DOCENTES

Prof. Ms. Agerdânio Andrade de Souza
Professor do Magistério Superior, na Universidade Federal do Amapá- UNIFAP, do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena-CLII. Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Londrina-UEL/Paraná, na área de Química Analítica Aplicada. Graduado em Química, com atribuição em Licenciatura Plena (2013) e (Física) pela Universidade Federal de Rondônia ?UNIR. É integrante do Laboratório de Desenvolvimento de Instrumentação e Automação Analítica (Grupo DIA), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa – CNPq. Atuações como; Policial Militar Ambiental – Batalhão de Polícia Militar Ambiental- BPA/Rondônia. Revisor de Texto Braille do Instituto Federal do Amapá- IFAP. Transcritor e Ledor Braille do INEP (Curso do INEP, 2017). E com experiência na área de Química, com ênfase no Desenvolvimento de Material Didático de Estruturas Orgânicas para Alunos Deficientes Visuais-DVs, atuando também na Educação Especial e Ensino de Química. Atuando principalmente nos seguintes temas: Adaptação e Desenvolvimento de Material Didático para DV; Ensino de Química, Fitoterápicos, Analises de Biomonitorameto de atividade Leishmanicida e Imunomoduladora por CG e LC/MS/MS. Atualmente, Coordenador do Projeto de Pesquisa “A INTERCULTURALIDADE DO ENSINO DE QUÍMICA”; Coordenador do PIBID/Química/2020, no Campus Binacional Oiapoque; e na Coordenação de Pesquisa, Extensão e Ações Comunitárias (COPEA), do Campus Binacional. Outras atuações como Coordenador do NAPNE/2017-2018/IFAP; Pesquisa e Estudo de Interculturalidade Indignas nas Escola de Macapá, Oiapoque e na UNIFAP, Vinculado ao IFAP/Campus Macapá. Atuação no Centro de Educação Temáticas de Educação Ambiental, da Polícia Ambiental do Estado de Rondônia em atividade conjunta a FUNAI, ICMBio e SESDEC, em Pesquisa e Ensino de Ciência nas Comunidades, Rurais e Indignas, com Interculturalidade Indígena e Educação Ambiental no Estado de Rondônia e Amazonas de 2011-2015. Colaborador, nos Projeto de Pesquisa e/ou extensão ? Laboratório de Formação de Professores em Práticas Transdisciplinares, ? Pratica Sustentáveis em TI verde, usando o SIPAC de forma eficiente no Campus Oiapoque; ? O INDÍGENA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DO NÃO INDÍGENA: Diálogos sobre educação e o ensino de matemática; ? Projeto TURÉ e ? POVOS INDÍGENAS: Diálogos sobre História e recortes do presente.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8707701Z3

Email: as.ac@hotmail.com

 

Profa. Dra. Carina Santos de Almeida
Professora de História Indígena e Ensino de História. Atua na área de Ciências Humanas no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Campus Oiapoque, com formação de professores indígenas dos povos do Amapá e norte do Pará (Karipuna, Palikur-Arukwayene, Galibi-Marworno, Galibi-Kalina, Wajãpi, Apalai, Wayana, Tyrió e Katxuyana). Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGH/UFSC) e pesquisadora colaboradora no Laboratório de História Indígena (LABHIN/UFSC). Dedica-se aos estudos sobre povos indígenas na América e o indigenismo no Brasil no decorrer do século XX. Participa como especialista de área desde 2014 da Ação Saberes Indígenas na Escola (MEC) com o povo Palikur-Arukwayene (Amapá).

Currículo Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759251D2

E-mail: carina_almaid@yahoo.com.br

 

Profa. Ma. Claudiane de Menezes Ramos
Doutoranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia, na Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professora na Universidade Federal do Amapá (Campus Binacional do Oiapoque), no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, manejo da biodiversidade agrícola, Gestão Ambiental e Territorial, educação ambiental e Manejo de Fibras Vegetais no alto rio Negro.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216184U0

E-mail: uclaudiane@gmail.com

 

Profa. Dra. Elissandra Barros da Silva
Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com bolsa do CNPq. Mestre em Letras / Linguística, pela Universidade Federal do Pará, Área de Descrição de Línguas Indígenas. É docente efetiva do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá, que atende as etnias Palikur, Karipuna, Galibi-Marworno, Galibi-Kalinã, Apalai, Waiana, Tiriyó e Kaxuyana. Foi Coordenadora do PIBID – Área de Linguagens e Códigos (2010-2012) e da Ação Saberes Indígenas na Escola (SIE) entre os Palikur-Arukwayene. Atualmente é Tutora do Programa de Educação Tutorial – Conexão de Saberes. Participa de grupos de pesquisa com foco na descrição e documentação de línguas indígenas, em especial Parikwaki (Palikur) e Kuruaya. E líder do Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene (NUKEPA-CNPq) e pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI) e do Grupo de Estudos de Línguas Indígenas do Goeldi. Atua principalmente nas áreas de Linguística, Descrição e Documentação de Línguas Indígenas, Políticas Linguísticas e Educação Escolar Indígena.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265327E5

