Inscrições são gratuitas, exclusivamente on line, entre 06 de agosto a 1 de outubro; edital do processo seletivo disponível em www2.unifap.br/ppcult/processo-seletivo
Estão abertas, entre os dias 06 de agosto a 1 de outubro, inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Estudos de Cultura e Política da Unifap (PPCULT/UNIFAP).
As inscrições são gratuitas e exclusivamente online pelo endereço www2.unifap.br/ppcult/processo-seletivo
A coordenação do processo seletivo recomenda aos interessados acessar com antecedência o edital do processo seletivo e observar atenciosamente as orientações sobre cada etapa de seleção e formas de envio da documentação obrigatória.
A proposta do Programa de Mestrado Profissional em Estudos de Cultura e Política da Unifap (PPCULT/UNIFAP) é atender demanda por formação de pesquisadores com capacidade para apresentar propostas de produtos inovadoras, a partir da pesquisa científica aplicada. O acadêmico tem formação teórico-metodológica que o habilita a propor um produto técnico, artístico ou cultural, capaz de gerar impacto e solucionar problemas concretos da comunidade local.
Para atenderem as exigências e perfil do mestrado, a comissão executiva do processo seletivo orienta que os candidatos observem as orientações para a etapa fundamental do edital: a avaliação do projeto de pesquisa. O candidato deve apresentar proposta de produto, pensado como resultado de sua proposta de pesquisa.
Além disso, a proposta de pesquisa deve dialogar com o projeto do orientador escolhido, demonstrando como a proposta apresentada dialoga e contribui com a pesquisa desenvolvida pelo professor orientador no PPCULT.
As informações sobre os orientadores e seus respectivos projetos de pesquisa, bem como guia com orientações sobre o que são exemplos de produtos técnicos, artísticos ou culturais, estão disponíveis no edital do processo seletivo.
Vagas, formas de ingresso e área de pesquisa do PPCULT
No edital do Processo seletivo para entrada em 2026, serão ofertadas 17 vagas. Dentre as vagas, 11 serão destinadas à ampla concorrência; 6 vagas são à política de cotas e política de ações afirmativas da Unifap.
A forma de ingresso será por avaliação de projeto de pesquisa e entrevista, etapas de natureza eliminatória e classificatória, além de análise de currículo (etapa apenas classificatória).
Nesta edição do processo seletivo, o peso importante da avaliação é a aderência da proposta de pesquisa do candidato à área de estudos e linhas de pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Estudos de Cultura e Política da Unifap (PPCULT/UNIFAP).
Por essa razão, é importante que o candidato saiba que o PPCULT é um mestrado profissional que prioriza estratégias e ideias inovadoras de produtos com aplicação prática sustentados por pesquisa científica em duas linhas de pesquisa, nas especificidades abaixo:
– Linha de Pesquisa Práticas, Produtos e Processos Culturais tem foco em propostas de estudos e desenvolvimento de produtos que atendam a demandas e/ou busquem soluções para problemáticas locais que envolvem práticas artísticas, culturais e simbólicas no campo das artes visuais, artes cênicas, literatura, comunicação (jornalística, publicitária, cinematográfica), tecnologias da informação e da comunicação (cultura digital), relacionadas a agendas de pesquisas contemporâneas (estudos de gênero, étnico-raciais, estudos amazônicos, estudos sobre as cidades, ativismos e ações de grupos, movimentos sociais, dentre outros).
Confira os projetos de pesquisa e orientadores da linha em www2.unifap.br/ppcult/pesquisa/
– Linha de Pesquisa Cultura Política, Deliberação Pública e Organizações Sociais tem foco em propostas de estudos e desenvolvimento de produtos que atendam a demandas e/ou busquem soluções para implementação de politicas públicas voltadas a distintos seguimentos/grupos sociais na Amazônia. Além disso, as investigações promovem estudos que estruturam projetos com estratégias, alternativas e propostas para contribuir com a ação política de movimentos sociais ou da gestão pública na busca alternativas a problemáticas e questões presentes na esfera pública local.
Confira os projetos de pesquisa e orientadores da linha em www2.unifap.br/ppcult/pesquisa/