Projetos de Pesquisa
Projetos de Pesquisa da linha 1 – Práticas, Produtos e Processos Culturais
Nome do projeto:
QUAL(IS) LÍNGUA(S) VOCÊ FALA? RUMO A IDENTIFICAÇÃO E SALVAGUARDA DAS LÍNGUAS INDÍGENAS DO OIAPOQUE
Coordenador: Elissandra Barros da Silva
Resumo: A inclusão de uma língua no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) requer um processo abrangente e profundo de produção de conhecimento, documentação de seus usos e análise de suas condições de vitalidade. Nesse contexto, surge a necessidade de um projeto como o proposto, que busca justamente suprir essas demandas e direcionar esforços para a identificação, promoção e salvaguarda das línguas indígenas faladas no Oiapoque. No âmbito histórico das comunidades linguísticas do Oiapoque é fundamental compreender a localização geográfica dos falantes, tanto em seus territórios atuais quanto em seus passados. A proximidade do Oiapoque com a Guiana Francesa distribuiu relações comerciais e de parentesco, influenciando eventos históricos que levaram os falantes a terem contato com outras línguas, como o francês. Essas interações influenciaram na configuração linguística e cultural da região, enfatizando a importância de uma documentação abrangente e detalhada.O projeto proposto é inserido como uma abordagem integral para a promoção e salvaguarda das línguas indígenas no Oiapoque.
Nome do projeto:
ENERGIA LIMPA, VIDA SUSTENTÁVEL: FOMENTO À EDUCAÇÃO ESCOLAR, À TRANSMISSÃO DE PRÁTICAS TRADICIONAIS E À GERAÇÃO DE RENDA ENTRE OS POVOS INDÍGENAS DO BAIXO OIAPOQUE E MAPUERA-TROMBETAS-NHAMUNDÁ (CALHA NORTE)
Coordenador: Elissandra Barros da Silva
Resumo: O projeto será desenvolvido em duas regiões distintas da Amazônia Brasileira: a região do baixo rio Oiapoque, no estado do Amapá, que comporta as Terras Indígenas Uaçá, Juminã e Galibi; e a região da Calha Norte, especificamente as áreas referentes às Terras Indígenas do Trombetas-Mapuera e Nhamundá-Trombetas. O projeto tem como problema central as precariedades relativas ao acesso à energia limpa, as quais dificultam o cotidiano das populações indígenas destas regiões, limitando as possibilidades de produção de recursos para o acesso a bens que estão, há tempos, incorporados à vida nas aldeias.
Nome do projeto
IDENTIFICAÇÃO E MAPEAMENTO DE SABERES E PRÁTICAS TRADICIONAIS EM SAÚDE NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO AMAPÁ
Coordenador: Maria da Conceição da Silva Cordeiro
Resumo: Este projeto de pesquisa está situado no campo da Saúde coletiva e da Sociologia e Antropologia da saúde. Tem como propósito analisar as práticas tradicionais de saúde e cuidado e a interface com o saber popular. Neste sentido, busca-se compreender este sistema cosmológico de conhecimentos tradicionais nos seus aspectos teóricos e práticos, as construções e transformações desses saberes, e de como essas práticas e saberes tradicionais são compreendidas, repelidas e podem ser incorporadas ao sistema público de saúde local a partir do estímulo à difusão da medicina complementar e integrativa preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
Nome do projeto
COMUNIDADES TRADICIONAIS AMAZÔNIDAS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: TERRITÓRIO, DIREITOS ÉTNICOS E MOBILIZAÇÃO POLÍTICA
Coordenador: David Junior de Souza Silva
Resumo: Este projeto de pesquisa tematiza as estratégias de enfrentamento de comunidades tradicionais da Amazônia em relação às mudanças climáticas. Objetiva-se compreender esta mobilização política tanto em sua articulação marcadamente política, como a atuação de associações representativas das comunidades tradicionais, quanto em sua dimensão cotidiana, em que as comunidades criam estratégias locais de enfrentamento às mudanças climáticas, ao ecocídio e à expropriação territorial. As comunidades sobre as quais será realizada a coleta de dados serão duas comunidades ribeirinhas: Nova Esperança e Xivete; uma comunidade quilombola: Quilombo do Rosa; localidades urbanas consideradas periféricas e socialmente vulneráveis, marcadas por experiências de sofrimento de racismo ambiental
Nome do Projeto
CIDADES INVISÍVEIS: FORMAS MESTIÇAS DA CULTURA NO CAMPO COMU-NICACIONAL
Coordenador: Yuji Gushiken
Resumo: O projeto de pesquisa em rede e interinstitucional tem caráter interdisciplinar, visando problematizar a relação entre os campos da comunicação e os estudos de cultura, tendo a cidade como questão central das investigações empíricas e teóricas. Em instância epistemológica, trata-se de desenvolver a noção de formas/formações mestiças no campo cultural como dinâmica que constitui o campo comunicacional. No modelo de pesquisa da comunicação como cultura, que tem as ciências sociais e humanas como interfaces primordiais, embora não apenas, o projeto geral considera ainda a prática de elaboração descritiva/dissertativa como instância ligada às poéticas, condição que atualiza verbal e imageticamente o que pode ser uma cidade nos dias de hoje.
Nome do Projeto
ENTRE MARÉS E LEVANTES
Coordenador: Fábio Wosniak
Resumo: O projeto pretende examinar as fusões entre arte contemporânea e tradições ancestrais nas comunidades indígenas e quilombolas do Amapá, identificando seus efeitos na criação de novos significados culturais e na compreensão das identidades locais; além de investigar como o artivismo negro, indígena e LGBTQIAPN+ no Amapá contribui para a expressão autêntica de identidades e para a criação de espaços de afirmação cultural e avaliar o papel das iniciativas artísticas e culturais do Amapá na promoção de direitos sociais e no reconhecimento político, analisando sua articulação com movimentos por justiça social em âmbito local e global.
Nome do Projeto
LABORATÓRIO DE POÉTICAS DISSIDENTES
Coordenador: Fábio Wosniak
Resumo: O Laboratório de Poéticas Dissidentes foca na investigação e criação prática de expressões culturais de grupos historicamente silenciados. Utilizando uma abordagem decolonial nas artes, promove colaborações interseccionais com comunidades indígenas, quilombolas e LGBTQIAPN+. O laboratório visa desafiar normas hegemônicas e ressaltar saberes tradicionais, ao mesmo tempo em que amplia a cena artística local e aprofunda a compreensão das dinâmicas de resistência cultural. O objetivo do Laboratório de Poéticas Dissidentes é construir um espaço dedicado à produção artística discente.
Conteúdo da sanfona
Projetos de Pesquisa da linha 2 – Cultura Política, Deliberação Pública e Organizações Sociais
Nome do projeto
CURT NIMUENDAJÚ, OS PALIKUR E SEUS VIZINHOS: HISTÓRIA, PRESENTISMO E EXPERIÊNCIAS NO TEMPO
Coordenador: Carina Santos de Almeida
Resumo: Este projeto de pesquisa visa analisar a contribuição histórica do etnólogo teuto-brasileiro Curt Nimuendajú para os estudos indígenas, com destaque para sua presença entre os povos originários de Oiapoque na década de 1920. Nimuendajú chegou ao Brasil no início dos novecentos e, aos poucos, conheceu e viveu junto a desconhecidos povos em distintas regiões brasileiras. Da Mata Atlântica à Amazônia, em pouco tempo passou a se dedicar integralmente aos estudos sobre povos indígenas e a influenciar as políticas indigenistas de sua época, ajudando na coleta de materiais etnográficos, na construção de uma complexa documentação e na descrição dos nativos nos primeiros tempos da proteção fraternal do Estado brasileiro (1910 1945). Essa pesquisa se dedicará, prioritariamente, a estudar a contribuição histórica e a atuação de Nimuendajú junto ao indigenismo brasileiro e a identificar o patrimônio (material e imaterial) coletado pelo etnólogo no contexto de sua visita entre os Palikur e seus vizinhos.
Nome do projeto
POLÍTICAS PÚBLICAS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA AMAZÔNIA: MATRIZES, CARACTERIZAÇÃO, ANÁLISE E METODOLOGIAS PARA FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS
Coordenador: Antonio Carlos Sardinha
Resumo: O presente projeto pretende oferecer aportes conceituais e avançar na construção de inovação que se traduzam em metodologias, processos e protocolos, capazes de contribuir para compreender e qualificar os processos de formulação e implementação de políticas públicas na área de gênero e diversidade sexual no Amapá.
Nome do projeto
MULHERES, LINGUAGEM E MÉTODO: A ESCUTA COMO LUGAR DISCURSIVO
Coordenador: Dilnéia Rochana Tavares do Couto
Resumo: O projeto de pesquisa tem por objetivo a estruturação de uma proposta metodológica voltada à execução de programas e projetos de atenção à mulher na cidade de Macapá. Uma proposta caracterizada inicialmente como pesquisa científica, com desenvolvimento de pesquisa básica, além de ter como uma de suas metas a oferta de um produto científico tecnológico tipologicamente caracterizado como guia de implantação.
Nome do projeto
O DECLÍNIO DA CULTURA CATÓLICA EM MAZAGÃO: IGREJAS, JUVENTUDE E MANIFESTAÇÕES DE ESPIRITUALIDADE
Coordenador: José Carlos Cariacas Romão dos Santos
Resumo: Este projeto de pesquisa objetiva analisar o declínio da cultura católica no município de Mazagão (Amapá). Importante ressaltar que há uma diferença substancial no modo como definiremos a cultura católica que é assonante e dissonante ao mesmo tempo do cogitado em matéria de vida religiosa pela hierarquia católica. Partindo do princípio que toda cultura é fruto da relação entre o modus vivendi et operandi, que resulta em constante processo de criação, produção e reprodução. Desse modo urge levantar: os motivos do declínio, o percurso do declínio e, por fim, os movimentos de renitência da cultura católica. Para tanto, quatro grupos serão analisados: a juventude católica, as sedes familiares que veneram santos, o pensamento pastoralista da Igreja católica e, por último, o mundo evangélico enquanto produtor de cultura.
Nome do projeto
CIRCUITOS DA ECONOMIA TRANSFRONTEIRIÇA
Coordenador: Eduardo Margarit Alfena do Carmo
Resumo: A Fronteira Franco-Amapaense possui diversas atividades econômicas inerentes a sua condição de fronteira. Trata-se de interações econômicas legais e ilegais que abarcam uma série de necessidades dos dois países e de suas populações do entorno da fronteira. A construção da Ponte Binacional Brasil-França desencadeou novas interações econômicas transfronteiriças, com o potencial de intensificação dos fluxos. Este projeto de pesquisa visa a identificação dos circuitos da economia transfronteiriça e suas problemáticas. Levantando dados e referenciais teórico-metodológicos da Geografia Humana sobre a temática e gerando produção científica a fim de explicar esse fenômeno.
Nome do Projeto
O REFORMISMO RADICAL DE HABERMAS: DEMOCRACIA E NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS (NMS)
Coordenador: Delamar José Volpato Dutra
Resumo: O projeto pretende reconstruir os elementos centrais do reformismo radical de Habermas, em relação à política e à economia, tendo em vista os NMS; Reconstruir a “gramática normativa” do reformismo radical de Habermas; Analisar os fundamentos e o escopo do direito à liberdade de expressão, do direito à desobediência civil e da tolerância, com base na Teoria Crítica de Habermas; Analisar o método da Teoria Crítica de Habermas, especialmente com base nos conceitos de reconstrução horizontal e vertical.