PROJETO DE EXTENSÃO – MOVIMENTE-SE
Coordenação: Kássio Leal Vilhena.
Colaboradores/docentes: Alciléa Maria Ferreira Rocha, Carlos Adriano Dias da Costa, Maria Lobato do Carmo da Silva, Raimundo Erundino Santos Diniz.
Colaboradora/bolsista: Elane Pereira Santana.
A região amazônica possui, historicamente, características peculiares que aproximaram a educação, movimentos sociais e religiões, potencializando uma teia de comunicação, saberes e aprendizagens entre seus agentes (influenciando na sociedade amapaense em diversos aspectos, por exemplo: na política). Discutir sobre essa temática faz-se necessário para uma compreensão da realidade local, bem como aproximar da universidade os mais variados tipos de instituições e grupos sociais.
Desta forma, o projeto visa discutir a relação entre Educação, Movimentos Sociais e Religião, valorizando os saberes e as aprendizagens nos múltiplos espaços. E tem por objetivos: verificar as influências das instituições na conscientização e atuação social da população local; compreender os tipos de formações, saberes e aprendizagens intrínsecos ao processo; promover interação entre a universidade, movimentos socais e religiões.
O processo de ensino e aprendizagem dos discentes vinculados ao projeto destaca-se como extremamente salutar, pois ampliarão as formas de perceber a Educação (especialmente nos espaços das instituições religiosas e movimentos sociais). E, neste cenário, podemos indicar debates e aproximações entre os membros do projeto e outras instituições sociais, demonstrando um retorno ao curso de graduação e docentes da UNIFAP.
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Projeto de extensão: FORMAÇÃO CONTINUADA DE EQUIPES ESCOLARES
NA PERSPECTIVA DA CULTURA INCLUSIVA E COLABORATIVA NAS
ESCOLAS DA AMAZÔNIA AMAPAENSE
REGISTRO/UNIFAP/ CCLP/CSTN: PJ021-2021
LINHA DE PESQUISA: Educação Especial, Formação continuada de professores e
profissionais da escola e formação inicial de professores.
PÚBLICO-ALVO DAS AÇÕES: Licenciandos de cursos de graduação do campus
Santana; Gestor escolar, Coordenadores pedagógicos e professores da classe comum e
educação especial que atuam em Escolas públicas de ensino regular do contexto da
Amazônia Amapaense.
Resumo: O trabalho colaborativo no contexto escolar, como um dos princípios para
constituição de uma cultura inclusiva, tem sido destacado na área da Educação Especial
como uma das condições necessárias para a melhoria da escolarização do público alvo da
Educação Especial (PAEE), bem como pode se constituir em espaço de desenvolvimento
profissional do licenciando, dos professores em serviço e demais profissionais da escola.
O programa de formação, em formato de curso de extensão, visa à formação continuada
de professores tanto da classe comum, do atendimento educacional especializado (AEE),
estudantes dos cursos de licenciatura do campus/Santana e demais profissionais da escola
(equipe gestora da escola e coordenadores pedagógicos), com intuito de discutir e efetivar
estratégias pedagógicas universais, a partir de princípios colaborativos e inclusivos
visando potencializar práticas pedagógicas inclusivas e escolarização de estudantes
público da Educação Especial no ensino regular.
PALAVRAS – CHAVE: Educação Especial; Trabalho colaborativo; formação de
professores; formação de profissionais da escola.
COORDENAÇÃO GERAL DO PROJETO: DRA Maria do Carmo Lobato da Silva
(lattes: http://lattes.cnpq.br/3475922880632267 )
PROFESSORES COLABORADORES: Albert Alan de Sousa cordeiro, Clicia Tatiana
Alberto Coelho, Heloisa Baumgratz Lopes Agostinho e Francisco Orinaldo Pinto
Santiago
ESTUDANTE BOLSISTA: Caroline Louise Pinheiro da Silva
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CAFÉ PEDAGÓGICO
Link: Projeto Café Pedagógico PJ004-2019
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PEDAGOGIA NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS
Link: Projeto Pedagogia nas Comunidades Ribeirnhas PJ120-2019
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Letramento acadêmico: leitura e produção textual
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Educação para relações étnico raciais e formações de professores