E-mail: elissbarros22@gmail.com

 

Profa. Ma. Evilania Bento da Cunha
Professora da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional do Oiapoque, atua na área de Geografia – Ciências Humanas no curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela UESC, Especialização em Pedagogia da Alternância e educação do Campo pela UFMG, Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia pela UFPA, atua na área de Memória e Saberes, é Doutoranda no programa de Pós-graduação em Geografia da UFPA, cadastrada na Linha de Pesquisa Dinâmicas Territoriais na Amazônia. Foi professora de Geografia na educação escolar indígena kaapor – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO MARANHÃO, professora de geografia nas escolas Famílias Agrícolas de São João do arraial e Pedro II – Piauí, conselheira da Associação da Escolas Famílias Agrícolas do Piauí – AEFAPI, Educadora Popular voluntária da Rede de Educação Cidadã – RECID. atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena, Ensino de Geografia, Território/territorialidade, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266830H3

E-mail: evilaniageo@yahoo.com.br; evilania@unifap.br

 

Profa. Dra. Gelsama Mara Ferreira dos Santos
Possuo graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (1995), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social-PPGAS, do Museu Nacional-UFRJ – (2011). Atualmente sou professora do magistério superior do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Universidade Federal do Amapá -Campus Binacional do Oiapoque; Professora do Programa de Pós-graduação em Letras – PPGLET – na linha de pesquisa Diversidade Linguística na Amazônia; Consultora linguista do Projeto de Documentação de Línguas Indígenas-PRODOCLIN uma iniciativa do Museu do Índio (FUNAI-RJ) e UNESCO; Líder do Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas ? NELI – da Universidade Federal do Amapá, grupo de pesquisa criado e registrado no DGP do CNPq desde 2012. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Indígenas ? NEPI. Desenvolvo pesquisa na área de Linguística com ênfase em Línguas Indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: morfologia, documentação e análise de línguas indígenas, educação escolar indígena.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701641E6

E-mail: mgelsama.santos@gmail.com

 

Prof. Dr. Glauber Romling da Silva

Desde 2015 é professor adjunto (classe C, nível 1) da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Campus Binacional em Oiapoque e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET) no campus Marco Zero, na linha de pesquisa “descrição e análise de línguas indígenas” . É membro do Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI) e do Núcleo de Estudos de Povos Indígenas (NEPI). Tem pós-doutorado (Unicamp, 2015), doutorado (UFRJ-University of Ottawa, Canadá, 2013) e mestrado (UFRJ, 2009) em linguística na linha de pesquisa “línguas indígenas”. É Bacharel e Licenciado em Letras Português-Latim (UFRJ, 2007). Foi coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena (2016-17) e coordenador de pesquisa, extensão e ações comunitárias (2015-16) do Campus Binacional em Oiapoque (Unifap). Foi coordenador (2009-13) do projeto de documentação “Documentation of the Paresi-Haliti Language (Arawak)” através do “Endangered Languages Documentation Program” da “School of Oriental and African Studies” (University of London). Foi coordenador do projeto “Documentação de uma Língua Arawak do Sul: o Paresi-Haliti” através do “Projeto de Documentação de Línguas Indígenas” (PRODOCLIN, 2009-13), com sede no Museu do Índio-RJ/FUNAI. Trabalhou como parecerista das revistas LIAMES (Unicamp), Linguística (UFRJ), Veredas (UFJF), dentre outras. Tem publicações sobre as línguas Paresi-Haliti (Arawak), Pirahã (Mura), Kheuól do Uaçá (Crioula) e Kuikuro (Karib), nas áreas de documentação linguística, sintaxe, fonologia e fonética. Atualmente coordena o projeto “Atualização da Base de Dados Linguísticos da Língua Kheuól do Uaçá: uma Abordagem Bidialetal (Unifap)” A pesquisa atual engloba documentação linguística, multilinguismo e descrição de línguas indígenas.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710018E8

E-mail: glauberomling@yahoo.com.br

 

