Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC - PLE/Unifap)
Informações de matrícula para alunos PEC - PLE - Unifap
Instruções para registro acadêmico para ingresso de candidatos PEC-PLE
Para fazer a matrícula na Unifap, os candidatos selecionados no âmbito do programa de Estudante-Convênio PEC-G devem realizar os seguintes procedimentos obrigatórios e complementares, conforme cronograma:
– Preenchimento e encaminhamento do formulário de informações para Cadastro de matricula na disciplina de Português Língua Estrangeira;
– Encaminhamento dos documentos para análise e registros acadêmicos, via formulário e assinatura presencial;
– Após esses procedimentos, os candidatos são matriculados nas atividades acadêmicas do Curso de Português Língua Estrangeira e Cutura Brasileira (clique aqui para acessar o Calendário Escolar).
CRONOGRAMA DE MATRÍCULA DE CONVÊNIO PEC-G Semestre letivo 2026-1
Datas | Responsável | Descrição dos Procedimentos | Tipos de Procedimento |
|---|---|---|---|
09 - 14/03/2026 | PROCRI/DERCA | Recebimento da lista e processos de matrícula dos aprovados | Envio de Processos |
09 -12/03/2026 | Candidato aprovado | Envio, por e-mail, do formulário para cadastro de matricula, Envio das documentações exigidas para matrícula, no Curso e na Disciplina de Português Língua Estrangeira | Envio por email |
10, 11, 12 e 13/03/2026 | Atividades da Semana de Acolhimento ao Aluno Estrangeiro - PEC-PLE e PEC-PG | Boas-vindas aos estudantes estrangeiros do Programa PEC-PLE (Programa de Estudantes-Convênio para Cursos de Língua Portuguesa). A recepção faz parte da Semana de Acolhimento ao Aluno Estrangeiro, um evento voltado à integração dos novos alunos que chegam à Unifap para estudar a língua portuguesa. | Atividades presenciais |
16/03/2026 | Estudante matriculado | Início das atividades letivas presenciais | Atividades presenciais |
Documentação para matrícula
Para fazer a matrícula na IES, você deverá apresentar os seguintes documentos, além de outros que a sua IES poderá exigir:
a) Original(is) de Carta(s) de Apresentação emitida(s) pela embaixada ou consulado do Brasil.
Acesse aqui os modelos:
Carta de Apresentação para curso de português (PEC-PLE)
– O estudante que fará o PEC-PLE deverá ter duas Cartas de Apresentação: uma para a IES onde cursará o PEC-PLE e outra para a IES onde cursará o PEC-G.
– Observação para as IES de graduação: Os estudantes que fizeram o PEC-PLE apresentarão, para matrícula na graduação, Carta de Apresentação datada da época em que vieram ao Brasil.
b) Original e cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou de Casamento.
– O original deverá ser apostilado (em caso de país signatário da Convenção da Convenção da Apostila de Haia) ou legalizado (em caso de país não signatário da Convenção da Apostila).
c) Original e cópia autenticada do certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.
– O original deverá ser apostilado (em caso de país signatário da Convenção da Convenção da Apostila de Haia) ou legalizado (em caso de país não signatário da Convenção da Apostila).
d) Original e cópia autenticada do histórico escolar do ensino médio ou equivalente.
– O original deverá ser apostilado (em caso de país signatário da Convenção da Convenção da Apostila de Haia) ou legalizado (em caso de país não signatário da Convenção da Apostila).
e) Dois originais (por IES) do Termo de Compromisso para Matrícula, com data de emissão inferior a três meses da data da matrícula na IES.
– A legalização ou apostilamento do Termo de Compromisso não é obrigatória se o estudante assinar o documento diretamente na IES, no momento de apresentar os demais documentos para matrícula.
– O estudante deverá entregar uma das vias ao coordenador do PEC-G nas IES e outra ao setor responsável pela matrícula.
– O estudante que fará o PEC-PLE e o PEC-G em IES diferentes deverá apresentar dois originais para a IES PEC-PLE e dois originais para a IES PEC-G.
f) Dois originais do(s) Termo(s) de Responsabilidade Financeira (TRF), com data de emissão inferior a três meses da data da matrícula na IES, com firma do signatário reconhecida em cartório ou órgão competente.
Acesse aqui os modelos:
– TRF Pessoa Física (familiar, amigo, tutor etc.):
Original em português (obrigatório preencher e assinar esta versão)
Tradução para espanhol
Tradução para inglês
Tradução para francês
– TRF Pessoa Jurídica (órgão governamental, organização internacional, empresa etc.):
Original em português (obrigatório preencher e assinar esta versão)
Tradução para espanhol
Tradução para inglês
Tradução para francês.
– O estudante deverá entregar uma das vias do TRF ao coordenador do PEC-PLE/PEC-G nas IES e outra ao setor responsável pela matrícula.
– Os TRFs serão válidos por todo o período em que o estudante permanecer no Brasil vinculado ao PEC, desde que acompanhados de comprovante(s) de renda mensal atualizado(s) do(s) responsável(is) financeiro(s), exceto no caso de estudante financiado por pessoa jurídica de direito público.
– O estudante que fez o PEC-PLE deverá apresentar, para matrícula na IES onde cursará a graduação, TRFs acompanhados de comprovante(s) de renda mensal atualizado(s) do(s) responsável(is) financeiro(s), exceto no caso de estudante financiado por pessoa jurídica de direito público.
Observação para as IES de graduação: Os estudantes que fizeram o PEC-PLE apresentarão, para matrícula na IES de graduação, TRFs datados da época em que vieram ao Brasil. Porém, os TRFs devem estar acompanhados de comprovante(s) de renda mensal atualizado(s) do(s) responsável(is) financeiro(s), exceto no caso de estudante financiado por pessoa jurídica de direito público.
g) Comprovante(s) de renda líquida mensal atualizado(s) do(s) responsável(is) financeiro(s) do(a) estudante, exceto no caso de estudante financiado(a) por pessoa jurídica de direito público.
O estudante que fez o PEC-PLE deverá apresentar, para matrícula na IES onde cursará a graduação, TRFs acompanhados de comprovante(s) de renda mensal atualizado(s) do(s) responsável(is) financeiro(s), exceto no caso de estudante financiado por pessoa jurídica de direito público.
h) Cópia de documento de identificação oficial, com foto e assinatura, do(s) signatário(s) do(s) Termo(s) de Responsabilidade Financeira.
i) Original de atestado de saúde física e mental, com data de emissão inferior a três meses da data da matrícula na IES.
– O selecionado para o PEC-PLE deverá providenciar o atestado de saúde em dois momentos: um para matrícula no PEC-PLE e outro para matrícula no PEC-G.
– O atestado médico poderá ser emitido no Brasil, em data inferior a três meses da data da matrícula na IES de graduação.
– O atestado médico deverá:
ter assinatura e carimbo de profissional habilitado;
atestar se o candidato está apto a realizar estudos no exterior;
informar se o candidato apresenta qualquer condição de saúde relevante, incluindo doenças crônicas, uso contínuo de medicação ou acompanhamento médico regular, bem como qualquer deficiência, nos termos da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), com descrição do tipo e grau, quando for o caso.
j) Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
k) Passaporte com visto temporário apropriado.
l) Para o estudante selecionado somente para o PEC-G que não tenha cursado, ao longo de todo o ensino médio, disciplina de língua portuguesa como idioma oficial: certificado do Celpe-Bras ou certificado de nível Intermediário em curso de português do Instituto Guimarães Rosa (IGR).


















