Linhas de pesquisa

O Laboratório de Nanobiotecnologia Fitofarmacêutica atua em três linhas de pesquisa principais que norteiam os estudos desenvolvidos, que são:

 

Desenvolvimento e caracterização de nanoformulações

Trata de todas as etapas inerentes ao desenvolvimento e caracterização de diferentes tipos de nanoformulações, incluindo nanoemulsões, nanopartículas poliméricas, nanodispersões, entre outras. Utilizamos diferentes matérias-primas de origem natural, como óleos fixos, óleos essenciais, extratos e frações contendo classes específicas de metabólitos secundários. Os métodos de preparação envolvem métodos de alto aporte de energia ou baixo aporte de energia. Ensaios de análise dos tamanhos de partícula, índice de polidispersão, potencial zeta, eficiência de encapsulação e liberação dos marcadores químicos são feitos para seleção das nanoformulações mais promissoras.

 

Estudos Fitoquímicos

Espécies vegetais nativas são submetidas a ensaios fitoquímicos visando o isolamento e/ou identificação de substâncias oriundas do metabolismo secundário. Métodos quantitativos para obtenção do teor de marcadores químicos também são realizados, sendo fundamentais para a caracterização das nanoformulações obtidas.

 

Avaliação da Atividade Biológica

Diversas substâncias de origem natural apresentam limitada solubilidade em água. Neste contexto, as nanoformulações obtidas são avaliadas quanto a diversas atividades biológicas, sendo diluídas em água e permitindo a avaliação de potenciais produtos inovadores. São realizados testes in vivo com zebrafish (farmacológicos), Aedes aegypti (inseticidas) e Artemia salina (toxidade ambiental), além de diversos ensaios in vitro, como ensaios inibitórios sobre diversas enzimas (acetilcolinesterase, alfa-amilase, entre outras) e antimicrobianos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *