Professores do Curso
Conheça os professores do curso, um pouco da sua história e projetos ativos.
Clique e Navegue nas Abas abaixo:
Nome: Alexandro Francisco Camargo
Link: http://lattes.cnpq.br/2431656641713993
Resumo
Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Geografia na Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Desenvolve pesquisas no campo da Geografia Psicológica e Educação Climática.
- Formação:
- Doutor em Geografia e Planejamento Territorial pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal (2020), reconhecido pela UFG;
- Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT (2008);
- Especialista em Geomática pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2006);
- Graduado em Licenciatura em Geografia pela UNIJUI – Campus Santa Rosa/RS (2002).
- Atuação e Coordenação:
- Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia – UNIFAP (gestão 2023/2025);
- Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Geografia;
- Membro titular do CONSU (2022/2024);
- Representante da UNIFAP no Fórum de Mudanças Climáticas do Estado do Amapá – FAMCSA;
- Membro da Coalização Brasileira pela Educação Climática.
- Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6369-7963
Projetos de Pesquisa Recentes
Emergência Climática, Interseccionalidade e Direitos Humanos: a busca por justiça climática no contexto do racismo climático no Estado do Amapá (PVH1909-2023)
- Período: 2023 – Atual
- Descrição: Examina as conexões entre mudanças climáticas e desigualdades sociais (gênero, raça, etc.), abordando temas como ansiedade climática, ecoestresse, solastalgia e depressão climática. O projeto propõe uma abordagem multidisciplinar para capacitar a comunidade e desenvolver políticas públicas que promovam a justiça ambiental e social.
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Alunos envolvidos: Graduação (1)
- Integrantes:
- Alexandro Francisco Camargo – Coordenador
- Elen Vitoria Pantoja Pereira – Integrante
Conexões Híbridas na Amazônia: Explorando a Interação entre Tecnologia, Cultura e Bem-Estar
- Período: 2023 – Atual
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Alunos envolvidos: Graduação (1)
- Integrantes:
- Alexandro Francisco Camargo – Coordenador
Inteligência Artificial na Educação Universitária: Limites e Potencialidades (PVH1849-2023)
- Período: 2023 – Atual
- Descrição: Investiga criticamente os limites e as potencialidades da utilização da Inteligência Artificial na educação universitária, considerando desafios, limitações e aspectos subjetivos, além de promover a participação inclusiva e a proteção dos Direitos Humanos.
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Alunos envolvidos: Graduação (1)
- Integrantes:
- Alexandro Francisco Camargo – Coordenador
- Kairo Rian Amanajas Cordeiro – Integrante
Identidade de lugar e relações intergrupais no Quilombo do Curiaú AP: uma perspectiva entre Geografia e Psicologia
- Período: 2022 – Atual
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Alunos envolvidos: Graduação (1)
- Integrantes:
- Alexandro Francisco Camargo – Coordenador
- Ana Beatriz Tavares Araujo – Integrante
- José Manuel Palma-Oliveira – Integrante
Projetos de Extensão
- Difundir e divulgar a ciência geográfica
- Período: 2022 – Atual
- Descrição: Visa expandir o acesso ao conhecimento científico por meio de um website e redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube) com conteúdos sobre Geografia. O projeto enfatiza a produção multimídia e uma linguagem acessível, aproximando o cidadão da ciência e estimulando a produção acadêmica e a visibilidade dos pesquisadores.
- Situação: Em andamento; Natureza: Extensão
- Integrantes:
- Alexandro Francisco Camargo – Coordenador
Outros Projetos
Inteligência Artificial e Realidade Híbrida na Educação: Potencialidades, Desafios e Implicações para a Aprendizagem (PVH1849-2023)
- Período: 2023 – Atual
- Descrição: Explora os desafios e as possibilidades da integração da Inteligência Artificial e da realidade híbrida na educação, focando na personalização do ensino, simulação, gamificação e análise de aspectos éticos e pedagógicos, visando aprimorar o processo ensino-aprendizagem na UNIFAP.
- Situação: Em andamento; Natureza: Outra
- Alunos envolvidos: Graduação (1)
- Integrantes:
- Alexandro Francisco Camargo – Coordenador
- Kairo Rian Amanajas Cordeiro – Integrante
Racismo Climático no Estado do Amapá: Desigualdades Socioambientais e Desafios para a Justiça Climática (PVH1909-2023)
- Período: 2023 – Atual
- Descrição: Analisa as desigualdades socioambientais e os desafios relacionados ao racismo climático no Estado do Amapá, contribuindo para o debate e a formulação de políticas de justiça climática.
- Situação: Em andamento; Natureza: Outra
- Alunos envolvidos: Graduação (1)
- Integrantes:
- Alexandro Francisco Camargo – Coordenador
- Elen Vitoria Pantoja Pereira – Integrante
Hortas Escolares como Estratégia de Educação Climática (PVH1909-2023)
- Período: 2023 – Atual
- Descrição: Investiga o potencial das hortas escolares para promover a educação climática e a conscientização ambiental entre os alunos. O projeto envolve revisão bibliográfica, observação participante e análise dos impactos práticos do cultivo em hortas na formação de atitudes pró-ambientais.
- Situação: Em andamento; Natureza: Outra
- Integrantes:
- Alexandro Francisco Camargo – Coordenador
- Natália dos Santos Moraes – Integrante
- Edna Aparecida da Silva – Integrante
Para mais informações, acesse: http://lattes.cnpq.br/2431656641713993
Nome: Daguinete Maria Chaves Brito
Link: http://lattes.cnpq.br/8253405830178022
Resumo
Possui Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará (1989, 1991 e 1996), além de ser Bacharel em Direito pela Faculdade de Macapá (2015). Obteve o Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2003), o Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2010) e realizou Pós-Doutorado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília (2022). Atualmente, é Professora Associada IV da Universidade Federal do Amapá, com experiência nas áreas de Geografia (Brasil, Amazônia e Amapá), Economia e Direito Ambiental. Atua nos temas: Gestão Ambiental, Gestão de Áreas Legalmente Protegidas (ênfase em Unidades de Conservação), Desenvolvimento Sustentável, Conflitos Socioambientais, Valoração de Recursos Naturais e Direito Ambiental.
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-9856-4290
Projetos de Pesquisa Recentes
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS DO CAMPO NO AMAPÁ: A experiência do Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas
- Período: 2024 – Atual
- Descrição: Pesquisa que analisa as repercussões da formação ofertada pelo Programa Escola da Terra na prática pedagógica dos docentes das escolas do campo, verificando se a iniciativa contribui para uma educação crítica e valorizadora das identidades locais. Utiliza abordagem qualitativa e Pesquisa-Ação, com instrumentos como análise documental, observação participante e aplicação de questionário.
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Integrantes:
- Daguinete Maria Chaves Brito – Integrante
- ELIANE APARECIDA CABRAL DA SILVA – Integrante
- DEBORA MATE MENDES – Coordenador
- Et al – Integrante
- Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Planos de Saneamento Básico do Estado do Amapá 2
- Período: 2023 – Atual
- Descrição: Capacita e auxilia municípios do Amapá para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), incluindo treinamento para o SIMISAB, elaboração das minutas dos planos e das leis municipais, e sensibilização dos gestores para a importância desta elaboração.
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Integrantes:
- Daguinete Maria Chaves Brito – Integrante
- Daímio Chaves Brito – Integrante
- Alaan Ubaiara Brito – Integrante
- Alan Cavalcanti da Cunha – Coordenador
- Helenilza Ferreira Albuquerque Cunha – Integrante
- Arialdo Martins da Silveira Jr – Integrante
- Alzira Marques Oliveira – Integrante
- Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (auxílio financeiro)
Conflitos Socioambientais entre Áreas Protegidas e Áreas de Produção no Território Amapaense
- Período: 2023 – Atual
- Descrição: Investiga os principais conflitos decorrentes da coexistência entre atividades produtivas (rurais e urbanas) e a instalação de áreas legalmente protegidas (como Unidades de Conservação, Terras Indígenas, territórios quilombolas, Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal) no Amapá, analisando o período de 2010 a 2023.
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Alunos envolvidos: Graduação (1) / Mestrado acadêmico (3)
- Integrantes:
- Daguinete Maria Chaves Brito – Coordenadora
- Cecília Maria Chaves Brito Bastos – Integrante
- Rosana Torrinha Silva de Farias – Integrante
- ELIANE APARECIDA CABRAL DA SILVA – Integrante
Contaminantes Ambientais e Riscos de Exposição Múltipla na Amazônia Oriental Brasileira
- Período: 2023 – Atual
- Descrição: Documenta a exposição a contaminantes (como mercúrio, chumbo e agrotóxicos) decorrentes de atividades antrópicas na Amazônia Oriental, avaliando os efeitos neurológicos, cardiovasculares e imunológicos. A pesquisa investiga, ainda, os impactos da expansão da monocultura da soja e do uso intensivo de herbicidas.
