Escrito por Laurrane da Silva
Acadêmica da LEdoC e PIBIDiana
O artigo “A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia”, de autoria de Jéssica Anese Nicola e Catiane Mazocco Paniz, publicado no ano de 2016, relata uma entrevista feita com professores de Ciências e Biologia de escolas públicas. A análise foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), com o principal objetivo de saber se esses profissionais adotam os recursos didáticos. A partir dessa análise, chegou-se a duas categorias: a utilização de metodologias diferentes, como possibilidade de melhorar o ensino; e os desafios na utilização de metodologias diferenciadas.
A educação em muitas escolas ainda segue métodos de ensino tradicionais, onde não se busca ou não se tem tempo para adaptar métodos de aprendizagem mais dinâmicos para sair daquela rotina. Além disso, as disciplinas de Ciências e Biologia são complexas, sendo um ótimo recurso para evitar que as aulas se tornem monótonas. Existem várias atividades, como saídas de campo, jogos, filmes e outros, que podem despertar o interesse dos alunos e promover uma melhor compreensão e fixação dos conteúdos abordados.
Para mais informações, segue o link para download do artigo: