Dicionário da Educação do Campo

Escrito por Lorran Monteiro
Acadêmico da LEdoC e PIBIDiano

O livro “Dicionário da Educação do Campo”, escrito pelos autores Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigott, mostra alguns dos principais temas de debates que envolvem uma área específica da educação. Além disso, abordam sobre teorias, práticas e conceitos que estejam relacionados à Educação do Campo.

Os autores relatam que a Educação do Campo deve ser voltada para a necessidade e realidades das áreas rurais. Assim, o livro apresenta temas como: agricultura familiar, assentamentos rurais, educação popular, gênero, juventude rural, movimentos sociais do campo, políticas públicas e dentre outros. O propósito dessa obra é fazer com que os leitores possam ter uma profunda compreensão sobre os desafios que a Educação do Campo apresenta e possibilidades dessa área.

Assim, o livro é uma referência valiosa para os estudantes, educadores das escolas do campo, pesquisadores da área da educação e outras pessoas que tenham o interesse de saber sobre esse tema e sobre essas lutas da Educação do Campo. Devemos ter o mérito olhar que a Educação do Campo tenha uma educação voltada para a realidade do campo, para que essas pessoas que moram nessas áreas não percam seus conhecimentos e histórias.