Projeto de Extensão intitulado GRAAPA – Grupo de Estudos e Produção Audiovisual do Amapá – “Paisagens Culturais Amapaenses” é voltado para a promoção de atividades que visam fomentar a divulgação, educação bem como a realização de produtos midiáticos (vídeos e afins) resultado de experimentação com linguagens híbridas a partir do audiovisual e Novas Midias, com particular atenção à questão Ambiental, sobre “paisagens culturais amapaenses”.
O GRAAPA tem como proposta oportunizar e fornecer subsídios para a formação dos estudantes e professores de rede pública assim como do cidadão comum nas práticas sociais relativas ao Audiovisual e a Nova Midia, focando o diálogo entre Artes e convergência de meios, na promoção da Cultura da Memória, como instrumento para desenhar o futuro desejável. O que se dará de forma interdisciplinar, envolvendo Arte, Cultura e Sociedade, com pesquisa e experimentação de linguagens híbridas visando produção de conhecimento e produtos e, simultaneamente, promoção à reflexão e o debate sobre as questões sociais da contemporaneidade, em particular da realidade amapaense. Visa conhecer e dar à conhecer questões de linguagem e sociedade a partir da realidade amapaense inseridas no contexto nacional e global.
Área Temática: Comunicação, Meio Ambiente, Cultura, Educação e Produção e Tecnologia
Coordenadora: Isabel Regina Augusto
Professores colaboradores: Luciana Macedo e Roberta Scheibe.
Discentes Colaboradores: Raylana Dantas, Rafael Aleixo, Victor Reis, Frederico Abrahão, André Cantuária, Mauro Santos, Sadamy Yoshida, Alexandre Dantas, Daian Andrade e Jheny Quaresma
Colaboradores Outras Instituições: Andréa Martel, Neusa Olivia
Colaboradores da Comunidade em Geral: Barbara Baleiro
O Graapa tem parceria com duas escolas da rede estadual de ensino em Macapá. São as escolas Raimunda Virgulino, no bairro Pedrinhas, e a escola Raimunda dos Passos, no bairro Novo Horizonte.