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Alunos envolvidos: Graduação (5) / Mestrado acadêmico (4) / Doutorado (1)
- Integrantes:
- Daguinete Maria Chaves Brito – Integrante
- Alexandro Cezar Florentino – Coordenador
- Roberto Messias Bezerra – Integrante
- CARLOS JOSÉ SOUSA PASSOS – Integrante
- DEBORA CRISTINA DAMASCENO DE SOUZA – Integrante
- FRANCINALDO SARGES BRAGA – Integrante
- LUCILENE FINOTO VIANA – Integrante
- Financiador(es): Programa Amazônia + 10; Fundo Amazônia (auxílio financeiro)
Ensino de Geografia no Amapá: Formação, Práticas e Materiais Didáticos
- Período: 2023 – Atual
- Descrição: Prossegue os estudos sobre contextos, metodologias e práticas aplicadas ao ensino de Geografia em escolas do Amapá, articulando a formação continuada de professores por meio de um curso de Pós-graduação (Especialização em Ensino de Geografia).
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (2)
- Integrantes:
- Daguinete Maria Chaves Brito – Integrante
- ELIANE APARECIDA CABRAL DA SILVA – Coordenadora
- Financiador(es): Emenda Parlamentar; Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (auxílio financeiro)
Fortalecimento das Atividades de Pesquisa do PPGEO/UNIFAP
- Período: 2023 – Atual
- Descrição: Apoia as atividades de pesquisa do Programa de Mestrado em Geografia da UNIFAP, integrando abordagens quantitativas e qualitativas para a realização do IV SIMPOGEO e produção de um e-book com as propostas dos mestrandos.
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (20)
- Integrantes:
- Daguinete Maria Chaves Brito – Integrante
- ALEXANDRE LUIZ RAUBER – Coordenador
- Financiador(es): Emenda Parlamentar; Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (auxílio financeiro)
Amapá em Mapas
- Período: 2023 – Atual
- Descrição: Oferece formação complementar em cartografia escolar para professores e estudantes da rede básica do Amapá, por meio da elaboração do Atlas Geográfico Escolar, que contextualiza os aspectos naturais, sociais e demográficos do território.
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Alunos envolvidos: Especialização (20) / Mestrado acadêmico (10)
- Integrantes:
- Daguinete Maria Chaves Brito – Integrante
- ELIANE APARECIDA CABRAL DA SILVA – Coordenadora
- Orleno Marques da Silva Junior – Integrante
- Financiador(es): Emenda Parlamentar; Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (auxílio financeiro)
Uso e Ocupação das Terras do Bioma Amazônia: Impactos, Tendências e Cenários
- Período: 2021 – Atual
- Descrição: Diagnostica padrões de desmatamento, queimadas e usos do solo no bioma Amazônia utilizando imagens de satélite (Mapbiomas, PRODES, DETER), dados do IBGE, TRMM e do INCRA, com foco nas áreas destinadas à soja, pastagens, mineração e desmatamento.
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Integrantes:
- Daguinete Maria Chaves Brito – Integrante
- CELINA MARQUES DO ESPÍRITO SANTO – Integrante
- Genival Fernandes Rocha – Coordenador
- Eduardo Henrique Queiroz de Lima – Integrante
Projetos de Extensão
GeoHistória: Metodologias do Ensino da Geografia e da História
- Período: 2021 – Atual
- Descrição: Projeto interdisciplinar que articula o ensino de Geografia e História por meio do desenvolvimento de métodos e técnicas que promovem a integração do conhecimento histórico-geográfico.
- Situação: Em andamento; Natureza: Extensão
- Alunos envolvidos: Graduação (2)
- Integrantes:
- Daguinete Maria Chaves Brito – Integrante
- Cecília Maria Chaves Brito Bastos – Integrante
- Rosana Torrinha Silva de Farias – Coordenadora
- ELIANE APARECIDA CABRAL DA SILVA – Integrante
PROGRAMA RADIOFÔNICO: MEIO AMBIENTE E CIDADANIA – A SUA FREQÜÊNCIA CONSCIENTE
- Período: 2017 – Atual
- Descrição: Programa radiofônico que divulga pesquisas e debates sobre meio ambiente e cidadania, contribuindo para a divulgação das atividades acadêmicas e das pesquisas em Geografia e áreas correlatas. O programa é transmitido todas as terças-feiras, das 16:00 às 17:00.
