Roda de conversa propõe reflexões sobre inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior

Roda de conversa propõe reflexões sobre inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior

  • “A atividade faz parte das ações planejadas no projeto de extensão “Incluir: ato de amor e respeito ao próximo”.

No dia 08 deste mês ocorreu a Roda de conversa “Autismo: conhecer para incluir”, este evento foi realizado pelas servidoras do NAI, em alusão ao dia mundial de conscientização do autismo. A atividade faz parte das ações planejadas no projeto de extensão “Incluir: ato de amor e respeito ao próximo” coordenado pela técnica em assuntos educacionais Suelen Luz, com colaboração da técnica Jouze Danielle Brito, ambas lotadas no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), além da parceria de profissionais externos.

O objetivo é proporcionar debates e reflexões concernentes à inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior, visando amenizar as barreiras enfrentadas por essas pessoas, principalmente, a barreira atitudinal, que conforme a lei 13.146/2015, são atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.

O evento contou com a participação da psicóloga e neuropsicóloga Nelcirema Pureza e da psicopedagoga clínica e institucional Katia Leão, ambas atuantes na área do autismo no estado do Amapá, e mães atípicas. As palestrantes abordaram assuntos relacionados ao conhecimento do TEA (transtorno do espectro do autismo) em crianças, jovens e adultos, e sugeriu algumas práticas pedagógicas para o professor atuar com pessoas autistas no ensino superior. O momento ainda contou com a participação de técnicos e docentes da UNIFAP, acadêmicos autistas, e familiares de autistas que relataram suas experiências acadêmicas

O evento finalizou com o lançamento de uma música composta pela servidora Jouze Danielle, em homenagem aos autistas, em especial à sua filha Maria Vitória que é autista.

Publicação do site oficial da UNIFAP : http://www.unifap.br/roda-de-conversa-propoe-reflexoes-sobre-inclusao-da-pessoa-com-deficiencia-no-ensino-superior/