Projetos de Ensino, pesquisa e extensão

Os pilares que compõem uma universidade são o ensino, a pesquisa e a extensão. O ensino é a transmissão de conhecimentos através da abstração e, quando possível, prática de determinados assuntos, feitas por um docente. A pesquisa é a oportunidade de aplicar e/ou desenvolver novos conceitos a partir das bases construídas pela etapa do ensino. Por fim, a extensão é a aplicação direta do conhecimento obtido nas fases do ensino e pesquisa. 

Ensino

Estes projetos estão direcionados aos estudantes que optaram pela graduação com foco na licenciatura, como Física, Letras, Matemática, Filosofia, entre outras. Eles têm como objetivo o pleno desenvolvimento do aluno enquanto docente. Há o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID - que visa incentivar este processo, direcionando-os para atuar na educação básica.

Pesquisa

Os projetos de pesquisa têm por missão aprimorar o conhecimento recém-adquirido do aluno que, orientado por um professor, desenvolverá um projeto. O aluno com interesse nesta área tem grandes chances de optar pela carreira acadêmica e buscar pela iniciação científica, que é uma modalidade de pesquisa na graduação.

Extensão

Os projetos de extensão visam a auxiliar a melhoria da sociedade como um todo, assim como nos demais projetos haverá um professor orientador que auxiliará na aplicação prática do conhecimento recém-adquirido pelo aluno. A experiência na extensão é rica em aprendizados acadêmicos e sociais, o que contribui para a formação de um profissional mais integrado com as demandas da sociedade.