Profa. Dra. Janielle da Silva Melo

Professora dedicação exclusiva da Universidade Federal do Amapá. Coordenadora do curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade pela UFGD, com tese na área de bioprospecção de recursos naturais aplicados ao metabolismo, diabetes e síndrome metabólica. Mestre em Ensino de Ciências pela UFMS. Formada em Ciências Biológicas pela UFMS. Membro do corpo editorial e revisora do Journal Science and Knowledge in Focus. Avaliadora da Revista Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia Ethnoscientia. Integrante do Grupo de Estudos em Biotecnologia e Bioprospecção Aplicados ao Metabolismo, GEBBAM. Membro do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino, NUPHCE. Tem experiência como professora de Biologia com ênfase em Etnofarmacologia, Síndrome Metabólica, diabetes, anatomia e fisiopatologia humana, zoologia, ecologia, etnobiologia, práticas educativas, ensino de ciências e biologia, formação de professores e interculturalidade. Desenvolve projetos voltados a bioprospecção de recursos naturais aplicados ao metabolismo, diabetes e síndrome metabólica, e, formação de professores em contextos interculturais.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235638Z0

E-mail: janiellemelo@unifap.br

 

Profa. Dra. Jussara de Pinho Barreiros
Professora adjunta do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional de Oiapoque. Doutora em História da Ciência pela PUC-SP (2020), mestra em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela UNIFAP (2012), graduada em Educação Artística pela UFPA (1990) e especialista em Ensino Superior pela UNAMA (1994). Tem experiência em pesquisa em História da Ciência, Direito Ambiental e Políticas Públicas, com ênfase nos assuntos: Estudo sobre o Plano de Vida dos Povos e Organizações Indígenas do Oiapoque (2009) e o Projeto Etnoconservação de Quelônios no contexto da políticas socioambientais em terras indígenas; O ritual do Turé como objeto de estudo da História da Ciência. No magistério superior, ministra disciplinas da área de Ciências das Linguagens e Códigos na formação inicial de professores indígenas, com foco em: Arte Indígena, Ensino de Arte na Educação Escolar Indígena e Ensino de Arte na Educação Superior Indígena. É membro do Conselho Editorial da Science and Knowledge in Focus, periódico eletrônico publicado pelo Curso de Graduação em Matemática da UNIFAP, Seção 2: Ciência, Povo Indígena e Saber. Na pesquisa e ações extensionistas atua na equipe de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino (NUPHCE/CNPq).

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770942Z6

E-mail: jussaraw-ap@ig.com.br

 

Profa. Me. Maria Adriana Leite
Docente do curso de Licenciatura Intercultural Indígena(CLII) na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM). Mestre em Linguagens e saberes da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Especialização em metodologia do ensino de Matemática e Física (2011), especialização em Matemática Fundamental pela Universidade Federal do Pará (2011) e Especialização em educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Pará (2013). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4362886P2

E-mail: m.adrianaleite@gmail.com

 

Profa. Dra. Mary Gonçalves Fonseca

Licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Norte de Minas – FUNM. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Doutora em Educação: Currículo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Bolsista CAPES. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação escolar indígena e etnologia. Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá- Campus Binacional de Oiapoque desde o ano de 2014.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4483840H2

E-mail: marypitinha@yahoo.com.br

 

Prof. Me. Ramiro Esdras Carneiro Batista
Graduado em Pedagogia e especializado em Inspeção Escolar pelo Centro de Educação Integrada do Vale do São Francisco/CEIVA-INCISOH/MG. Cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Pará/UFPA. Professor efetivo em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Amapá/UNIFAP, atuando com formação docente em nível superior de nove etnias indígenas da Amazônia oriental. Possui experiência técnica e docente em fundamentos da educação, ministrando disciplinas referentes à história, legislação, estrutura e funcionamento do ensino brasileiro. Foi Diretor do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente/CAIC/MG; Secretário Municipal de Educação de Januária/MG; e Especialista de área no Programa Saberes Indígenas na Escola/SIE/SECADI/MEC. É Titular do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Cabo Orange/CONPARNA/AP; Membro da Associação Brasileira de Antropologia/ABA; e da Comissão Mineira de Folclore/CMS/MG. Colabora nos Grupos de Pesquisa Cidade, Aldeia & Patrimônio/CNPq/UFPA; Gerenciamento Costeiro Pós-colonial na Amazônia/GERPCAM/CNPq/UFPA; e Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene/NUKEPA/CNPq/UNIFAP. Tem como áreas de interesse para pesquisa educação e escolarização, literaturas e narrativas decoloniais, antropologia da guerra ameríndia e gestão socioambiental em comunidades rurais.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239601Y6

