A Origem das Espécies

Escrito por Arinelson da Silva
Acadêmico da LEdoC e PIBIDiano

 

O livro “A Origem das Espécies” é uma obra de literatura científica escrita por Charles Darwin, que é considerada a base da biologia evolutiva, tendo sido publicado em 24 de novembro de 1859.  O livro apresentou evidências de como diversas formas de vida resultam de um ancestral comum que evoluiu por meio de um padrão ramificado, e introduziu a teoria científica de que as formas de vida evoluem ao longo das gerações, por meio do processo de seleção natural.

Porém, quando se fala em evolução das espécies, não podemos deixar de falar sobre o primeiro cientista que despertou um sério estudo sobre tal assunto, Jean-Baptiste Lamark, que publicou sua teoria da evolução em 1809, em “Philosophie Zoologique”. Para Lamark a evolução das espécies se dá por meio das modificações que são impostas pelo meio em que vivem, ou seja, novas características são adquiridas pelo uso ou desuso repetido de um órgão ou parte do corpo e tal mudança seria transmitida a seus descendentes. Apesar dos erros teóricos de Lamark, este e Darwin concordaram em um ponto importante, que, com passar do tempo, a vida dos seres vivos estava mudando e eles precisavam se adaptar.

Darwin definiu a teoria da evolução por seleção natural como “descender com modificações”, com a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo e dão origem a novas espécies, assim compartilhando um ancestral comum.

Para leitura, segue  o link para acesso a um e-book de download gratuito, baseado na tradução de Joaquim da Mesquita Paul, publicada em 2003 por LELLO & IRMÃO – EDITORES.

DARWIN, Charles. A Origem das Espécies, no meio da seleção natural ou a luta pela existência na natureza, 1 vol., tradução do doutor Mesquita Paul.