,
Prof. Robert Saraiva Matos
Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Física
port. 2042/2017
A coordenação do curso de Especialização em Ensino de Física tem o prazer de convidar a comunidade acadêmica e quem mais se interessar para a qualificação de monografia do aluno Plácido Vieira, conforme convite abaixo:
Atenciosamente,
Prof. Robert Saraiva Matos
Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Física
port. 2042/2017
A coordenação do curso de Especialização em Ensino de Física tem o prazer de convidar a comunidade acadêmica e quem mais se interessar para a qualificação de monografia do aluno Plácido Vieira, conforme convite abaixo:
Atenciosamente,
Prof. Robert Saraiva Matos
Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Física
port. 2042/2017
OFERTA 2018.2
1. Distribuição de Disciplinas
Disciplina |
CH |
Professor |
Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Física | 30 h | Victor Montero del Aguila |
Eletricidade e Magnetismo | 60 h | Yony Walter Milla Gonzales |
Física Contemporânea | 30 h | Juan José Diaz Bulnes |
Laboratório de Ensino Geral | 30 h | Jackeline del Rosário Collave Garcia |
TCC | 60h | Todos os professores (Orientadores) |
2. Quadro de Horários
HORÁRIO |
SEG
|
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
19:20 – 20:10 |
Física Contemporânea |
Eletricidade e Magnetismo |
Laboratório de Ensino Geral |
Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Física |
TCC |
20:10 – 21:00 |
Física Contemporânea |
Eletricidade e Magnetismo |
Laboratório de Ensino Geral |
Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Física |
TCC |
21:00 – 21:50 |
Eletricidade e Magnetismo |
TCC |
|||
21:50 – 22:40 |
Eletricidade e Magnetismo |
TCC |
No dia 28 de março de 2018 o professor Nilson dos Santos Ferreira, que é professor do curso de Especialização em Ensino de Física palestrou para os alunos do curso. A palestra foi voltada para a escrita de artigos científicos, mais especificamente sobre as técnicas da escrita do texto científico. O professor Nilson é membro do programa de pós-graduação em Física da Universidade Federal do Sergipe e se mostrou otimista com o curso de Especialização em Ensino de Física.
Segundo o professor Nilson “ as noções básicas de escrita científica são os fundamentos para que os pós-graduandos tenham um entendimento de como deve ser escrito um artigo científico. Desde o seu planejamento até a escolha do periódico para submeter o manuscrito”. Para o aluno Leonan Rocha “foi muito bom ter participado desta palestra, porque eu não tinha conhecimento de como começar a escrever um artigo científico, nem como enviar a uma revista e a palestra me ajudou a compreender algumas questões”.
O curso de Especialização em ensino de física iniciou em março de 2018 e terá duração de um ano. O coordenador do curso, professor Robert Saraiva, diz que é muito importante esses momentos onde os alunos, além das disciplinas, podem experimentar uma aproximação com a ciência e, muito mais importante, a forma como ela se dissemina.
Ao final do curso os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso, que poderá ser na forma de monografia ou um artigo científico, publicado em uma revista na área de ensino com qualis capes de no mínimo B4.
Atenciosamente,
Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Física
No dia 05/03/2018 se iniciaram as aulas do Curso de Especialização em Ensino de Física. Na oportunidade o professor e Coordenador do curso, Robert Saraiva, conversou com os alunos sobre o curso e quais os desafios que eles terão pela frente.
O curso de Especialização em Ensino de Física é uma idealização do Curso de Física da UNIFAP e atua em três linhas de pesquisa, quais sejam: TIC’s aplicada ao ensino de física, Ensino de física no Ensino Fundamental e Médio.
O professor Saraiva afirma que o curso representa o início da pós-graduação em ensino de física no Amapá, pois nenhuma outra instituição do estado oferta cursos de especialização voltados para a temática do ensino de física. Neste sentido, o curso é fruto do esforço dos professores do curso de física (e de outros cursos que resolveram colaborar) que se comprometeram e que mesmo sem recursos não mediram esforços para que os trabalhos se iniciassem.
A coordenação do curso se orgulha de poder estar colaborando com o ensino do Amapá e se compromete cada vez mais com a sociedade no sentido de qualificar e inserir os professores no que se refere a ciência.
À coordenação.
Veja imagens dos alunos e professores do curso: