Escrito por Sara Carvalho
Acadêmica da LEdoC e PIBIDiana
O livro “Políticas Públicas e Educação do Campo no Município de Dianópolis/TO: uma análise das escolas multisseriadas”, dos autores Luzani Cardoso Barros, Flavio Moreira e Marcus Vinicius Alves Finco, apresenta uma análise da situação da educação do campo no município de Dianópolis, localizado no estado do Tocantins. A pesquisa buscou identificar as políticas públicas existentes, bem como a realidade das escolas multisseriadas do campo no município. Para isso, foram realizadas entrevistas com gestores e professores das escolas multisseriadas.
Os autores destacam a importância da educação do campo como um direito social e uma forma de valorização da cultura e da identidade dos povos do campo. Entretanto, eles relatam a respeito das escolas multisseriadas com déficit de recursos e baixo investimento em formação de professores, demonstrando um cenário preocupante. A publicação também evidencia a falta de um plano estratégico para a educação do campo, com políticas públicas específicas, o que é apontado como um fator que dificulta a implementação da educação do campo no município.
Por fim, os autores frisam a necessidade de ações direcionadas para o fortalecimento da educação do campo, como a ampliação da oferta de formação continuada para os professores e o investimento em infraestrutura e recursos para as escolas multisseriadas. Em suma, o trabalho traz à tona a problemática da educação do campo no município de Dianópolis, ressaltando a importância da implementação de políticas públicas efetivas para a promoção de uma educação de qualidade e valorização da cultura dos povos do campo.