Coordenação de Estágios

ORGANIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISONADO (CONCEPÇÃO E COMPOSIÇÃO)

O estágio curricular é componente curricular obrigatório a ser realizado, ao longo do curso, de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional, em ambientes escolares e não-escolares, que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências: na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental; na participação em atividades da gestão de processos educativos, no planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades e projetos educativos; e ainda em reuniões de formação pedagógica, conforme preconiza as Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

O Estágio objetiva promover “uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário […]” (Parecer CP/CNE N. 28/2001). Para atender esta demanda o Projeto Pedagógico do Curso é constituído de 4 disciplinas:
Estágio Supervisionado na Educação Infantil,
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental,
Estágio Supervisionado na Organização e
Gestão Pedagógica Escolar e Estágio Supervisionado em Ambientes não Escolares.

Os objetivos do Estágio consistem em:
a) Assegurar aos estagiários oportunidades diversificadas de vivência na educação básica, na organização e gestão de sistema de ensino e nos projetos educacionais de diversas instituições;
b) Compreender as condições de desenvolvimento da criança na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, bem como o processo de trabalho pedagógico em ambientes escolares e não-escolares,
c) Observar, participar, problematizar e questionar a prática vivenciada, utilizando como parâmetros as aprendizagens das várias disciplinas do curso e das inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas;
d) Promover a integração do Curso de Pedagogia com as instituições escolares e não-escolares da comunidade local, regional e sua articulação transfronteiriça.

As atividades serão desenvolvidas em um trabalho integrado e coletivo dos docentes que compõem o quadro curricular do curso, em que todos serão responsáveis pela formação do pedagogo, devendo participar, em diferentes níveis da formação teórico-prática do aluno. Dessa forma, o estágio não é visto como uma tarefa individual de um professor, mas configura-se como um trabalho coletivo dentro da instituição, fruto do projeto pedagógico, que pode ser desenvolvido por todos os docentes do curso.

Informação contida no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) vigente.

Coordenadora: Profa. Doralice Veiga Alves
Aprovado em Ata de reunião de Colegiado do dia 13/01/2016, p. 2, l. 49-51.

Atualizado em: 11/02/2016

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