E-mail: jjesdras@bol.com.br

 

Profa. Ma. Rosilene Cruz de Araújo
Possuo Graduação em História pela Universidade de Pernambuco – UPE (1996), Graduação em Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena – Ciências Matemática e da Natureza pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2006), Especialização em História do Brasil pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF (2006), Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2011), Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília – UNB. Atualmente sou Professora do Magistério Superior, Dedicação Exclusiva da Universidade Federal do Amapá, atuo na Área de Ciências Humanas (História e Antropologia) e Educação; Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena;Desenvolvo pesquisa com povos indígenas, atuando como pesquisadora indígena do OPARÁ: Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e pesquisadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Práticas em Educação Intercultural em Ciências da Natureza e Matemática – GECIM da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

Currículo lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208254H6

E-mail: anhamona.tuxa@hotmail.com

 

Profa. Dra. Solange Rodrigues da Silva
Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal da Grande Dourados UFGD (2010). Mestrado e Doutorado em Geografia pela mesma instituição. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, tendo dedicado seus estudos desde o ano de 2010 ao Ensino de Geografia com comunidades indígenas, atuando principalmente com os seguintes temas: Ensino de Geografia na educação escolar indígena; contibuições da Geografia para educação ambiental em escolas indígenas; contribuições da Geografia para educação intercultural no contexto de escolas indígenas. Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP- Campus Binacional de Opiapoque.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250818Z1

E-mail: so_ufms@hotmail.com

 

Prof. Me. Tadeu Lopes Machado

Graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Mestre e doutorando em Sociologia e Antropologia (área de concentração em Antropologia Social) pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará – PPGSA/UFPA. Tem interesse de pesquisa em etnologia indígena, focalizando os estudos para educação intercultural, decolonialidade, intercâmbio, comércio, parentesco, relações de troca, redes de sociabilidades, territorialidade e estudo de fronteiras com povos indígenas. Já atuou como professor do Ensino Médio, vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEED/AP). Atualmente é professor Assistente da Universidade Federal do Amapá, atuando na área de Antropologia no Colegiado de Licenciatura Intercultural Indígena no Campus de Oiapoque.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4467050Y7

E-mail: tlopesm@hotmail.com

 

Profa. Me. Edilany Mendonça Vales

Atualmente Mestranda no Programa de Pós-graduação/ Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) . Formação: Licenciatura em Geografia. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Também formada em Técnico em Revisor Braille. Trabalhei como professora horista no Governo Estadual do Amapá (GEA) com a disciplina de Geografia e Estudos Amazônicos e Amapaenses (EAA). Atualmente professora substituta na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)- Campus Binacional de Oiapoque do curso de Licenciatura Intercultural indígena na área de Ciências Humana.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5561212527341943

E-mail: mvales@gmail.com

 

Profa. Esp. Edilena dos Santos

Especialista em Educação Escolar Indígena, graduada no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Área de Linguagens e Códigos – pela Universidade Federal do Amapá. Professora Substituta do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena e professora do Sistema Organizacional Modular de Educação Escolar Indígena (SOMEI-SEED/AP), atuando no ensino de Línguas e de Culturas Indígenas. Sou membro da Organização dos Professores Indígenas do Município do Oiapoque (OPIMO) e do Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI-UNIFAP/CNPq). Tenho interesses por temas relacionados ao ensino de línguas nas escolas indígenas, Educação Escolar Indígena e Cultura Indígen.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0363454732499094

E-mail: edilenayarari@gmail.com

 

Profa. Me. Irana Bruna Calixto Lisboa

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA).Mestrado em Antropologia pelo Programa de Pós – Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA). Especialização em andamento na área de Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).Aperfeiçoamento em Gestão Etnoterritorializada da Educação Escolar Indígena pelo Museu Nacional /Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Aperfeiçoamento em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal do Pará (UFPA).Extensão universitária em Histórias e Culturas Indígenas pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).Formação complementar em Mundos Amazônicos – Biodiversidade, Desenvolvimento e Direitos Humanos pelo Programa Especial Trópico em Movimento desenvolvido na Universidade Federal do Pará (UFPA).Concluinte do Curso de Formação para Educadores Populares na Amazônia pelo Instituto Universidade Popular (UNIPOP).Professora de Antropologia e Sociologia atuando principalmente nas áreas de Etnologia Indígena,Educação Escolar Indígena, Ensino de Sociologia e Metodologia Cientifica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5334747762186045

E-mail: iranabruna@hotmail.com

2 Comments

Deixe uma resposta para Ricardo Moura Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*