NEPLA
O Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguística Aplicada (NEPLA) é um grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), dedicado à produção de conhecimento crítico, transdisciplinar e socialmente comprometido no campo da Linguística Aplicada e das práticas discursivas, com ênfase nas relações entre linguagem, educação, cultura e sociedade.
Quem somos
O Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguística Aplicada (NEPLA/CNPq) está situado na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET/UNIFAP) e ao Curso de Letras Português–Francês do Departamento de Letras e Artes. O grupo foi fundado em 2011 e cadastrado em 2013 no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O NEPLA fundamenta-se na perspectiva transdisciplinar e indisciplinar da Linguística Aplicada (SIGNORINI; CAVALCANTI, 1998; MOITA LOPES, 2006, 2013), bem como em abordagens críticas e transgressivas dos estudos da linguagem (PENNYCOOK, 2001, 2004, 2006). A partir dessas bases teórico-epistemológicas, o grupo compreende a linguagem como prática social, historicamente situada e atravessada por relações de poder, identidades, discursos e desigualdades.
O objetivo geral do NEPLA é congregar pesquisas de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado, produzindo conhecimento na transversalidade entre os estudos linguísticos, discursivo-críticos, enunciativos e culturais. As investigações desenvolvidas no âmbito do grupo buscam potencializar discussões sobre educação linguística, formação de professoras/es, práticas discursivas e sociais, políticas linguísticas e de identidade, gênero, raça e sexualidades, letramentos acadêmicos e digitais, letramentos de reexistência, letramento crítico e letramento decolonial, bem como a produção e análise de materiais didáticos.
Missão
Produzir, sistematizar e socializar conhecimento científico crítico no campo da Linguística Aplicada e dos estudos discursivos, articulando linguagem, educação e práticas sociais, com compromisso ético, político e social, contribuindo para a formação acadêmica e docente e para o enfrentamento das desigualdades linguísticas, educacionais e socioculturais.
Eixos de atuação
As pesquisas desenvolvidas no NEPLA organizam-se em torno dos seguintes eixos de atuação:
• Educação linguística crítica e decolonial • Formação de professoras/es de línguas e agir docente • Práticas discursivas e políticas de identidade • Linguagens, mídias, redes sociais e interculturalidade • Letramentos acadêmicos, digitais, críticos e de reexistênciaLinhas de pesquisa
1. Educação Linguística Crítica e Linguagens
Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo das práticas de ensino e aprendizagem de línguas a partir de perspectivas críticas, decoloniais e transdisciplinares, considerando os múltiplos usos da linguagem em contextos educacionais formais e não formais.
Temas de interesse:
Educação linguística crítico-decolonial, linguagens, multiletramentos e ensino;
Formação de professoras/es de línguas, agir docente/agir professoral e materiais didáticos;
Português como Língua Adicional, Estrangeira ou Segunda Língua Decolonialidades, letramentos críticos e ensino.
2. Práticas Discursivas, Linguagem/Sociedade e Trans/Interculturalidade
Esta linha de pesquisa investiga as materialidades discursivas em articulação com contextos sociais, culturais, políticos e históricos, analisando as relações entre linguagem, poder, identidades e práticas sociais em diferentes espaços de circulação discursiva.
Temas de interesse:
Materialidades discursivas e contexto social;
Identidade, políticas de identidade e políticas linguísticas;
Discurso, gênero, raça, sexualidade, negritude, mídias e redes sociais;
Letramentos de reexistência e de sobrevivência;
Representações, representatividade identitária e discursiva;
Práticas discursivas, redes sociais, linguagens e interculturalidade.
Vínculo institucional
Grupo de Pesquisa certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado à Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET/UNIFAP) e ao Curso de Letras Português–Francês do Departamento de Letras e Artes.