- Situação: Em andamento; Natureza: Extensão
- Integrantes:
- Daguinete Maria Chaves Brito – Integrante
- Ricardo Ângelo Pereira de Lima – Coordenador
- Jonas Pastana da Silva – Integrante
- ROMULO CEZAR BRAGA CASTRO – Integrante
- SERGIO CLEBER DE SA MIRANDA – Integrante
Para mais informações, acesse: http://lattes.cnpq.br/8253405830178022
Nome: Eliane Aparecida Cabral da Silva
Link: http://lattes.cnpq.br/1684449537684902
Resumo
Doutora em Geografia pelo IGE/UNICAMP. Bacharela, Licenciada e Mestra em Geografia pela UFMS. Atualmente é Professora Adjunto III na Universidade Federal do Amapá, onde coordena o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Geográfica – NEPEEGEO e o Laboratório de Pesquisa e Ensino em Geografia do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas. Atua e pesquisa nas áreas de Ensino de Geografia e Geografia Urbana, com ênfase na produção do espaço urbano, práticas, metodologias e linguagens no ensino de geografia. Desde 2018 é coordenadora de área pela Geografia na UNIFAP do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBIB).
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-8526-9863
Projetos de Pesquisa Recentes
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS DO CAMPO NO AMAPÁ: A experiência do Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas
- Período: 2024 – Atual
- Descrição: Esta pesquisa analisa as repercussões da formação ofertada pelo Programa Escola da Terra na prática pedagógica dos docentes das escolas do campo, verificando se a iniciativa contribui para uma educação crítica e politizada que valorize as identidades locais. Utiliza abordagem qualitativa e Pesquisa-Ação, com instrumentos como análise documental, observação participante e questionário. Projeto financiado pelo FNDE – MEC.
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Alunos envolvidos: Graduação (3) / Mestrado acadêmico (3)
- Integrantes:
- Eliane Aparecida Cabral da Silva – Integrante
- MARLO DOS REIS – Integrante
- DEBORA MATE MENDES – Coordenador
- GALDINO XAVIER DE PAULA FILHO – Integrante
- MELLISSA SOUSA SOBRINHO – Integrante
- ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO – Integrante
- DAGUINETE MARIA CHAVES BRITO – Integrante
- SUANY RODRIGUES DA CUNHA – Integrante
- ALBERT ALAN DE SOUSA CORDEIRO – Integrante
- HIGOR RAILAN DE JESUS PEREIRA – Integrante
Amapá em Mapas
- Período: 2023 – Atual
- Descrição: O projeto tem como objetivo oferecer formação complementar em cartografia escolar para professores e estudantes da rede básica de ensino do Amapá, por meio da elaboração do Atlas Geográfico Escolar do Amapá, que contextualiza aspectos naturais, sociais e demográficos do estado. A primeira edição foi publicada em 2021 e a nova versão atualizará os dados com informações recentes do IBGE, incorporando também questões étnico-raciais, de diversidade e de gênero.
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Integrantes:
- Eliane Aparecida Cabral da Silva – Coordenador
- DAGUINETE MARIA CHAVES BRITO – Integrante
- Orleno Marques da Silva Junior – Integrante
- Carla Fernanda Andrade Costa Amaral – Integrante
- Tayane Maria Ferreira Melém – Integrante
- Wilkson dos Santos Silva – Integrante
Ensino de Geografia no Amapá: formação, práticas e materiais didáticos
- Período: 2023 – Atual
- Descrição: Prossegue os estudos sobre contextos, metodologias e práticas aplicadas ao ensino de Geografia em escolas do Amapá, articulando a formação continuada de professores por meio de um curso de Pós-graduação (Especialização em Ensino de Geografia). O projeto visa diagnosticar as condições do ensino, identificar dificuldades e propor metodologias e materiais didáticos contextualizados à realidade Amazônica.
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Alunos envolvidos: Graduação (2) / Mestrado acadêmico (6)
- Integrantes:
- Eliane Aparecida Cabral da Silva – Coordenador
- Roni Mayer Lomba – Integrante
- Rosana Torrinha Silva de Farias – Integrante
- DAGUINETE MARIA CHAVES BRITO – Integrante
- THAYSA PAULA SOUZA DA SILVA – Integrante
- Selma Araújo Amaral – Integrante
- SERGIANE DE MELLO RAMOS – Integrante
- ADRIANO RIBEIRO NERI – Integrante
- HERMANO ELDO FERNANDES BENEVIDES – Integrante
- JOZIAS DO PILAR PACHECO FREITAS – Integrante
- TAYANE MARIA FERREIRA SILLAU – Integrante
- ELY DOS SANTOS PAULA – Integrante
Condição Juvenil na Amazônia: desafios e perspectivas de acesso a políticas públicas nos territórios ribeirinhos e extrativistas
- Período: 2022 – Atual
- Descrição: Investiga as condições vivenciadas pela juventude na Amazônia, especialmente em territórios ribeirinhos e extrativistas, com foco no acesso a políticas públicas essenciais – educação, saúde, alimentação, cultura, trabalho e saneamento. A pesquisa propõe refletir sobre a condição juvenil e sugerir políticas que garantam os direitos e a defesa da vida dessa população.
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Alunos envolvidos: Graduação (3) / Mestrado acadêmico (2)
- Integrantes:
- Eliane Aparecida Cabral da Silva – Integrante
- MARLO DOS REIS – Integrante
- DEBORA MATE MENDES – Coordenador
- DAGUINETE MARIA CHAVES BRITO – Integrante
- Jenivan Fernandes Suassuna – Integrante
- Flaviana Gonçalves da Silva – Integrante
- ADDAMS SOUZA DA SILVA – Integrante
- Luana de Araújo Monteiro – Integrante
- Helizangela Carmo Lima – Integrante
- Selma Araújo Amaral – Integrante
- Ana Paula Malheiros – Integrante
- SERGIANE DE MELLO RAMOS – Integrante
- Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Mulheres do Campo, das Águas e das Florestas: memória, resistência e inspiração na Amazônia Amapaense
- Período: 2022 – Atual
- Descrição: Pesquisa que resgata memórias das mulheres egressas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo por meio de autobiografias, (auto)cartografias e curtas metragens. A abordagem combina métodos de pesquisa-ação e história oral para documentar trajetórias de estudo, trabalho e resistência, e discutir os desafios no acesso à educação.
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
- Alunos envolvidos: Graduação (1) / Mestrado acadêmico (1)
- Integrantes:
- Eliane Aparecida Cabral da Silva – Integrante
- DEBORA MATE MENDES – Coordenador
- Ana Paula Malheiros – Integrante
- SUANY RODRIGUES DA CUNHA – Integrante
- MÁBIA NUNES TOSCANO – Integrante
- RAILDO DE SOUSA MACHADO – Integrante
- SOLANGE DOS SANTOS CONCEIÇÃO – Integrante
- Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá
Projetos de Extensão
(Auto)cartografias com mulheres do Campo, das Águas e das Florestas: memória, resistência e inspiração na Amazônia Amapaense
- Período: 2023 – Atual
- Descrição: Pesquisa de campo que visa resgatar as memórias das mulheres egressas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo por meio da produção de suas (auto)cartografias. A iniciativa combina métodos de pesquisa-ação e história oral, envolvendo atividades em escolas e comunidades, para que as participantes produzam mapas sociais que reflitam suas trajetórias e promovam uma reflexão crítica sobre o acesso à educação.
- Situação: Em andamento; Natureza: Extensão
- Integrantes:
- Eliane Aparecida Cabral da Silva – Coordenador
- MARLO DOS REIS – Integrante
- DEBORA MATE MENDES – Integrante
- DAGUINETE MARIA CHAVES BRITO – Integrante
- ADDAMS SOUZA DA SILVA – Integrante
- Luana de Araújo Monteiro – Integrante
- Ana Paula Malheiros – Integrante
GeoHistória: Metodologias do ensino da Geografia e da História
- Período: 2021 – 2022
- Descrição: Projeto de extensão que articula metodologias no ensino de Geografia e História, promovendo a integração dessas áreas e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.
- Situação: Em andamento; Natureza: Extensão
Para mais informações, acesse: http://lattes.cnpq.br/1684449537684902